Atualizado em 4 de março de 2024.
Tempo de leitura: 5 minutos

Se você tem um desktop ou notebook, provavelmente já ouviu falar bastante de dois elementos que fazem parte dos equipamentos e são fundamentais para fazer os aparelhos funcionarem. Esses elementos são o hardware e o software, presentes basicamente em todos os notebooks e possibilitando que você usufrua do aparelho plenamente. Nesse texto, vamos te explicar a diferença entre eles e te dar alguns exemplos de hardware e software. Acompanhe! 

O QUE É HARDWARE?

Para começar a falar da diferença entre hardware e software, vamos iniciar com a definição do primeiro. Assim, podemos dizer hardware corresponde aos componentes físicos do notebook, ou seja, são as peças e aparatos eletrônicos que, ao se conectarem, permitem que o aparelho funcione. O termo também se refere ao conjunto de equipamentos acoplados em produtos que necessitam de gerenciamento computacional. Um dos tipos de hardwares mais comuns e populares são entre os usuários de notebook são os processadores.

Além disso, é possível também estabelecer uma divisão entre quatro elementos:

  • Dispositivos de entrada: são os componentes que o usuário conecta, como teclado e mouse.
  • Dispositivos de saída: são os componentes que traduzem os dados recebidos para uma linguagem acessível ao usuário, como o monitor e as caixas de som.
  • Componentes internos: são os itens que se conectam entre si para que o computador funcione.
  • Dispositivos de armazenamento secundário: Os responsáveis por armazenar os dados de forma permanente no notebook.

É correto afirmar que um dos fatores mais influentes no que diz respeito a agilidade do computador portátil é a capacidade de armazenamento de dados do hardware e sua eficácia para trocar informações entre os itens que integram o notebook.

EXEMPLOS DE HARDWARE

Temos uma série de exemplos de itens que podem ser enquadrados na categoria de hardwares. Eles geralmente costumam ser divididos em internos e externos, para um melhor entendimento do usuário.

Hardwares internos: memória RAM, HD, SSD, processador e placa-mãe. Esses itens, como a própria classificação indica, estão localizados na parte interna do aparelho.

Hardwares externos: tela, teclado e o pen drive, além de outros periféricos bastante utilizados, como mouse, impressora, microfone e webcam.

Leia também
Saiba como fazer o backup do notebook
Como formatar o HD do notebook

O QUE É SOFTWARE?

Software, de uma maneira geral, é a parte lógica de um notebook, que é desenvolvida através de códigos e linguagens feitos por programação. Ele é formado pelo conjunto de instruções dadas a um computador, que devem ser seguidas e executadas por um mecanismo, de modo que ele execute determinada tarefa.

Estas instruções são as que criam as ações dentro de programas e permitem a execução deles. Cada ação é determinada por uma sequência, que são agrupadas para formar o programa. Uma vantagem do software para o hardware é sua durabilidade, já que, como não se trata de um componente físico, não irá desgastar com a ação do tempo. Uma desvantagem, contudo, é que esses elementos estão suscetíveis a ação de malwares que podem atingir o notebook.

Para dividir os diferentes tipos de softwares existentes, podemos classifica-los em três grupos distintos:

  • Software de sistema: são programas que permitem a interação do usuário com o aparelho. Como exemplo podemos citar o Windows, que é um software pago; e o Linux, que é um software livre.
  • Software de aplicativo: são programas que geralmente são usados rotineiramente pelo usuário, permitindo a realização de várias tarefas, das mais básicas as mais complexas. Como exemplo, podemos citar os editores de texto, planilhas, navegador de internet, entre outros
  • Software de programação: utiliza do conhecimento lógico e da linguagem de programação orientada objetos, com o intuito de desenvolver novos softwares e sistemas. Esses programas podem ser escritos por diferentes linguagens de programação e costumam ser melhor utilizados por profissionais especializados na área de TI.
diferença entre hardware e software

EXEMPLOS DE SOFTWARE

O software, como você já sabe, está presente não apenas nos notebooks e desktops mas, também, em aparelhos como o celular, tablet, TV, video game, e muitos outros. Ele pode ter várias formatos, seja por meio de um editor de textos, um navegador, um editor de fotos, um jogo, aplicativo de streaming ou um sistema de compatibilidade. Sem os softwares, os notebooks ficam basicamente sem função, pois seriam um espaço sem programas, aplicativos e outras funcionalidades características dos softwares.

Existem uma série de exemplos desses elementos. Como alguns dos mais conhecidos, podemos citar os programas do pacote Office, navegadores de internet (Explorer, Google Chrome, Mozila Firefox, Opera, entre outros) e outros aplicativos diversos muito usados pelos usuários, como o Java, Adobe e Skype.

ONDE COMPRAR HARDWARES PARA NOTEBOOK

Agora que você já conhece a diferença entre hardware e software, pode se sentir mais a vontade para adquirir componentes que irão ajudar o seu notebook a obter um desempenho melhor. Itens como bateria, fonte e tela tem um tempo determinado de vida útil e, por isso, precisarão ser substituídos em algum momento. Por isso, procurar lojas especializadas em itens para notebooks e que vendem uma série de itens de hardware é uma escolha fundamental para o bom funcionamento d e seu notebook.

A BB Baterias é esse tipo de empresa, especializada há mais de uma década em componentes para notebook, como bateriasfontes e teclados. Ao acessar nosso site, você também terá acesso a condições de pagamento especiais para que tenha plena satisfação na hora de adquirir o produto desejado. Se você procura qualquer item para otimizar o desempenho de seu notebook, acesse o site da BB Baterias e confira a nossa ampla variedade de modelos de hardware para seu computador portátil. Um dos problemas que podem exigir a troca de componentes de hardware é quando o notebook esquenta muito. No vídeo a seguir, saiba mais sobre esse problema e como se proteger.