Atualizado em 7 de agosto de 2023.
Tempo de leitura: 5 minutos

Um dos problemas mais inconvenientes e temidos pelos usuários de notebook se trata do superaquecimento do aparelho. No entanto, existem algumas maneiras que podem auxiliar e prevenir que esse tipo de incidente ocorra em seu aparelho. A pasta térmica para notebook é uma das soluções mais simples e acessíveis para ajudar a evitar esse problema. 

Nesse texto, você irá saber um pouco mais sobre o que é e qual a função desse componente em um computador portátil, e também irá aprender algumas dicas e recomendações básicas no intuito de preservar seu notebook de um superaquecimento indesejado. 

O QUE É E PARA QUE SERVE A PASTA TÉRMICA 

Quando falamos em pasta térmica para notebook, estamos fazendo referência a um componente líquido e viscoso, geralmente representado nas cores branca ou prateado, que é aplicado na superfície do processador da máquina, junto ao cooler, localizado na parte superior do componente. . A pasta térmica é particularmente útil no combate ao superaquecimento que pode atingir o aparelho. 

Sua função principal é atuar como dissipador de calor junto ao cooler, levando todo a energia gerada junto ao processador para ser dissipado pelo cooler. Ao realizar essa ação, a pasta térmica está ajudando na conservação de temperaturas adequadas para o pleno funcionamento do computador portátil. 

Em outras palavras, podemos afirmar que a atribuição da pasta térmica é manter a temperatura do processador no nível mais baixo possível, junto com o processo de resfriamento do cooler.

Tipos de pastas térmicas existentes 

Os tipos mais comuns e acessíveis de pasta térmica que temos no mercado são formados basicamente por compostos químicos à base de silicone.  Eles são mais comuns e baratos porque são feitos através de uma mistura de óxido de zinco e silicone, não possuindo, portanto, materiais condutores térmicos.

Existem, ainda, outras opções de pastas térmicas. Os componentes mais caros são os feitos de prata e de metal. O preço mais elevado se explica pela melhor condução térmica que essas pastas proporcionam, apresentando, assim, um melhor desempenho na dissipação do calor. 

É possível também utilizar como alternativa pastas térmicas líquidas. Essas, no entanto, têm o seu uso mais indicado para profissionais, já que há uma dificuldade maior no manuseio do produto, fazendo com que partes que não devem entrar em contato com a substância possam ser molhadas no processo. 

Leia também
8 dicas para deixar seu notebook mais rápido
Como limpar o cooler do notebook

OS RISCOS DO SUPERAQUECIMENTO 

Como vimos, as pastas térmicas são grandes aliadas no combate ao que talvez seja um dos problemas mais frequentes (e indesejados) para os usuários de notebook: o superaquecimento da máquina. Ele pode ser causado por diversos motivos, e alguns podem ser mais frequentes que outros. Entre eles, podemos citar o desgaste natural de alguns itens de seu notebook e a obstrução das saídas de ar do aparelho (provocadas pela sujeira). 

Utilizar o notebook em cima de um cobertor ou toalha também é prejudicial. As dobras do tecido costumam cobrir as saídas de ar, ocasionando sua obstrução. O superaquecimento também pode ocorrer em notebooks que ficam ligados durante muitas horas seguidas ou com várias janelas abertas, exigindo mais trabalho do processador.

pasta térmica
Pasta térmica

CUIDADOS PARA EVITAR O SUPERAQUECIMENTO DO NOTEBOOK

Com certos cuidados de manutenção e o apoio de alguns programas, é possível deixar a sua máquina funcionando perfeitamente. Preste atenção nas dicas a seguir e procure adotar essas boas práticas para que o notebook esteja sempre resfriado e não comprometa o seu trabalho.

DESOBSTRUA AS SAÍDAS DE AR

As saídas de ar da maioria dos modelos de notebook costumam estar localizadas na parte inferior ou nas laterais do aparelho. Como já mencionamos, elas servem para que o ar quente seja expelido por essas frestas. A fim de que o seu propósito seja cumprido com êxito, é necessário que elas estejam desobstruídas.

Também não é recomendado utilizá-lo sobre o colo, em cima de almofadas, cobertores ou tecido que absorva o calor.  Ele deve estar sempre limpo, longe do sol ou de excesso de poeira. Assim, o ar poderá circular e as saídas terão a ventilação necessária.

FAÇA USO DO COOLER

Apesar de os notebooks já virem equipados com um cooler, em alguns casos (por exemplo, quem precisa utilizar por muitas horas seguidas ou em ambientes muito quentes) pode ser necessário adquirir um externo.

Os coolers são como pequenos ventiladores que ajudam a resfriar o equipamento. Essa base mantém a refrigeração diretamente sob a saída de ar. Isso contribui para que os componentes internos não superaqueçam.

Ao ligar a máquina, o cooler é ativado a partir do cabo USB. Ele verifica o nível de calor e interrompe o seu funcionamento ao encontrar temperatura estável. Quando a temperatura estiver elevada, ele voltará a trabalhar, a fim de manter o bom funcionamento da máquina.

CONTE COM O AUXÍLIO DE PROGRAMAS

Caso seja necessário, você pode utilizar programas de monitoramento do sistema, que exibem notificações quando a temperatura estiver elevada. Alguns deles ainda informam a temperatura dos elementos separadamente. Inclusive dos núcleos do processador, das rotações dos coolers e das voltagens da placa-mãe.

Considere também utilizar o Intel Desktop Utilities. Ele é um aplicativo desenvolvido pela Intel especialmente para computadores equipados com processador comercializado pela companhia. Com ele, você poderá monitorar dados detalhados, como modelo dos componentes, temperatura e velocidade dos coolers.

FAÇA UMA LIMPEZA COMPLETA

Com o passar do tempo, o excesso de poeira costuma acumular dentro da máquina. Essa sujeira prejudica os coolers, obstrui as saídas de ar e danifica os componentes. Ela é uma das grandes responsáveis por muitas falhas no equipamento e pelo superaquecimento.

Você pode, periodicamente, realizar limpeza nos componentes internos e externos. Entretanto, com o tempo, essa limpeza caseira poderá não ser suficiente. Nesse caso, o recomendado é procurar uma assistência técnica a cada seis meses e realizar a limpeza completa do notebook. Nessa operação, será retirada toda a poeira acumulada no interior da sua máquina, por profissionais capacitados. 

Como você pode observar, além da pasta térmica, existem outros aliados na busca pela melhor conservação de seu aparelho. Ao seguir todas essas dicas e recomendações, temos certeza que seu computador portátil estará apto a desempenhar as funções de maneira adequada, e terá, sem dúvida, uma vida útil prolongada. Para essas e outras dicas, fique ligado em nosso blog. E lembre-se: conte sempre com a BB Baterias

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por BB Baterias (@bb_baterias)