Atualizado em 10 de agosto de 2020.
Tempo de leitura: 4 minutos

Se o seu problema é teclado, é fundamental descobrir quais são as principais características; assim, você poderá escolher o modelo compatível para o seu notebook.

Para te orientar com relação a isso, preparamos este post com as características de teclado que você precisa conhecer. Assim, você poderá comprar um modelo de qualidade, totalmente compatível com o seu notebook. Acompanhe!

Por que conhecer os diversos modelos de teclado?

Os equipamentos eletrônicos têm prazo de validade, e, depois de uso intenso, é normal que apresentem sinais de desgaste. Isso prejudica o desempenho e pode afetar seu trabalho e a entrega dos resultados. Por essa razão, é interessante verificar o que pode ser ajustado para resolver esse problema.

Mesmo que você não tenha conhecimento sobre hardwares e computadores, pode fazer a escolha certa se tiver uma boa noção do que precisa. Afinal, procurar no mercado antes de considerar bem o que é realmente necessário pode ser confuso, contribuindo para que o comprador perca ainda mais tempo e demore para resolver seu problema.

Portanto, analise bem a sua situação e a finalidade do seu notebook e tenha em mente que é preciso dedicar um tempo para pensar e chegar à resposta mais adequada.

O que considerar antes de comprar um teclado?

Como essa é uma questão operacional, é interessante resolvê-la em pouco tempo. Afinal, quanto mais rápido o teclado for escolhido, mais tempo sobrará para cuidar das tarefas importantes. Neste tópico, vamos apresentar o que é preciso considerar antes de fazer a compra.

Compatibilidade

Um dos principais aspectos a se analisar é a marca do teclado que você tem que comprar. Deve ser compatível com o notebook e com a marca do original. Isso vai ajudar a evitar problemas adicionais e a extrair o máximo do modelo adquirido.

Essa questão é fundamental, porque cada estilo de notebook tem suas especificidades. Assim, é interessante descobrir o modelo específico do seu computador portátil para buscar o acessório perfeito.

Uma boa dica é verificar o chamado part number (P/N) do equipamento, que é um conjunto de números e letras que identifica o componente. Geralmente, essa informação fica disponível na parte inferior do teclado. Para checar isso, é preciso removê-lo do computador.

Frame

O frame é uma estrutura acoplada ao teclado que serve para protegê-lo de sujeiras e resíduos, além de fornecer sustentação às teclas. Alguns têm; outros não. O formato das teclas, como o enter, é uma característica relacionada a essa estrutura.

Esse elemento facilita a instalação de um novo acessório: se o usuário adquirir um produto sem frame, poderá utilizar o do anterior no lugar. Como é um fator intrínseco aos notebooks, o ajuste deve ser feito para que o teclado seja colocado corretamente.

Quando o original tem frame, o usuário não pode esquecer de verificar o layout a ser comprado e checar se é compatível com o frame. Ou seja, o comprador tem que olhar para o tamanho e o tipo das teclas. Esse é o único caso em que não é possível utilizar um modelo diferente do layout original.

Linguagem

O tipo de linguagem é fundamental em um teclado, pois determina o layout, o tamanho das teclas e o posicionamento delas. É importante ter cuidado com a compatibilidade e comparar o modelo novo com o antigo, para evitar transtornos e inconvenientes.

As opções de idioma comuns são: ABNT (“enter” é um “L” ao contrário, e o acento agudo está ao lado do “P”), ABNT 2 (com “ç”), português de Portugal (acento agudo é ao lado do “enter”) e o modelo americano (no qual o “enter” é horizontal e a tecla “ç” não existe).

Os teclados ainda se dividem em “qwerty”, “xpert” ou “azerty”, siglas que dizem respeito às primeiras letras da esquerda para a direita.

Para adaptar um teclado de linguagem distinta, é preciso fazer um processo rápido de configuração no painel de controle do computador.

Backlight

Outra característica é a iluminação por trás das teclas, um fator que auxilia os usuários que gostam de utilizar o computador à noite. É importante lembrar que só é possível instalar um modelo novo com backlight se o original também tinha essa funcionalidade.

Isso porque os tipos que apresentam esse recurso têm dois cabos flat e precisam de dois slots de encaixe no notebook.

Por outro lado, um teclado com backlight funciona em um aparelho que não tenha essa função, mas não vai ser mais iluminado.

Tecla alta ou baixa

Também existe a opção de tecla alta ou baixa, que é um fator relacionado com o design, mas também com a usabilidade e o conforto. Essa é uma questão que acontece geralmente em modelos nacionais de notebook.

Se o aparelho tem teclado com frame e tecla alta, adquirir um modelo com tecla baixa pode ser uma escolha ruim, pois a digitação ficará desconfortável. Isso porque as teclas ficarão “abaixo da linha do frame”.

Os teclados de componentes baixos são melhores para digitação rápida, ou seja, indicados para quem utiliza muito o computador com essa finalidade; ao passo que a tecla alta não prejudica, se o foco não for esse.

Qualidade sonora

O som que alguns componentes fazem é um dos fatores que interferem na satisfação do usuário. Por isso, se o objetivo for usar para atividades que precisam de concentração, é interessante investir em modelos silenciosos, que não apresentem sons altos nem atritos, como os gerados por teclas mais afastadas.

Point Stick

Alguns modelos também apresentam a opção de um mouse acoplado, o chamado Point Stick. Esse mouse geralmente vem no meio do teclado, e alguns também têm botões que simulam o lado esquerdo e direito do periférico. É útil se for inviável para o usuário utilizar o acessório de maneira separada.

Como vimos, escolher um teclado não é uma tarefa tão simples quanto parece, mas fica bem mais fácil se o comprador conhecer bem suas opções. Para otimizar esse processo, é importante contar com uma boa loja, que ofereça boas e variadas opções, como a BB Baterias.

Assim, a compra é mais segura e confiável, com a certeza de que o produto será útil para aumentar a produtividade. Isso também ajuda a organizar a vida profissional e otimizar os resultados sem grandes transtornos para o dia a dia. Dessa forma, você pode focar aquilo que é prioridade.

Gostou de aprender mais sobre os principais modelos de teclado para notebook? Então, confira as diversas opções de marcas disponíveis em nossa loja!