Atualizado em 24 de abril de 2023.
Tempo de leitura: 5 minutos

Você já sabe que, para o notebook funcionar normalmente, uma série de componentes precisa estar alinhada para permitir que o aparelho entregue o desempenho que você espera. É particularmente interessante conhecer as principais peças para o notebook para que o usuário saiba com quais principalmente deve se preocupar na hora de fazer a manutenção, por exemplo. Por isso, nesse texto, iremos te mostrar as principais peças para notebook. Acompanhe! 

BATERIA

bateria peças para notebook
Bateria de Notebook

É difícil apontar um componente mais importante que outro em um notebook. Porém, podemos dizer que a bateria é sem dúvida um deles. Afinal, ela é que garante a autonomia do aparelho longe das tomadas, diferenciando o notebook de um computador tradicional e possibilitando que você possa utilizar seu aparelho onde quiser.

TELA

tela peças para notebook
Tela de Notebook

A tela de um notebook é nossa referência visual do computador portátil. Através dela, podemos visualizar os comandos dados pelo teclado e usufruir efetivamente de todos os benefícios que um notebook tem a oferecer. Sem a tela em pleno funcionamento, fica basicamente impossível utilizar o aparelho.

TECLADO

teclado peças para notebook
Teclado de Notebook

Principal responsável por acionar os comandos que executam ações e tarefas em um notebook, o teclado precisa estar funcionando perfeitamente para garantir uma experiência completa ao usuário. Afinal, um teclado com defeito no acionamento de teclas pode fazer sua experiência ao navegar bastante comprometida.

FONTE

carregador peças para notebook
Carregador de Notebook

A fonte do notebook é um componente fundamental para qualquer aparelho. Mesmo que os notebooks tenham bateria para funcionar longe da tomada, em algum momento será preciso recarregá-los para continuar usando.

Nesse momento, entra a fonte, que concede a energia necessária para que o notebook consiga seguir operando. Podemos dizer, então, que não existe notebook sem um carregador.

Leia também
Melhores marcas de SSD para notebook
Qual a melhor marca de bateria para notebook?

PROCESSADOR

O processador é o responsável pela execução de instruções do sistema em seu notebook. Isso significa que ele irá executar os comandos que são repassados à máquina. Resumidamente, podemos dividir esse componente em duas partes:

  • Unidade Lógico-Aritmética (ULA): a ULA é realiza os cálculos e operações lógicas;
  • Registradores: são as memórias de acesso rápido para armazenar os resultados dessas operações.

A principal medida que diferencia o rendimento dos processadores é sua capacidade, definida Hertz. Vamos te dar um exemplo: 1 um processador de 1 GHz é capaz de fazer 1 bilhão de ciclos de operação por segundo, processando todas as informações necessárias para praticar o comando dado pelo usuário do computador. Assim, essa atenção à capacidade de processamento em GHz do seu processador é importante na hora de escolher um para sua máquina.

MEMÓRIA RAM

memória ram peças de notebook
Memória RAM para Notebook

A memória RAM é uma das peças de notebook mais importantes. A presente no notebook também é bem diferente da sua versão tradicional para desktop. Essa memória no notebook é, por motivos óbvios, bem menor, porém executa basicamente a mesma função.

A tarefa principal da memória RAM é dar agilidade ao sistema do notebook, permitindo que o equipamento consiga realizar as tarefas exigidas com velocidade e agilidade. Sem a presença da memória RAM, seria impossível, por exemplo, escutar música enquanto navega na internet ou realizar tarefas mais complexas, como lidar com programas de design e programação.

HD

HD peças de notebook
HD para Notebook

O disco rígido — HD (Hard Disk) ou HDD (Hard Disk Drive) — é o dispositivo de armazenamento de dados mais utilizado presente nos computadores, tanto em desktops quando em notebooks. Esse componente é responsável por guardar desde os seus arquivos pessoais até informações utilizadas exclusivamente pelo sistema operacional da máquina. Assim, um HD acaba sendo um item quase que indispensável e sem dúvida alguma representa uma das peças para notebook mais importantes.

SSD

SSD peças de notebook
SSD para Notebook

SSD é a abreviação de Solid State Drive, ou em tradução livre para o português, Unidade de Estado Sólido. Essa unidade de conservação é uma alternativa interessante ao tradicional HD, já que se trata de um tipo de armazenamento mais rápido e silencioso. Podemos dizer, inclusive, que se trata de uma evolução do tradicional HD. O componente é capaz de assegurar ao notebook mais velocidade em todas as tarefas, desde o ato de ligar o sistema até carregar programas mais pesados e games, por exemplo.

COOLER

Uma das peças para notebook que também é bastante importante é o Cooler. Ele tem como função principal resfriar as peças internas do aparelho, auxiliando contra um possível superaquecimento na máquina. Dessa forma, é fundamental manter o componente limpo, permitindo que ele possa desempenhar plenamente suas funções e não ser limitado pelo acúmulo de poeira e sujeira em seu entorno. Neste texto, te ensinamos a como limpar adequadamente o cooler presente em seu notebook.

PLACA-MÃE

A placa-mãe é um dos principais hardwares presentes em um notebook. É nessa estrutura que estão conectados tudo que faz o aparelho funcionar, como o processador, memória RAM, unidade de armazenamento, além de todos os conectores, saídas e entradas. No geral, seu formato também difere do formato quadrado e ela não segue as normas ATX de tamanho de placa-mãe que encontramos nos computadores desktop.

Precisa dar um upgrade no seu notebook? Algumas das peças que citamos está apresentando defeitos ou seu tempo de vida útil está chegando ao fim? Fique tranquilo! Se precisar de peças para notebook não hesite em contatar a nossa equipe.