Atualizado em 12 de abril de 2024.
Tempo de leitura: 5 minutos

Saber tirar e colocar a bateria do notebook é muito importante não apenas para realizar a troca do componente, mas também para resolver problemas de encaixe que o componente possa ter junto ao notebook. Precisa trocar sua bateria e remover o componente por algum outro motivo específico? Vamos te ensinar a como remover a bateria do notebook.

QUANDO TIRAR A BATERIA

Muita gente não sabe como remover a bateria do notebook e nem qual o momento certo para fazer isso. Se seu laptop conta com uma bateria externa, é importante retirar o item de tempos e tempos para limpar as impurezas que se acumulam por lá. Para essa tarefa, um pincel limpo ou um pano seco já são suficientes.

Além da limpeza, é necessário retirar a bateria quando ela estiver desgastada o suficiente para ser substituída. E você sabia que é possível também fazer uso do notebook sem a bateria? Iremos te mostrar isso ainda nesse texto.

COMO REMOVER A BATERIA EXTERNA

como remover a bateria do notebook
Bateria Externa

Para remover a bateria do notebook externa, inicialmente é recomendado deixar a bateria com carga de até um percentual igual ou próximo de 60%. Há uma placa que controla o sistema dentro da bateria, e trabalha consumindo energia aos poucos para garantir o funcionamento. Isso explica a necessidade da bateria possuir esse nível de energia.

Para seguir com a retirada, desligue seu aparelho, feche o notebook e retire o computador da tomada, caso ele esteja conectado nela. Feito isso, é o momento de retirar a bateria. Os notebooks contam com uma trava ou local específico para que você consiga fazer a retirada da bateria sem precisar fazer força ou precisar utilizar alguma ferramenta, por exeplo.

Depois de tirar a bateria externa do aparelho, procure guardar o item em local limpo e que esteja em temperatura mínima de 5ºC e máxima de 25ºC. Ah, e vale lembrar: não recomendamos que você passe mais de 15 dias sem utilizar a bateria no notebook. Procure, assim, utilizar o notebook sem o componente apenas de tempos em tempos.

Leia também
Saiba quando substituir a bateria do notebook
Os cuidados essenciais com as bateria de notebook

COMO REMOVER A BATERIA INTERNA

como remover a bateria do notebook
Bateria Interna

O processo de retirada da bateria interna é um pouco diferente, mais trabalhoso e que exige um cuidado maior, mas que pode ser executada por qualquer pessoa, desde que tudo seja feito com bastante tranquilidade e atenção.

De início, desligue o laptop e a fonte de alimentação e qualquer outro hardware que esteja conectado junto a máquina. Na sequência, utilizando uma chave de fenda, solte os parafusos. Remova a tampa do HD e da memória. Procure deixar os parafusos agrupados conforme a peça, para não errar na hora da recolocação. Exemplo: parafusos da carcaça, da bateria, do HD…

Com o auxílio de uma espátula, faça o contorno do notebook para retirar a carcaça do equipamento. Para não ser preciso fazer tanta força para remover a carcaça correndo o risco de causar algum dano, você pode utilizar uma palheta ou cartão de crédito para ajudar a desencaixar, caso a espátula não seja uma opção para você. Remova o parafuso, o cabo flat da bateria em finalmente, desconecte do aparelho.

POSSO USAR O NOTEBOOK SEM A BATERIA?

Muitas pessoas não sabem dessa possibilidade, mas a verdade é que sim, é possível usar o notebook sem a bateria integrada no equipamento. No entanto, para fazer isso, é necessário seguir algumas orientações básicas.

A primeira delas diz respeito a remoção do componente. Primeiro deixe a bateria com carga de até um percentual igual ou próximo de 60%, como vimos no tópico de como retirar a bateria externa.

Como toda ação, usar o notebook sem bateria apresenta pontos positivos e negativos. A principal vantagem, por óbvio, é a conservação da bateria, já que os ciclos da bateria estarão preservados e, teoricamente, a vida útil da bateria irá durar mais tempo.

Quando falamos das desvantagens, o uso sem bateria pode ser prejudicial ao notebook já que a bateria serve como uma espécie de No-Break para o computador. Uma outra desvantagem evidente é a limitação que você terá para utilizar o aparelho, já que não poderá fazer uso dele longe das tomadas.

QUANDO SUBSTITUIR A BATERIA

Os sinais de desgaste de uma bateria de notebook costumam ser bem evidentes, ajudando a você que está na dúvida se a hora de trocar o componente chegou. Quer saber alguns dele?

  1. A bateria desliga repentinamente;
  2. Seu Sistema Operacional avisa que o nível de bateria está baixo e faz alertas a respeito da saúde da bateria;
  3. Carga durando muito menos do que durava anteriormente.

Em todas essas situações, considere a troca imediata de sua bateria, até para não correr o risco de que ela não funcione definitivamente enquanto você está usando seu notebook.

ONDE ENCONTRAR BATERIA PARA NOTEBOOK

Ao reparar que o desgaste de sua bateria é irreversível e uma troca se faz necessária, alguns critérios precisam ser adotados, no intuito de realizar a compra de um novo produto em um local adequado. Empresas que possuem uma marca própria, as maiores garantias e um atendimento pós-venda diferenciado certamente estão no topo entre os locais mais indicados para adquirir uma nova bateria.

BB Baterias preenche com sucesso esses requisitos. São mais de uma década disponibilizando o que há de melhor em baterias para notebook, além de fontestecladostelas e outros acessórios. Uma empresa que é reconhecida pela sua eficácia, qualidade e seriedade. São diversos modelos de bateria, todos com 14 meses de garantia, a maior do mercado. Além disso, em nosso site, você conta com um serviço de atendimento ao cliente diferenciado. Se estiver precisando de uma bateria nova, não hesite em procurar a nossa equipe!