Atualizado em 24 de agosto de 2020.
Tempo de leitura: 6 minutos
Em certos momentos, podemos nos deparar com algumas situações na tela do notebook onde resoluções mal configuradas acabam deixando imagens achatadas ou embaçadas, com ícones pequenos ou fora da área visível da tela. Essa situação inegavelmente prejudica a experiência do usuário com seu aparelho, e, para te ajudar a verificar se a sua resolução está de acordo para oferecer o melhor desempenho em seu aparelho, iremos trazer, nesse texto, dicas e instruções para que você esteja apto a identificar a resolução da tela do notebook.

O QUE É A RESOLUÇÃO DA TELA?

A resolução de sua tela é a grande responsável pela qualidade das imagens reproduzidas em seu computador portátil. Ela é formada a partir do número de pixels que apresenta e a disponibilização deles de maneira vertical ou horizontal. Os pixels são a menor a parte de uma imagem e, na tela dos notebooks, são representados por pequenos quadrados. Se você se aproximar do monitor, poderá reparar que, na verdade, as imagens refletidas em nosso aparelho são um monte de pequenos quadradinhos.

Quanto mais pixels tivermos, melhor será a qualidade da imagem apresentada. Dessa maneira, um boa a resolução se torna particularmente, especialmente para aqueles usuários que lidam diariamente com edição de imagens, vídeos ou executam programas que exigem uma alta resolução para funcionarem da melhor maneira.

PROBLEMAS COM A RESOLUÇÃO DA TELA DO NOTEBOOK  

Após conhecer esses conceitos iniciais, você conseguirá ter uma noção maior a respeito da qualidade de sua resolução. Se você nota que seu notebook começou a reproduzir imagens achatadas, embaçadas ou então, que as imagens possuem pequenos cortes fora da área visível da tela, a resolução de sua tela está comprometida. Esse incidente pode ser causado por alguns fatores. Entre eles, podemos destacar inconsistências no driver da placa de vídeo e até mesmo problemas com malwares que invadiram seu computador portátil, prejudicando o notebook de maneira geral.

Leia também

Como calibrar a tela do notebook
Mancha verde na tela do notebook: o que é e como resolver

VERIFICANDO A RESOLUÇÃO DA TELA DO NOTEBOOK

Agora, vamos te ensinar a realizar a verificação da resolução de sua tela para te ajudar a encontrar a definição correta para seu aparelho. O procedimento é bastante simples e pode ser feito em poucos minutos, a partir de dois passos básicos.

1: O passo inicial é acessar a área de trabalho e, em seguida, clicar com o botão direito para selecionar a opção “Resolução de Tela”.

2: Em seguida, em seu monitor aparecerá um menu com as configuração da tela. Selecione a opção “Resolução”. Nesse caso, o notebook indicará qual a resolução máxima possível para a tela. Se, por acaso, sua resolução estiver fora dos padrões que são recomendados pelo aparelho, é indicado que você realize a alteração, colocando-a na medida correta.

Esse processo pode ser realizados nos principais sistemas operacionais Windows. Você deve lembrar sempre que quanto maior a resolução, mais qualidade a imagem reproduzida no notebook terá. Por isso, certifique-se de deixar sua resolução sempre nos parâmetros indicados pelo sistema. A alteração é perceptível e prejudica consideravelmente o desempenho visual da máquina.

Se a configuração da resolução não foi suficiente para sanar os problemas apresentados em sua tela, temos um indicativo de que o componente deve ser substituído, pois possui algum outro defeito mais grave que o impede de desempenhar as funções de maneira correta. Para trocar corretamente sua tela, você deve ter conhecimento técnico de alguns elementos importantes.

IDENTIFICANDO A TELA DO MEU NOTEBOOK

Para fazer a identificação da sua tela, você deve se atentar em algumas questões. Existem algumas maneiras de reconhecer o modelo, e o conhecimento de todas elas irá garantir a correta substituição do componente.  Abaixo, listamos alguns elementos que devem ser levados em consideração por você:

TAMANHO DA TELA

As telas são classificadas inicialmente pelos seus respectivos tamanhos. A medição nesse caso é feita em polegadas, e para identificar o tamanho de sua tela, você pode realizar uma pesquisa no site da fabricante do modelo. Essas informações deverão estar disponibilizadas lá, onde você poderá consultar todas as especificações técnicas do produto. Para um teste rápido, você pode ver o tamanho da sua tela em alguns sites, como o site WhatIsMyScreenResolution.

Geralmente, as telas dos notebooks mais vendidos (o notebook “padrão”) possuem entre 14 e 15 polegadas. No entanto, existem inúmeras variações. Outras medidas podem ser encontradas, e tudo vai depender do formato do aparelho em questão.

CONECTOR DA TELA

Uma outra forma de identificar seu modelo de tela é através do conector de seu notebook. Atualmente, as principais fabricantes utilizam diversos tipos de conectores diferentes, o que indica que nem todas as telas se encaixarão em todos os notebooks. Os conectores são particularmente importantes pois são eles que estabelecem a conexão entre a tela e a placa-mãe da máquina, possibilitando assim que a transmissão de dados de seu aparelho seja representada visualmente.

Os modelos mais comuns variam entre 20, 30 e 40 pinos, que deverão ser encaixados no notebook. No entanto, existem variações. Uma outra diferenciação diz respeito ao local de encaixe, que varia entre os aparelhos. Alguns tem a posição do conector localizados no canto superior e outros notebook, no canto inferior O lado também pode se modificar: alguns estão no lado esquerdo, e outros, no lado direito.

Canto inferior esquerdo:
Inferior direito:
Superior esquerdo:
Superior direito:

IDENTIFICANDO A TELA ATRAVÉS DO PART NUMBER

Para identificar o Part Number de seu notebook, basta seguir alguns passos muito simples. Primeiro, você deve retirar sua tela da “carcaça” do aparelho. Dependendo do modelo de seu notebook, você pode fazer isso desparafusando a tela ou simplesmente desencaixando o componente. É importante manter o aparelho desligado durante o processo. Se tiver alguma dúvida ao realizar esse procedimento, você pode procurar uma assistência técnica de confiança.

Após retirar a tela, procure por um conjunto de números e letras disponibilizado em uma etiqueta, que deverá estar colado na parte interna da tela. Esse conjunto é o Part Number, e pode estar localizado na parte superior ou inferior do componente, dependendo do modelo de notebook em questão. Obtendo essas informações, você estará apto para adquirir sua nova tela em lojas especializadas nesse tipo de produto. 


Na imagem, vemos um exemplo de Part Number de tela em destaque

ONDE COMPRAR TELA DE NOTEBOOK

Para substituir a tela de seu aparelho, é indicado que você procure marcas de confiança, que possuam ampla variedade de produtos, as maiores garantias e reconhecimento de mercado, clientes e profissionais. Esse é o caso da BB Baterias.

BB Baterias é especializada em componentes para notebook, como bateriasfontes e teclados. Além disso, conta com uma ampla variedade de telas para notebook, as quais possuem a maior garantia do mercado – 3 anos. Esse prazo é dado pois asseguramos a qualidade de nossos produtos, que são originais. No nosso site, você também terá acesso a condições de pagamento especiais para que tenha plena satisfação na hora compra.

Estamos pronto para lhe auxiliar em todos os tipos de problemas que envolvem os notebooks! Na hora de trocar ou substituir componentes danificados, ou simplesmente para tirar dúvidas e receber dicas de cuidados e melhorias que podem ser realizadas em seu aparelho, você pode contar sempre com a BB Baterias.