Atualizado em 4 de abril de 2022.
Tempo de leitura: 8 minutos

Quando o notebook apresenta problemas como desligamento repentino, bateria não carregando na velocidade esperada ou mesmo quando o nível de carga diminui muito rápido, muitos usuários ficam na dúvida sobre onde está o problema. Existem situações que são de responsabilidade da bateria, mas também temos falhas ocasionadas por problemas no carregador do aparelho. Você sabe identificar quando o problema é na fonte do notebook?

Nesse texto, iremos te mostrar algumas medidas simples que podem lhe auxiliar nesse, para que você tenha certeza de qual componente vem operando de maneira defeituosa. Acompanhe!

IDENTIFICANDO PROBLEMAS NA FONTE DO NOTEBOOK 

Inicialmente, o usuário deve verificar se o problema não se encontra na tomada onde o aparelho está conectado. Troque de conector para averiguar se o problema está na fonte de energia. Se a luz de LED do notebook ou da caixa ascenderem, é sinal de que a fonte está funcionando nesse novo local. 

Para verificar se os cabos do componente estão com defeito, ligue a fonte na tomada (sem a necessidade de conectar ao notebook) e balance levemente os fios. Se a luz de LED acender e apagar constantemente durante esse processo, é possível que os cabos estejam com algum tipo de mau contato.

Assim, você deve verificar se existem cortes, falhas ou qualquer outra alteração no cabo e, com a constatação dessas imperfeições, realizar a troca por um modelo compatível para garantir que sua fonte não apresente problemas maiores no futuro.

Outra providência que pode ser  adotada para identificar um problema na fonte do notebook é a partir do uso de um multímetro, que mede a corrente que está passando pela caixa. Para isso, você deve conectar uma das pontas de prova do multímetro a parte metálica interna do conector da fonte para realizar precisamente a medição.

A fonte deve fornecer na tensão de saída especificada na etiqueta da peça, com uma margem de tolerância de 5%. A medição correta é de aproximadamente 19V. Se precisar de ajuda nesse procedimento, consulte uma assistência técnica especializada. 

Leia também
Dicas para fazer sua fonte de notebook durar mais
Como identificar pinos e conectores da fonte do notebook

OUTRAS MEDIDAS 

Além das dicas anteriores, existem outras recomendações que servirão para identificar possíveis problemas na fonte do notebook. Entre elas, é necessário verificar se a fonte não está emitindo ruídos estranhos. Esse ruído pode ser proporcionado por componente internos de seu carregador e até pela sua rede elétrica.

Para se certificar, você pode visitar a assistência técnica de empresas especializadas, que irão te indicar um novo modelo compatível imediatamente, caso o seu apresente algum problema irreparável.

Um outro indicativo de que o componente pode estar com problemas é se ele está esquentando demais. Quando a fonte esquenta em excesso, é um sinal de que ela está trabalhando em sobrecarga, ou seja, o notebook está exigindo mais energia do que ela pode normalmente suportar. Esse trabalho maior do que a sua capacidade pode acarretar em derretimento da carcaça, além de uma possibilidade de curto.

Uma recomendação que deve ser considerada pelos usuários é não utilizar a fonte em cima de cobertores ou qualquer outro local que pode acabar esquentando ainda mais o componente. A longo prazo, essa prática poderá fazer com que sua fonte apresente falhas em seu funcionamento. 

Usar o notebook no colo não é recomendado aos usuários.

CONECTADA, MAS SEM CARREGAR: PROBLEMA NA FONTE DO NOTEBOOK OU NA BATERIA?

Possivelmente, você já deve ter lido essa mensagem em algum momento, durante o uso de seu computador portátil. Esse anúncio costuma confundir bastante os usuários, que não sabem se se trata de um problema na fonte ou na bateria. Muitas pessoas, inclusive, costumam considerar um erro na bateria e por isso, acabam cometendo erros na hora de substituir o componente que, de fato, está com defeito.

Para identificar se o problema está realmente na fonte do notebook, você pode retirar a bateria do computador portátil e desconectar a fonte da máquina. Em seguida, pressione o botão power durante cerca de 40 segundos e recoloque o componente no aparelho, assim como o carregador no notebook. Se a mensagem persistir, é provável de que o problema esteja ocorrendo em sua fonte. Assim, se torna recomendado a substituição.

COMO SABER SE A FONTE DO NOTEBOOK QUEIMOU

Esse costuma ser o acontecimento mais grave e, inevitavelmente, exigirá a troca imediata do componente. A fonte de seu notebook pode queimar se esquentar por um longo período de tempo. Quando o carregador queima, fica inutilizável e necessita ser substituído. Em certos momentos, o usuário pode ter dúvidas se de fato o componente estragou.

Porém, geralmente, os sinais são bastante claros. Se seu carregador de notebook simplesmente para de responder e não dá mais mostras de que esteja ligado normalmente, é indício de que o carregador queimou.

Verifique se a peça apresenta algum defeito físico, incluindo os cabos e conectores. Durante o uso, analise se a temperatura do carregador está mais alta que o normal. Caso não seja a fonte original do notebook, certifique se ela é realmente compatível.
Se possível, utilize o notebook com outra fonte compatível e verifique se o problema persiste. Faça um teste: utilize a fonte do notebook em outro cabo de força, já que o defeito pode estar nele e não na fonte em si. Retire a bateria e use o notebook somente com o carregador conectado na tomada. Analise se o aparelho funciona normalmente.

Caso apresente problema, pode indicar defeito no carregador ou no DC Jack. Analise o pino interno que é ligado ao conector. Em alguns modelos, existe uma agulha interna. Certifique-se de que ela não está quebrada. Nesses casos, não há o que fazer a não ser a descartar a fonte e adquirir um produto novo, em empresas de confiança.

A HORA DE SUBSTITUIR O COMPONENTE

Tenha em mente que, quando a fonte apresentar qualquer um desses problemas, é provável que você precisa realizar a troca do componente. Se estiver em dúvida, consulte uma assistência técnica especializada, de sua confiança. Lá, eles te indicarão se é possível recuperar a fonte ou se a única alternativa é mesmo a substituição.

Infelizmente, esse é o ciclo natural dos itens que fazem parte de nosso notebook. É claro que cuidados poderão prolongar a vida útil de sua fonte mas é importante saber que ela não irá durar pra sempre.

COMO IDENTIFICAR O MODELO DA FONTE

Para identificar o modelo correto da fonte de notebook é preciso, acima de tudo,  prestar bastante atenção em suas especificações técnicas. O usuário deve observar especialmente três pontos importantes: voltagem, amperagem e pinos de conexão, que iremos tratar em seguida, de maneira especial. O conhecimento desses elementos serve tanto como dica na preservação da fonte, já que respeitar essas normas técnicas ajudará na prolongação da vida útil da fonte mas, também, como grande valia na hora de escolher um novo modelo para seu aparelho.

A voltagem, que também pode ser conhecida como tensão, é a quantidade de volts que atua em um sistema elétrico. No caso das fontes, as informações sobre a voltagem do equipamento podem ser encontradas no próprio componente, através da indicação da letra “V”.

Uma outra informação importante a respeito da voltagem (V) é que existem duas voltagens para o notebook. A voltagem de entrada, chamada de Input, no inglês, e a de saída, Output. A primeira geralmente irá ser de 110v/220v (bivolt). Já a segunda precisa ser levada à risca pois consiste no valor da voltagem de sua fonte. Esses números podem ser encontrados no próprio aparelho, na parte de baixo do notebook.

Já a amperagem (A) é o termo que usamos para designar a corrente de energia que circula na fonte. Esses dados de correspondência da amperagem, a exemplo da voltagem, também podem ser verificados na estrutura do carregador, seja em uma etiqueta ou mesmo disponibilizada diretamente no componente. A junção dessas duas forças irá indicar quantos watts o componente possui. Em outras palavras, a potência da fonte é determinada através desse cálculo.

IDENTIFICANDO O MODELO DO PINO

O pino de conexão, que também pode ser chamado de plug, é o responsável por estabelecer o contato entre a fonte e o notebook. Através dele, será transferida a energia que irá abastecer o equipamento. Existem diversos modelos e formatos de pinos e, apesar de todos possuírem aparência bastante semelhante, algumas características específicas diferem os plugues entre si. 

Na hora da compra, é necessário estar a par dessas informações para não correr o risco de adquirir um modelo incompatível ao notebook. Abaixo, iremos te mostrar algumas diferenças entre esses itens, além de te ajudar a fazer a verificação correta de cada plugue. 

Existem diversos formatos e tamanhos de pinos. Para realizar a medição precisa dos pinos de conexão, é necessário primeiro entender a composição desse item. Eles são visualmente muito parecidos, mas se diferem pelo tamanho do diâmetro, externo e interno. Essa medição é feita em milímetros e para o processo de identificar o pino da fonte e garantir uma maior precisão, utilize um parquímetro.

Após medir os diâmetros do pino, veja qual é a referência do plug e verifique se existe uma espécie de “agulha” central dentro do diâmetro interno, característica que também deve ser levada em consideração quando queremos saber identificar o pino conector da fonte, para saber se determinado modelo será compatível com nosso aparelho. 

ONDE COMPRAR FONTE PARA NOTEBOOK 

Após identificar problema em sua fonte de notebook e concluir a necessidade de troca do componente, para efetuar a compra de uma nova fonte para seu aparelho, a recomendação é apostar em marcas consolidadas no mercado, que trabalham com os melhores produtos, oferecem as maiores garantias e contam com um time de especialistas para atender o cliente da melhor maneira possível e tirar todas as dúvidas a respeito do modelo escolhido.

A BB Baterias se encaixa perfeitamente nessa descrição de empresa, com o diferencial de possuir sua marca própria (BestBattery®), com qualidade reconhecida, além de estar atuando há mais de uma década no comercio de eletrônicos voltados para notebooks, como baterias, telas, teclados e diversos outros itens.

Temos diversas opções de fontes para notebook Acer, Dell, HP, Lenovo, Samsung, Toshiba (e várias outras marcas). Assim, temos certeza que o modelo ideal para seu notebook você encontrará em nossa loja.

Além disso, você conta com 3 anos de garantia, certificação INMETRO e proteção contra curtos-circuitos e superaquecimento, garantido a você o melhor produto. Nossa equipe está pronta para atendê-lo com a nossa eficiência e cordialidade características. Não hesite em nos procurar!