Atualizado em 12 de dezembro de 2023.
Tempo de leitura: 3 minutos

Você provavelmente já passou pela situação de estar com pouca bateria no celular e não ter uma tomada próxima para carregá-lo, não é verdade? Nessas horas bate aquele desespero! Esse é um pesadelo para muitas pessoas, já que o smartphone faz parte das nossas vidas em muitas atividades além da comunicação, tornando-se indispensável. Nessas ocasiões, ter um carregador de celular universal pode ser a solução.

Você já conhece esse aparelho que pode nos salvar em momentos assim? Então, acompanhe este artigo para saber mais sobre o assunto e descubra suas vantagens e desvantagens!

O que é um carregador de celular universal?

carregador de celular universal
Carregador Universal via USB

Trata-se de um dispositivo que serve para recarregar qualquer aparelho celular ou outro aparelho eletrônico, como notebooks, tablets ou câmeras digitais utilizando um cabo USB.

Dessa forma, ele garante uma maior portabilidade, facilidade na recarga e livra o usuário da necessidade de fontes de energia. É útil para quem passa muito tempo fora de casa ou do escritório e precisa estar com o celular sempre carregado.

Antes de utilizar, o carregador deve ficar na tomada por aproximadamente duas horas. Após esse período, ele estará pronto para oferecer carga a qualquer aparelho sem a necessidade de utilizar a corrente elétrica.

Quais as vantagens e desvantagens do carregador de celular universal?

O carregador universal de celular irá apresentar vantagens e desvantagens para quem optar pela sua utilização junto ao aparelho. Confira abaixo quais são elas.

Vantagens

Entre as principais vantagens, podemos destacar que o componente está disponível em diversos tamanhos, modelos e preços. Além disso, ele pode carregar ainda outros aparelhos eletrônicos além do celular, como máquinas fotográficas e até mesmo notebooks. Ele também funciona independente de tomadas e geralmente são itens leves e compactos, adequados para transporte. Por fim, eles possuem adaptadores para diversos modelos de celulares. 

Desvantagens

Entre as desvantagens, podemos apontar que ele não irá substituir o carregador original do celular, sendo importante que esse componente sempre esteja presente com você. Além disso, em alguns casos, ele pode diminuir a vida útil da sua bateria. Por fim, uma última desvantagem é que ele precisa ser carregado por aproximadamente duas horas para que esteja apto a funcionar.

Vale a pena investir neste equipamento?

Essa questão varia de caso para caso. Se você não utiliza muito o celular na rua, não tem necessidade de que ele esteja ativo 24 horas. Caso costume ter tomadas por perto quando precisa recarregar, esse aparelho também não seria muito útil.

Agora, se você não tem fácil acesso às fontes de energia, está em constante movimento e usa o smartphone incessantemente durante o dia, com certeza esse é um investimento necessário. O uso de um carregador de celular portátil facilitaria bastante a sua vida.

Porém, lembre-se de sempre adquiri-lo em uma empresa de confiança. Equipamentos de qualidade inferior podem danificar a bateria do celular, pois não passaram pelos padrões de qualidade e não têm garantia. Certifique-se de que a empresa é idônea e está oferecendo um produto de boa qualidade.

Outra dica é verificar se o carregador oferece a mesma amperagem da bateria do seu celular, para que você possa retirar o máximo proveito do seu funcionamento.

Agora que você sabe mais detalhes sobre o carregador de celular universal, já é capaz de decidir se esse aparelho é necessário ou não para você e também de escolher o melhor modelo para a sua necessidade.

Dúvidas? Entre em contato com nossa Central de Atendimento. Teremos prazer em atendê-lo!