Atualizado em 22 de dezembro de 2022.
Tempo de leitura: 7 minutos

Sendo a representação visual dos comandos dados pelo notebook, a tela está entre os componentes mais importantes do aparelho. Defeitos nela podem prejudicar muito a experiência do usuário e até mesmo inviabilizar completamente o uso do computador portátil. Um dos incidentes mais graves que podem acontecer é, sem dúvida, a queima do componente.

Nesse texto, você irá aprender a verificar se a tela queimou e como fazer para testar o funcionamento desse item tão importante para o seu aparelho.

COMO TESTAR A TELA DO NOTEBOOK

A tela do notebook pode ser testada de maneiras diferentes. O teste serve para constatar se o problema está de fato na tela ou reside em outros componentes que fazem parte de um notebook. Abaixo, vamos te mostrar algumas formas de verificar a tela do seu notebook.

TESTANDO A TELA VIA SOFTWARE

Essa se trata da forma mais simples e prática de testar a tela do seu notebook. No entanto, ela não será muito útil se o seu problema for de hardware, e não efetivamente de software. De qualquer forma, ela conseguirá certificar se alguns aspectos da sua imagem da tela estão corretamente configurados.

Isso irá incluir: resolução, qualidade da cor em bits, frequência da imagem, entre outros detalhes importantes. Se você está usando o Windows 10, por exemplo, basta clicar na aba de pesquisa do menu Iniciar e buscar por “monitor”. Clique na opção “exibir configurações”. A partir deste menu, você pode alterar resolução, orientação, intensidade de cor, frequência, além de acessar as configurações avençadas do seu monitor com informações vitais a respeito do funcionamento da tela do seu notebook.

CONECTANDO A TELA A UM MONITOR EXTERNO

Se a tela do seu notebook não mostrando imagem alguma no monitor, o defeito pode estar em outras areas da máquina. Há uma forma bem simples de saber se o problema está na tela: conectar um monitor externo. Todo notebook possui uma entrada HDMI ou VGA que permite a conexão de uma segunda tela.

Conecte o seu monitor externo e veja se aparece alguma imagem. Se as imagens forem exibidas normalmente, o problema está na tela do seu notebook. Se o monitor externo não responder, o defeito está em outra parte do seu computador e será preciso continuar investigando o que está acontecendo. Este recurso também é bastante útil para examinar se a tela embutida do seu notebook está mostrando as cores de forma correta. Para fazer o teste, conecte o monitor externo e faça a comparação das imagens lado a lado, criando uma referência mais fiel das cores que a tela deveria mostrar.

Ao proceder com esse tipo de teste, é importante se certificar que o notebook está configurado para exibir imagens nos dois monitores simultaneamente. Caso nada seja exibido na tela durante a conexão, basta pressionar o botão Fn junto ao botão do seu notebook, que é o responsável por alterar as configurações de monitor externo. Caso você não esteja encontrando o botão que troca as configurações de projetor, você também pode utilizar o atalho “Botão do Windows P” para exibir o mesmo menu.

VERIFICANDO SE O PROBLEMA É NO CABO FLAT, BACKLIGHT OU IMAGEM

Quando uma tela de notebook não exibe as imagens corretamente, há uma chance considerável de que o problema resida no cabo flat, no backlight ou, por ultimo, efetivamente na conexão de imagem da tela, que determina qual cor os pixels devem exibir.

Para testar o flat, é possível movimentar o cabo com a mão e observar se a tela tem alguma resposta. Caso a tela volte a exibir imagens quando o flat for movimentado, você descobriu onde o defeito está. Se você não sabe como acessar o cabo flat, te ensinamos nesse texto aqui.

Caso essa medida não funcione, refaça os testes com o multímetro monitorando as tensões com o computador ligado. No diagrama dos pinos, procure pela sigla LVDS (Low Voltage Differential Signaling), que é o setor responsável pelo controle dos pixels. Se este pino não estiver recebendo alimentação, provavelmente está aí o problema, e é difícil de consertar. Se não for nenhum dos dois anteriores, há uma boa chance de que o problema esteja no backlight da sua tela. Dica extra: já existem no mercado testadores específicos para tela de notebook que podem poupar boa parte do seu trabalho.

UTILIZANDO UM MULTÍMETRO

É possível, para saber se a tela do notebook queimou, testar o item usando um instrumento que chamamos de multímetro. Mesmo sendo um procedimento um tanto quanto trabalhoso e que exige algum conhecimento técnico, pode dar uma resposta mais precisa sobre que está causando o problema no componente. Em muitos momentos, se trata de mau contato nas terminações do cabo, que pode estar causando falhas na exibição das imagens.

Se este for o caso, descobrir o problema a partir de um multímetro pode facilitar o trabalho de conserto da tela, pois será mais fácil encontrar o local exato do defeito e efetuar o reparo, se for possível. Neste caso, é preciso configurar o multímetro e testar cada uma das terminações, especialmente o terra.

Lembre-se que é preciso fazer este processo com o notebook ligado. Do contrário, não haverá corrente para prosseguir. Observe se a voltagem que passa em cada terminação está de acordo com as especificações técnicas ou se há conexões sem corrente entte os pinos.

Você provavelmente irá precisar contar com um tipo diagrama esquematizado que especifica o que faz cada um dos pinos. Neste caso, existe bastante documentação na internet sobre os modelos de tela que você está testando. Lembre-se também que nem sempre a tela do seu notebook será da mesma marca que a fabricante do aparelho e, por essa razão, o recomendado é buscar pelo número do modelo diretamente na tela.

COMO SABER SE A TELA DO NOTEBOOK QUEIMOU

Mas afinal, como saber se a tela do notebook queimou de fato? É possível verificar o comportamento do componente. Ao ligar, se se a tela do notebook permanece preta e não apresenta nenhum indício de imagem. Ou, em outro caso, parecido, se a tela está escura, mas é possível visualizar alguns detalhes do notebook, mesmo que de maneire pouco nítida e bastante discreta;

Entre outros problemas que são semelhantes e que podem aparecer na tela do aparelho:

A tela Notebook com rachaduras, e/ou “vazando” cristal líquido.

Tela do notebook apresentando listras verticais brancas.

Tela do notebook apresentando diversas linhas, dessa vez multicoloridas

Tela do notebook com fantasmas ou problemas de cor.

Em todos esses casos, se o problema permitir e não for solucionado com nenhum teste que ensinamos acima, é bom começar a considerar a reposição do componente por um modelo novo.

Leia também
Como limpar a tela do notebook
Os principais problemas na tela do notebook

QUANDO TROCAR A TELA DO NOTEBOOK

Você já sabe que todos os componentes de um notebook tem tempo de vida finito, isso é, não duram pra sempre. Assim, em algum momento você inevitavelmente irá precisar se preocupar com a  troca de tela. Quando o item quebra, por exemplo, após uma queda ou batida mais forte, e prejudica a experiência do usuário na utilização do aparelho, o recomendado é imediatamente fazer a substituição do componente, evitando que ele se deteriore ainda mais com o passar do tempo e inviabilize totalmente a navegação no notebook.

Utilizar o computador portátil com a tela riscada ou quebrada também prejudica consideravelmente o desempenho da máquina, especialmente no aspecto visual e, por esse motivo, os usuários que precisam de alto rendimento na execução de tarefas diárias não costumam permanecer com a tela avariada por muito tempo.

Entre outros problemas mais graves e que serão responsáveis pela substituição do componente devemos citar, é claro, a queima da tela. Agora que você já viu como saber se a tela do notebook queimou, é possível ter maior clareza das suas necessidades. Nesses casos, a alternativa possível é encaminhar o notebook para uma assistência técnica especializada, para que os profissionais competentes possam realizar uma avaliação mais minuciosa para identificar o defeito e, posteriormente, auxiliar você na troca por uma nova tela compatível a seu aparelho.

ONDE COMPRAR TELA DE NOTEBOOK

Para substituir de maneira adequada sua tela de notebook que já não demonstra o desempenho anterior ou então, que está danificada de forma irreversível, o mais correto é buscar por empresas de confiança, especializadas nesse tipo de comércio, e que possuam ampla variedade de produtos, além das maiores garantias e reconhecimento entre seus clientes. A BB Baterias se enquadra nessa categoria.

BB Baterias tem como especialidade o comércio de diversos componentes para notebook, como bateriasfontes  e teclados. Além disso, conta com uma ampla variedade, é claro, de telas para notebook, as quais possuem a maior garantia do mercado – 3 anos. Esse prazo somente é dado pois asseguramos a qualidade de nossos produtos, que são originais. Em nosso site, você também terá acesso as melhores condições de pagamento, tudo para assegurar a melhor experiência na hora de adquirir um novo produto. Se você está procurando uma tela nova para seu notebook, acesse o site da BB Baterias e confira a nossa ampla variedade de modelos.