Atualizado em 12 de agosto de 2020.
Tempo de leitura: 2 minutos

Com o tempo, é comum que o notebook comece a ficar lento e apresentar cada vez mais problemas. Até o momento que fica insustentável utilizá-lo mesmo para realizar simples tarefas do dia a dia. No entanto, esse período entre a compra do equipamento e sua total obsolescência, pode ser bem maior do que você imagina. Quer saber como? Basta seguir algumas dicas que nós separamos especialmente para você conseguir aumentar o tempo de vida útil do seu notebook.

Superaquecimento: um mal a ser evitado

Esse é o maior causador de perdas totais de notebook que existe. Ele é o principal responsável por problemas nos processadores. Para se livrar desse mal, evite ao máximo utilizar o notebook sobre almofadas, cobertores ou panos. Eles podem obstruir a saída de ar do aparelho e impedi-lo de dissipar o calor. Outra importante medida a ser tomada é a limpeza das saídas de ar. Se com tudo isso, o notebook ainda estiver esquentando demais, o mais indicado é a compra de um cooler.

Mais bateria

Normalmente, esse é o primeiro equipamento do seu notebook a apresentar problemas. É bastante comum chegar àquele momento em que o aparelho praticamente não consegue “sobreviver” fora da tomada. Primeiramente, é importante entender que a bateria possui um número finito de recargas. Ou seja, ela realmente vai parar de funcionar em algum momento. Porém, para prolongar esse tempo ao máximo, entre outras medidas, evite deixá-la descarregar por completo e faça a configuração de energia corretamente. Para saber mais, você pode conferir os nossos outros posts sobre o assunto.

Aumentando a vida útil do HD

Essa é uma das peças mais delicadas do seu equipamento. É o responsável pela maioria dos problemas de funcionamento do notebook. Uma dica importante é nunca mover o notebook enquanto ele estiver ligado, pois qualquer pequena batida pode danificar seriamente o seu HD. Além disso, é aconselhável, utilizar softwares específicos para fazer a limpeza e manutenção do equipamento.

Cuidados com o teclado

Diferentemente de PCs, nos notebooks os teclados não são um periférico barato e fácil de ser trocado. Por isso, é importante ter cuidados especiais para que suas teclas não fiquem sem resposta ou travadas. Uma limpeza regular é a melhor forma de aumentar a vida útil do seu teclado. Utilize um pincel para retirar a poeira e um cotonete para eliminar a sujeira mais forte.

Telas novinhas em folha

Desde simples riscos ou manchas na tela, até mesmo parar de funcionar completamente. Esse é um dos dispositivos que mais apresentam problemas no notebook. Além dos cuidados básicos, é recomendado uso de películas protetoras próprias para esse aparelho. Elas impedem que riscos ou mesmo a gordura natural dos dedos possam danificar a estrutura da tela do equipamento, principalmente quando ele é de touchscreen.

Para saber mais dicas, clique aqui!

BB Baterias

Mesmo quando algum desses equipamentos para de funcionar completamente, você ainda pode trocá-lo sem que a vida útil do seu notebook seja prejudicada. Precisa de uma bateria, fonte ou tela nova? Visite a loja virtual da BB Baterias e confira os nossos preços.