Atualizado em 8 de março de 2022.
Tempo de leitura: 10 minutos
Você com certeza sabe a importância que a fonte do notebook tem para o aparelho. É ela a grande responsável pela transferência de energia que irá alimentar o computador portátil e, portanto, fazer o computador portátil funcionar. As baterias tem autonomia restrita e, dessa forma, podemos afirmar que não há como manter um notebook operando sem a presença de uma fonte.
Como qualquer componente, em algum momento a fonte apresentará desgaste e será necessário realizar a sua substituição. Mas você conhece os sinais que indicam que esse momento chegou? Vamos te mostrar alguns indícios que podem apontar a necessidade de trocar a fonte do notebook, para que você consiga utilizar seu dispositivo sem nenhum empecilho.

A IMPORTÂNCIA DA FONTE PARA O NOTEBOOK

A fonte (ou carregador, como também é costumeiramente chamada) possui uma importância significativa para o computador portátil. Sem ela, inevitavelmente, em algum momento, o aparelho ficará inutilizável. Essa afirmação se justifica pois a fonte é a responsável por alimentar o notebook, transferindo a energia de tomadas e, como sabemos, as baterias de notebook tem autonomia limitada, variando de acordo com a presença de mais ou menos células de energia em sua composição.

Sendo assim, uma fonte de qualidade se torna um dos aliados mais importantes para o pleno funcionamento de um notebook. Em uma sociedade cada vez mais dinâmica, onde muitas vezes não podemos correr o risco de ficar desconectados e podendo observar a presença cada vez maior de pessoas utilizando seus notebooks em cafés, restaurantes e aeroportos, a presença de um carregador se torna fundamental.

Leia também
Dicas para a fonte durar mais
Quanto custa uma fonte de notebook?

OS PRINCIPAIS PROBLEMAS QUE UMA FONTE PODE APRESENTAR

Existem alguns problemas específicos característicos das fontes de notebook. Eles podem ocorrer por diversos motivos: má qualidade do produto, falta de cuidado do usuário e também, por um desgaste natural, se o componente já tiver um tempo de uso avançado.

Abaixo, listamos alguns dos acontecimentos mais comuns e como identificar corretamente esses problemas, para na sequência, a depender da falha, poder trocar a fonte do notebook da maneira mais adequada:

Cabos danificados

Um dos problemas que ocorrem com maior frequência são os cabos danificados, que podem fazer com que a fonte não consiga exercer sua principal tarefa, de transferência de energia para o notebook. Por isso, sempre é recomendado que o usuário tome cuidado ao manusear o cabo que faz parte da fonte, procurando mantê-lo em boas condições de conservação e armazenamento.

No entanto, é possível que o cabo não evidencie nenhum defeito aparente e, mesmo assim, esteja apresentando problemas. Para verificar isso, preste atenção na luz de LED que geralmente está presente nas fontes de notebook. Se a luz estiver piscando ou ascendendo e desligando em um curto intervalo de tempo, pode ser um sinal de que existe um mau contato entre o cabo e a entrada do aparelho. Nesses casos, a alternativa ideal é trocar a fonte do notebook.

Ruído na fonte do notebook

Se você observar um ruído constante em sua fonte, pode ser um sinal de que a troca será necessária. Esse ruído pode ser proporcionado por componente internos de seu carregador e até pela sua rede elétrica. Para se certificar, você pode visitar a assistência técnica de empresas especializadas, que irão te indicar um novo modelo compatível imediatamente, caso o seu apresente algum problema irreparável.

Fonte esquentando

Quando a fonte esquenta em excesso, é um sinal de que ela está trabalhando em sobrecarga, ou seja, o notebook está exigindo mais energia do que ela pode normalmente suportar. Esse trabalho maior do que a sua capacidade pode acarretar em derretimento da carcaça, além de uma possibilidade de curto.

Uma recomendação que deve ser considerada pelos usuários é não utilizar a fonte em cima de cobertores ou qualquer outro local que pode acabar esquentando ainda mais o componente. A longo prazo, essa prática poderá fazer com que sua fonte apresente falhas em seu funcionamento. Por essa razão, quando você reparar que sua fonte está quente demais mesmo estando posicionada em locais adequados para seu uso, o correto é trocar o componente, para evitar que ela queime e não funcione mais, de vez.

Mensagem “conectada, mas sem carregar”

Possivelmente, você já deve ter lido essa mensagem em algum momento, durante o uso de seu computador portátil. Esse anúncio costuma confundir bastante os usuários, que não sabem se se trata de um problema na fonte ou na bateria. Muitas pessoas, inclusive, costumam considerar um erro na bateria e por isso, acabam cometendo erros na hora de substituir o componente que, de fato, está com defeito.

Para fazer a verificação, você pode retirar a bateria do computador e desconectar a fonte da máquina. Em seguida, pressione o botão power durante cerca de 40 segundos e recoloque o componente no aparelho, assim como o carregador no notebook. Se a mensagem persistir, é provável de que o problema esteja ocorrendo em sua fonte. Assim, se torna recomendado a substituição.

Fonte queimada

Esse costuma ser o acontecimento mais grave e, inevitavelmente, exigirá a troca imediata do componente. A fonte de seu notebook pode queimar se esquentar por um longo período de tempo. Quando o carregador queima, fica inutilizável e necessita ser substituído.

Geralmente, os sinais são bastante claros. Se seu componente simplesmente para de responder e não dá mais mostras de que esteja ligado normalmente, é indício de que o carregador queimou. Nesses casos, a fonte deve ser descartada e uma nova fonte ser adquirida.

COMO CUIDAR DA FONTE DO NOTEBOOK

Para prolongar a vida de qualquer fonte de energia é fundamental ter cuidados com o componente.

Como exemplos, certifique-se de que quando vai viajar com seu notebook, não deixe enrolado o cabo do carregador qualquer maneira. A tensão constante no cabo acabará resultando em que ele se solte da própria alimentação, ou rasgando o isolamento do fio. Para transportar o carregador de forma segura, coloque o cabo em um círculo e amarre-o junto com um pedaço de fita para evitar que ele se desprenda.

Outro aviso para os usuários de notebooks é quanto a utilização do aparelho. Sempre dê preferências a locais planos e com boa circulação de ar. Essa medida é importante para evitar o superaquecimento. Se você estiver apoiado em um travesseiro ou outra almofada/material macio, você acaba impedindo que o sistema do computador portátil possa “respirar” corretamente, facilitando um aquecimento em sua fonte ou na bateria, o que configura um dos principais problemas que o usuário pode enfrentar. Em alguns casos, o notebook pode até mesmo se tornar inutilizável. Por isso, tome muito cuidado.

Outras medidas que devem ser consideradas no que diz respeito a conservação da fonte de seu notebook: prestar atenção nas especificações técnicas da fonte já que, na hora de substituir o componente, existem três pontos que você precisa verificar: tensão ou voltagem (que deve ser igual), corrente ou amperagem (que deve ser igual ou maior) e o tipo do pino (deve ter o mesmo tamanho). Se atente nesses aspectos.

Uma outra dica importante é não desconectar a fonte de alimentação da tomada pelo cabo de energia, pois o correto é desligar removendo o cabo da extremidade do notebook. Por fim, evite compartilhar tomadas que multipliquem os pontos de energia, como por exemplo usando Benjamins e adaptadores.

Como descartar corretamente a fonte do notebook

Ao trocar a fonte do notebook, a antiga não deve ser descartada em qualquer lugar. O ideal é que o usuário faça o descarte em local apropriado e não no lixo caseiro comum, já que a fonte apresenta componentes que podem poluir tanto o solo quanto a água. Muitas lojas oferecem aos seus clientes a opção de descarte da fonte e outros componentes, como baterias. Assim, eles poderão ser reutilizados ou reciclados. Algumas fabricantes também possuem campanhas para realizar a coleta desses materiais. Para conferir se a marca de sua fonte adere a esse movimento, basta entrar em contato através do site da empresa.

COMO ESCOLHER A FONTE CORRETA PARA O NOTEBOOK

Inicialmente, é importante se atentar em todas as maneiras de identificar o carregador, para poder trocar a fonte do notebook corretamente e escolher o componente ideal. É preciso, acima de tudo,  prestar bastante atenção em suas especificações técnicas. O usuário deve observar especialmente três pontos importantes: voltagem, amperagem e pinos de conexão, que iremos tratar em seguida, de maneira especial. O conhecimento desses elementos serve tanto como dica na preservação da fonte, já que respeitar essas normas técnicas ajudará na prolongação da vida útil da fonte mas, também, como grande valia na hora de escolher um novo modelo para seu aparelho.

A voltagem, que também pode ser conhecida como tensão, é a quantidade de volts que atua em um sistema elétrico. No caso das fontes, as informações sobre a voltagem do equipamento podem ser encontradas no próprio componente, através da indicação da letra “V”.

Uma outra informação importante a respeito da voltagem (V) é que existem duas voltagens para o notebook. A voltagem de entrada, chamada de Input, no inglês, e a de saída, Output. A primeira geralmente irá ser de 110v/220v (bivolt). Já a segunda precisa ser levada à risca pois consiste no valor da voltagem de sua fonte. Esses números podem ser encontrados no próprio aparelho, na parte de baixo do notebook.

Já a amperagem (A) é o termo que usamos para designar a corrente de energia que circula na fonte. Esses dados de correspondência da amperagem, a exemplo da voltagem, também podem ser verificados na estrutura do carregador, seja em uma etiqueta ou mesmo disponibilizada diretamente no componente. A junção dessas duas forças irá indicar quantos watts o componente possui. Em outras palavras, a potência da fonte é determinada através desse cálculo.

A IMPORTÂNCIA DOS PINOS DE CONEXÃO

O pino de conexão, que também pode ser chamado de plug, é o responsável por estabelecer o contato entre a fonte e o notebook. Através dele, será transferida a energia que irá abastecer o equipamento. Existem diversos modelos e formatos de pinos e, apesar de todos possuírem aparência bastante semelhante, algumas características específicas diferem os plugues entre si. 

Na hora da compra, é necessário estar a par dessas informações para não correr o risco de adquirir um modelo incompatível ao notebook. Abaixo, iremos te mostrar algumas diferenças entre esses itens, além de te ajudar a fazer a verificação correta de cada plugue. 

POSSO USAR UMA FONTE DE ENERGIA COM AMPERAGEM DIFERENTE?

A resposta para essa pergunta é, objetivamente, sim. No entanto, isso será possível desde que a amperagem seja maior que a da sua fonte original. Caso você utilize uma fonte com voltagem menor do que o seu aparelho precisa, o equipamento poderá funcionar corretamente, mas o rendimento do notebook e da bateria serão menores. Como resultado, a bateria terá um desgaste maior, já que ela precisará de recargas cada vez mais frequentes.

Quanto à amperagem “extra” não há nenhum problema, pois o notebook está programado para utilizar apenas a amperagem necessária para funcionar.

A FONTE UNIVERSAL PARA NOTEBOOK

Basicamente, uma fonte universal de notebook é aquela que apresenta compatibilidade com diversos modelos de computadores portáteis. Dessa forma, ele garante uma maior portabilidade, facilidade na recarga e livra o usuário da necessidade de fontes de energia específicas. É útil para quem passa muito tempo fora de casa ou do escritório e precisa estar com o notebook sempre carregado.

Uma fonte universal de qualidade e com bom desempenho, costuma custar, em média, a partir de R$149,90. No entanto, o valor pode variar de acordo com o modelo que você precisa e de marca para marca, já que algumas fontes pode ter um preço um pouco mais elevado. Por ter uma série de conectores a disposição, as fontes universais costuma custar um pouco mais do que fontes do tipo padrão.

Empresas sérias e que confiam na qualidade de seu produto costumam oferecer cerca de 2 anos de garantia real. Atente-se a este prazo. Quanto maior o período, mais tempo você estará assegurado contra qualquer tipo de mau funcionamento do seu carregador.

QUANTO CUSTA UM CARREGADOR PARA NOTEBOOK

Em meio a tantas opções, identificar fontes para notebook de qualidade não é uma tarefa fácil. Porém, existem alguns critérios que você pode levar em conta durante o processo de escolha de um novo modelo.

Uma fonte com bom desempenho, como citamos acima, costuma custar, em média, a partir de R$89,90. No entanto, o valor pode variar de acordo com o modelo que você precisa e de marca para marca, já que algumas fontes pode ter um preço um pouco mais elevado. Empresas sérias e que confiam na qualidade de seu produto costumam oferecer cerca de 2 anos de garantia real. Atente-se a este prazo. Quanto maior o período, mais tempo você estará assegurado contra qualquer tipo de mau funcionamento do seu carregador.

Você também deve ter uma atenção especial para as “ofertas incríveis” que podem aparecer na internet, especialmente de locais que não tem credibilidade nesse tipo de comércio. Na maioria dos casos, se tratam de carregadores de baixa qualidade,  não contam com todos os circuitos de proteção destacados. Com isso, é bastante comum que elas queimem e acabem, inclusive, estragando os notebooks com qualquer variação de tensão na rede elétrica.

ONDE COMPRAR FONTE DE NOTEBOOK

Após concluir a necessidade de trocar a fonte do notebook, para efetuar a compra de uma nova fonte para seu aparelho, a recomendação é apostar em marcas consolidadas no mercado, que trabalham com os melhores produtos, oferecem as maiores garantias e contam com um time de especialistas para atender o cliente da melhor maneira possível e tirar todas as dúvidas a respeito do modelo escolhido.

A BB Baterias se encaixa perfeitamente nessa descrição de empresa, com o diferencial de possuir sua marca própria (BestBattery®), com qualidade reconhecida, além de estar atuando há mais de uma década no comercio de eletrônicos voltados para notebooks, como baterias, telas, teclados e diversos outros itens.

Temos diversas opções de fontes para notebook Acer, Dell, HP, Lenovo, Samsung, Toshiba (e várias outras marcas). Assim, temos certeza que o modelo ideal para seu notebook você encontrará em nossa loja.

Além disso, você conta com 3 anos de garantia, certificação INMETRO e proteção contra curtos-circuitos e superaquecimento, garantido a você o melhor produto. Nossa equipe está pronta para atendê-lo com a nossa eficiência e cordialidade características. Não hesite em nos procurar!