Atualizado em 13 de julho de 2022.
Tempo de leitura: 15 minutos
Muitos usuários de notebook desconhecem os modelos de telas presentes em seus aparelhos. Quando esse componente apresenta falhas que não podem mais ser reparadas, é necessário realizar a substituição. Para isso, é fundamental que você consiga identificar o tipo de tela de seu notebook, para fazer sua compra da melhor maneira possível. Vamos te ensinar nesse post como identificar a tela do seu aparelho, além de te mostrar também a ampla variedade de telas disponíveis no mercado. Acompanhe!

A tela de um notebook é responsável por grande parte do que consumimos durante o uso de nosso computador portátil. Afinal, ela é responsável por retransmitir dados e reproduzir fotos, vídeos e diversos outros tipos de conteúdo, sendo a única forma de acessar as informações que são transmitidas pela máquina. Assim, fica notório afirmar que se trata de um componente indispensável para o pleno funcionamento de um notebook. Se a sua tela está danificada externamente, ou apresenta problemas como linhas na tela, pixel queimado e tela escura, e você já tentou realizar os métodos indicados para melhorar seu funcionamento interno, sem sucesso, chegou a hora de trocar o componente.

Para isso, em primeiro lugar, você vai precisar conhecer algumas especificações da sua tela, para que não haja confusão e erro não hora da compra. São diversos fatores nos diferentes modelos que podem divergir entre si, fazendo com que a atenção aos detalhes seja fundamental no processo de identificação do componente. Abaixo, listamos alguns elementos que devem ser levados em consideração por você:

TAMANHO DA TELA

As telas são classificadas inicialmente pelos seus respectivos tamanhos. A medição nesse caso é feita em polegadas, e para identificar o tamanho de sua tela, você pode realizar uma pesquisa no site da fabricante do modelo. Essas informações deverão estar disponibilizadas lá, onde você poderá consultar todas as especificações técnicas do produto. Para um teste rápido, você pode ver o tamanho da sua tela em alguns sites, como o site WhatIsMyScreenResolution.

Geralmente, as telas dos notebooks mais vendidos (o notebook “padrão”) possuem entre 14 e 15 polegadas. No entanto, existem inúmeras variações. Outras medidas podem ser encontradas, e tudo vai depender do formato do aparelho em questão.

LEIA TAMBÉM
Tela do notebook piscando: o que fazer
Como calibrar a tela do notebook

TIPOS DE ILUMINAÇÃO DE TELA

Quanto a estrutura da tela e a iluminação emitida por ela, existem alguns tipos principais que são mais usados pelas fabricantes no momento de produção do componente. As 3 estruturas que podem estar presentes em basicamente todos os notebooks existentes são o LCD, o LED e o CCFL. Logicamente, existem diferenças entre as telas. Vamos conferir as principais:

LCD

Sigla para “Liquid Cristal Display” (no português, Display de Cristal líquido) as telas de LCD estão presentes em diversos aparelhos eletrônicos, como tvs, tablets e claro, notebooks. Elas se caracterizam por projetarem a imagem através de uma transparência das cores primárias, sem emitir brilho marcante. Uma enorme quantidade de notebooks foram fabricados através do padrão LCD, e podemos afirmar que se trata da principal estrutura de tela entre os usuários.

Por transmitir uma imagem um pouco mais opaca em relação aos outros formatos, a iluminação em LCD pode funcionar melhor em ambientes mais iluminados, pois, dessa forma, o brilho menor da tela não irá constratar com as luzes do local de uso do notebook.

LED

A sigla LED é abreviação em inglês da palavra “Ligth Emititng Diode”, na tradução para o português, Diodo Emissor de Luz. Essa tecnologia vem sendo utilizada há mais de 15 anos, quando a SONY passou a implementar o LED em alguns modelos de Notebook VAIO. Desde então, a iluminação de LED para notebooks e outros itens eletrônicos se popularizou imensamente e hoje está presente em diversos aparelhos.

A iluminação por esse tipo de tela se dá por pequenas lâmpadas, localizada geralmente na parte superior dos componentes. A grande vantagem que os usuários possuem ao contarem com uma tela com iluminação de LED é a significativa redução de consumo na eletricidade necessária para o computador portátil. Além disso, são mais compactas, leves e finas, e apresentam um tempo de duração maior se comparadas a outros tipos de telas.

CCFL

Essas telas estão presentes em notebooks mais antigos, e são caracterizadas por terem em sua composição lâmpadas fluorescentes, responsáveis pela iluminação presente nesse tipo de modelo. Nas telas CCFL, temos a presença de um cabo específico, responsável pela alimentação de energia da peça. Esse cabo serve também para a identificação de tela, pois é uma característica exclusiva desse tipo de item. A tendência, com o tempo, é que esses componentes se tornem obsoletos, pois além de serem mais antigos, possuem algumas desvantagens importantes entre as telas de notebook, como por exemplo um maior gasto de energia e uma menor resolução de imagem.

TELAS SLIM

Além das 3 principais telas utilizadas pela maioria dos usuário, existem também as telas Slim. Evolução das telas de LED, as telas Slim são as mais modernas versões desse componente e estão presentes especialmente nos notebooks lançados mais recentemente. O grande diferencial de composição dela em relação as telas mais tradicionais está no conector da tela, localizado na parte externa do modelo. Além disso, elas são ainda mais finas do que as telas de LED. Abaixo, temos um exemplo de uma tela Slim e, ao lado uma Standart (padrão).

Existem, também, as telas UltraSlim, que são ainda mais finas e levas do que as Slims. São também encontradas especialmente em aparelhos mais modernos e por esse motivo, seu preço é um pouco mais elevado do que as telas mais comercializadas.

CONECTOR DA TELA

Uma outra forma de identificar seu modelo de tela é através do conector de seu notebook. Atualmente, as principais fabricantes utilizam diversos tipos de conectores diferentes, o que indica que nem todas as telas se encaixarão em todos os notebooks. Os conectores são particularmente importantes pois são eles que estabelecem a conexão entre a tela e a placa-mãe da máquina, possibilitando assim que a transmissão de dados de seu aparelho seja representada visualmente.

Os modelos mais comuns variam entre 20, 30 e 40 pinos, que deverão ser encaixados no notebook. No entanto, existem variações. Uma outra diferenciação diz respeito ao local de encaixe, que varia entre os aparelhos. Alguns tem a posição do conector localizados no canto superior e outros notebook, no canto inferior O lado também pode se modificar: alguns estão no lado esquerdo, e outros, no lado direito. Mostramos alguns exemplos abaixo:

Canto inferior esquerdo:
Inferior direito:
Superior esquerdo:
Superior direto:


Existem muitos padrões de pinos, para diversos modelos de conectores. Abaixo temos alguns exemplos:

14 pinos
20 pinos
30 pinos
34 pinos
35 pinos
40 pinos
50 pinos
60 pinos

IDENTIFICANDO O PART NUMBER DA TELA

O Part Number, assim como nas baterias, é o conjunto formado por números e letras que identifica o modelo das telas. É através dele a principal maneira de realizar a identificação da sua tela, pois as informações fornecidas pelo Part Number darão todos os detalhes necessários para que a substituição da tela seja feita com sucesso. Ele pode ser encontrado na parte interna da peça e, portanto, será necessária a retirada da tela para fazer a identificação dos números. 

Para identificar o Part Number de seu notebook, basta seguir alguns passos muito simples. Primeiro, você deve retirar sua tela da “carcaça” do aparelho. Dependendo do modelo de seu notebook, você pode fazer isso desparafusando a tela ou simplesmente desencaixando o componente. Se tiver alguma dúvida ao realizar esse procedimento, você pode procurar uma assistência técnica de confiança.

Após retirar a tela, procure por um conjunto de números e letras disponibilizado em uma etiqueta, que deverá estar colado na parte interna da tela. Esse conjunto é o Part Number, e pode estar localizado na parte superior ou inferior do componente, dependendo do modelo de notebook em questão. Obtendo essas informações, você estará apto para adquirir sua nova tela em lojas especializadas nesse tipo de produto. 

Na imagem, vemos um exemplo de Part Number de tela em destaque

COMO SABER O TAMANHO DA TELA DO NOTEBOOK

Além do part number, que auxilia diretamente na conferência do tamanho da tela, ainda é possível conferir esse valores através de de um cálculo manuel simples, que pode ser feito por qualquer usuário. Para medir sua tela, basta traçar uma diagonal do canto inferior esquerdo até o superior direito, sem incluir a moldura.  O valor obtido em centímetros deve ser dividido por 2,54, que representa uma polegada.

Ex: A medida da diagonal da tela é igual a 39,5cm. Pelo cálculo básico, temos 39,5 / 2,54 = 15.55, sendo assim, arredondando, trata-se de uma tela de 15.6 polegadas

POR QUE TROCAR A TELA DO NOTEBOOK?

Se o usuário se questiona quais os motivos para trocar sua tela do notebook, apresentamos aqui três razões que podem te convencer a substituir esse componente tão importante de seu computador portátil.

O procedimento é simples


A maioria das telas está protegida por uma moldura e fixada por alguns. Portanto, é fácil retirar o componente e, depois, também é simples recolocá-lo no lugar. Uma dica é sempre ter uma espátula específica para realizar a retirada das telas em notebooks, já que ajuda no desencaixe e no acesso aos componentes internos do equipamento. Em caso de dúvidas, você pode levar seu aparelho em uma assistência técnica de confiança.

Trocar a tela do notebook sai mais barato do que comprar um notebook novo


Essa afirmação pode parecer óbvia, mas também precisa ser colocada aqui. Trocar apenas a tela do notebook é bem mais barato do que comprar um notebook novo. A tela de um notebook pode ser um pouco mais cara se comparada a outros itens de desataque do aparelho, mas não passa de 10% do valor de um notebook, como vimos anteriormente. Por isso, se os outros componentes de seu computador portátil continuam funcionando bem, não há necessidade de investir em outro aparelho. Uma nova tela irá resolver todos os seus problemas.

A qualidade de imagem do aparelho pode ser aprimorada

Você sabia que não precisa trocar a tela apenas quando ela apresenta algum defeito? Dependo do caso, é recomendado considerar também melhorar a qualidade da tela do seu notebook ao optar pela compra de um modelo novo. Por exemplo: Se você curte as configurações do seu aparelho mas deseja ter uma experiência visual de mais qualidade, você pode utilizar uma tela com resolução Full HD ou com tecnologia IPS, por exemplo. Ambas as selas irão te proporcionar uma incrível e diferente navegação pelo notebook.

COMO TROCAR A TELA DO NOTEBOOK

Abaixo, vamos te mostrar como trocar a tela de seu notebook, através de tópicos detalhados para que você esteja apto a realizar esse procedimento com praticidade.

1. Conheça o seu modelo e faça uma avaliação da tela

Antes de iniciar o processo de troca da tela, é importante saber exatamente o que está errado e o que precisa ser consertado. O tipo de dispositivo que você possui pode influenciar no quanto você precisará desembolsar por outra tela. Além disso, é importante se atentar no ano de fabricação da tela. Componentes muito antigos podem ser mais difíceis de serem encontrados e assim, dificultar bastante o processo de substituição.

2. Ligue o notebook

A primeira etapa para trocar a tela do notebook é certificar-se de que o dispositivo está funcionando com êxito e que a tela é o único problema que você quer resolver neste momento. Para atestar que está tudo certo, você pode conectar seu aparelho junto a um monitor separado. Se o seu notebook funcionar normalmente nessa condição, é sinal de que os outros componentes estão em bom estado e você precisa apenas se preocupar com sua tela.

3. Encontre o modelo correto

Naturalmente, é essencial substituir a tela do notebook por um modelo compatível com o aparelho. Por isso, é necessário, antes de realizar o procedimento de troca de tela, se cerificar de que o produto adquirido irá encaixar na estrutura. Como já te mostramos, a principal maneira de obter essas informações é através do part number, conjunto de números e letras presente na tela, que irá direcionar o usuário a uma substituição correta. Nesse momento, o part number de sua tela será seu melhor amigo.

4. Obtenha as ferramentas necessárias e abra a tela

Para finalmente partir para o momento de abrir a tela e começar efetivamente a substituição, você precisará de algumas ferramentas para instalar corretamente o componente. Essas ferramentas podem tornar o processo muito mais simples e permitir que você conserte as coisas com eficiência.

Para facilitar a tarefa, procure ter as seguintes ferramentas em mãos:

  • Uma superfície plana e limpa onde você possa trabalhar
  • Uma espátula ou objeto semelhante para remover a moldura da tela
  • Uma chave de fenda Phillips magnética
  • Um pino ou agulha para remover a moldura
  • Um pequeno prato para segurar os parafusos
  • Adesivo ou fita adesiva para fixar o novo LCD ao quadro do notebook

Depois de reunir as ferramentas necessárias para substituir a tela, você pode começar a trabalhar no conserto do seu dispositivo. Coloque o notebook fechado na superfície plana que você escolheu e mantenha as suas ferramentas por perto.

5. Remova as fontes de alimentação

Para começar o processo de troca de tela, desligue o notebook e certifique-se de que ele esteja desconectado da fonte de alimentação para evitar qualquer risco de choque elétrico. Após isso, é indicado também retirar a bateria.

Após esse primeiro passo, você deve identificar os adesivos que cobrem os parafusos na moldura de sua tela. Geralmente, você pode encontrá-los perto da parte inferior da tela, onde as dobradiças estão quando você abre a tela.

6. Remova os adesivos e parafusos com cuidado

A partir daí, você precisará usar um pino para remover os adesivos localizados na moldura e assim, não danificá-los. Lembre-se que você precisará deles mais tarde. Por isso, armazene as peças em um local fácil de encontrar posteriormente. Um prato ou qualquer recipiente já funcionará bem para essa tarefa.

Após a retirada dos adesivos, você deverá usar a sua chave de fenda para remover os parafusos que agora estão nítidos. Na maioria dos casos, se a sua tela antiga estiver bem alinhada, não deve ser um grande problema remover esses itens. Aqui, vale a mesma recomendação feito aos adesivos: coloque-os no prato ou em um recipiente para não perder nenhum, já que eles, evidentemente, precisarão ser recolocados mais tarde. Procure separar os dois (adesivos e parafusos) para evitar confusão posteriormente.  

7. Retira a moldura

Agora é hora de remover a moldura de sua tela de notebook. Tenha cuidado ao fazer isso, pois você precisará reinstalá-la assim que a tela for recolocada. Usando uma espátula ou outro objeto plano, você poderá mover a carcaça do seu notebook mais facilmente.

Pode ser necessário um pouco de esforço para removê-la completamente. E não se assuste se ouvir algum estalo de plástico – é um processo normal de desprendimento das placas de plástico presentes na estrutura. Se você tiver problemas para remover a tela antiga, os parafusos na parte inferior podem não estar afrouxados o suficiente. Dessa maneira, pare o que está fazendo e afrouxe-os um pouco mais antes de tentar novamente.

Você também pode ter o problema de a sua tela ficar presa nas dobradiças. Movendo o componente suavemente, geralmente é possível soltar sem dificuldade e com todo o cuidado necessário.

8. Remova o LCD de sua tela

Uma das partes mais complicadas ao substituir a tela do notebook pode ser o momento de remover seu aparelho LCD. Primeiro, certifique-se de que a moldura esteja completamente removida para que você possa ter acesso irrestrito à tela. Ele estará preso à estrutura de metal do notebook e será necessário removê-lo em ambos os lados para que a estrutura saia.

Haverá mais dois parafusos para afrouxar nos cantos superiores antes que você possa levantar a tela ligeiramente para longe da estrutura de metal. Nesse momento, provavelmente, você encontrará mais alguns parafusos prendendo o LCD nas laterais, e eles também precisarão ser desparafusados para que o display seja removido com sucesso.

9. Desconecte os cabos conectores

Depois de remover as peças, deixe a tela disponibilizada sobre o teclado. Agora é hora de desconectar o cabo do LCD. Normalmente, você pode encontrar os conectores no centro, embora eles possam, de forma alternativa, estar localizados na parte inferior de sua tela. É provável que um adesivo tenha sido usado para conectar os dois, então você precisará separar um do outro com cuidado, retirando o adesivo delicadamente. Também pode haver alguma fita que precisa ser removida, mas no geral deve ser bem simples desconectar o LCD do conector de vídeo. Coloque-o em algum lugar longe das suas demais ferramentas, para não misturar os itens.

10. Faça a instalação da tela nova

Na parte final do processo, remover a tela permite que você localize o espaço que a nova ocupará. Coloque-a voltada para baixo na moldura para que o modelo se encaixe perfeitamente. Depois disso, você pode reconectar o conector de vídeo para que seja colocado exatamente onde o LCD anterior se encontrava em seu aparelho. Certifique-se de que está o mais alinhado possível e, em seguida, fixe-o com auxílio de uma fita adesiva.

11. Recoloque a moldura

Depois de fazer isso, certifique-se de que as laterais do componente estão seguras e bem fixadas. Reinsira os parafusos nas laterais e na parte superior ou recoloque as fitas que foram usadas anteriormente. Depois que tudo estiver bem colocado e firme no aparelho, você pode colocar a moldura de volta. Alinhe-a para que se encaixe corretamente na carcaça da tela, e para que a moldura não se solte com facilidade.

Por fim, reinsira os parafusos restantes na moldura, depois de ter certeza de que tudo está encaixado corretamente em seu devidos lugares. O correto é não deixar nenhum espaço visível ao longo das bordas da tela. Assim que os parafusos forem inseridos, recoloque as tampas dos parafusos usando o pino ou a agulha.

12. Por fim, ligue o aparelho

Por fim, com todos esses processos feitos e finalizados, basta ligar seu computador portátil, para verificar se tudo ocorreu bem. Coloque a bateria e conecte o seu notebook a uma fonte de alimentação antes de ligá-lo novamente. Se a tela não ligar, você precisará verificar se tudo foi montado corretamente. Se ligar, é sinal de que sua tela foi trocada com sucesso.

QUANTO CUSTA UMA TELA DE NOTEBOOK

Muitos usuários pensam que a substituição do componente irá, invariavelmente, custar caro. No entanto, é importante ressaltar que uma tela nova e de qualidade irá garantir o bom uso de seu notebook por muito tempo, se for bem conservada e bem cuidada. A questão de preço da tela pode variar, de acordo com o modelo, mas geralmente, um item novo irá custar aproximadamente 10% total do preço do equipamento. Considerando que um aparelho novo, acompanha o valor do dólar e a demanda do mercado, é correto afirmar que investir em uma nova tela é uma opção segura e em conta para evitar uma troca completa em seu aparelho.

Para fazer a melhor opção na hora da substituição do componente, é indicado pesquisar preços e, acima de tudo, certificar-se de que você está comprando de empresas sérias e que seguem todas as normas de qualidade do mercado.

ONDE COMPRAR TELA DE NOTEBOOK

Agora que você já sabe algumas maneiras eficientes de identificar sua tela de notebook, chegou o momento de realizar sua compra. Atendendo todos os critérios para realizar uma substituição adequada, basta apenas escolher o local para adquirir seu produto. Você certamente estará procurando empresas especializadas no comercio eletrônico, com amplo reconhecimento entre clientes e no mercado como um todo.

A BB Baterias é especializada em componentes para notebook, como baterias, fontes e teclados. Além disso, conta com uma ampla variedade de telas para notebook, as quais possuem a maior garantia do mercado – 3 anos. Esse prazo é dado pois asseguramos a qualidade de nossos produtos. No nosso site, você também terá acesso a condições de pagamento especiais para que tenha plena satisfação na hora compra.

Estamos pronto para lhe auxiliar em todos os tipos de problemas que envolvem os notebooks! Na hora de trocar ou substituir componentes danificados, ou simplesmente para tirar dúvidas e receber dicas de cuidados e melhorias que podem ser realizadas em seu aparelho, você pode contar sempre com a BB Baterias.