Você já ouviu falar das funções escondidas no Android? Deixadas em segredo pelos desenvolvedores, elas oferecem mais benefícios para os usuários que sabem como encontrá-las.

Existem jogos secretos, possibilidade de otimizar o uso da bateria e até mesmo formas de acessar seu Android por outro celular. Todas essas funcionalidades se encontram nas mais diversas versões do Android e podem ser usadas por seus donos.

Pensando nisso, colocamos abaixo uma lista com 6 funções escondidas no Android para você aproveitar ao máximo seu smartphone. Confira!

1. Jogos escondidos

Toda versão do Android possui um “Easter Egg” ou jogo escondido em suas configurações. Nos modelos Marshmellow e Lollipop, o game é uma versão do jogo Flappy Bird, um mini android que você pressiona a tela para que ele pule e passe entre os obstáculos. 

Para acessar o jogo, siga as seguintes orientações:

  1. clique em “Configurações”;
  2. selecione “Sobre o telefone”;
  3. dê três toques rápidos na opção “Versão do Android”;
  4. pressione a letra que surgirá na tela;
  5. dê um longo toque na tela.

A letra varia conforme a versão do Android do seu aparelho, sendo no Marshmellow um “M” e no Nougat um N.

2. Bateria restante

Outra funcionalidade escondida no sistema operacional Android é a opção de visualizar o tempo restante da bateria do aparelho. No mesmo local é possível visualizar o quanto cada aplicativo do seu sistema consome de bateria e desativá-los para maior aproveitamento do tempo. O acesso é feito clicando em “Configurações” e selecionando a opção “Bateria”. 

3. Consumo reduzido de bateria

No mesmo local do item anterior existe uma funcionalidade chamada “Economia de bateria”, que otimiza o desempenho do seu aparelho e reduz o consumo de energia em até 30%. Para isso, o sistema reduz o nível de vibração, desativa aplicativos de segundo plano e funções de localização.

4. Usuário convidado

Mais um recurso escondido no Android é o “usuário convidado”, funcionalidade que permite que um usuário acesse seus aplicativos e arquivos através de outros celulares com sistema Android. Para isso, basta acessar “Configurações”, selecionar “Usuários” e depois a opção “Convidado”.

Automaticamente o sistema abre um novo usuário, com todos os aplicativos instalados no aparelho. Porém, para usá-los, a pessoa precisa fazer seu login na conta Google e outros apps, como WhatsApp, Facebook e e-mail.

5. Mensagem na tela de bloqueio

Uma funcionalidade muito útil que está escondida no Android é a possibilidade de incluir uma mensagem para ser apresentada em sua tela de bloqueio. Em caso de perda, ela serve para ajudar quem encontrou o aparelho a fazer sua devolução, uma vez que a maioria das pessoas usam senhas de bloqueio.

Para ativar a mensagem, vá até “Configurações”, selecione “Segurança” e a opção “Mensagem de bloqueio”. Formule a mensagem desejada e selecione a opção “Salvar”. Uma dica é colocar um e-mail para contato ou outro telefone.

6. Acesso remoto

Ter seu celular roubado é algo que acontece com frequência. Para lidar com essa situação, é possível usar uma funcionalidade de acesso remoto, que permite a execução de funções como alteração de senha, bloqueio da tela ou exclusão de arquivos e dados, sem estar com o smartphone em mãos.

Para ativá-la, acesse “Configurações”, clique em “Segurança”, selecione “Administradores do dispositivo” e ative o “Gerenciador de dispositivo”. Com isso feito, quando precisar, basta acessar esse site e seguir as orientações.

Essas são as funcionalidades secretas que você pode usar no Android para facilitar seu dia a dia. Siga as orientações do nosso post para aproveitar cada uma delas e não perder esses benefícios!

Agora que você já conhece as funções escondidas no Android, que tal aprofundar seus conhecimentos em sistemas operacionais? Confira as funções do iOS 11 que são desconhecidas pela maioria das pessoas!