Atualizado em 22 de dezembro de 2021.
Tempo de leitura: 6 minutos

A tela do notebook pode apresentar uma série de problemas. Por ser a nossa visão do que selecionamos e comandamos, uma tela de notebook com imperfeições acarreta em um grande prejuízo ao usuário, podendo, inclusive, inviabilizar o uso do aparelho, a depender do caso específico. 

Um desses problemas pode ser a tela do notebook toda branca. Vocês sabe como esse problema pode acontecer? E como resolver esse inconveniente? Nesse texto, te respondemos esse e outros questionamentos que envolvem a conservação desse componente que é tão importante para um computador portátil. Acompanhe! 

O QUE DEIXA A TELA DO NOTEBOOK TODA BRANCA

Assim como uma série de outras situações que podem ocorrer em outros componentes do notebook, os principais causadores da tela de notebook toda branca podem derivar tanto do hardware quanto do software. No entanto, para esse caso, a grande da maioria dos casos estará envolvido com problemas no primeiro, como veremos na sequência.

PROBLEMAS NO HARDWARE

Alguns dos problemas mais frequentes que podem deixar a tela de seu notebook toda branca são:

Problema relacionado ao cabo flat da tela: este é um dos principais causadores da tela branca do notebook. Ele pode acontecer quando o cabo que transmite o sinal da placa-mãe para o monitor está, simplesmente, desconectado.

Erro no chip VGA: em alguns aparelhos que apresentam a placa de vídeo removível, pode haver falha no chip VGA, componente que é responsável por gerenciar a alimentação e o desligamento do aparelho;

Placa-mãe com defeito: quando há algum defeito na placa-mãe de seu notebook, ocorre a perda de tensão entre a placa que alimenta a tela, causando defeitos visuais. Entre esses defeitos, pode ocorrer o surgimento da tela branca.


Dano físico: a tela do notebook apresenta algum problema físico, que pode ter sido ocasionado uma queda brusca, um impacto ou então por derramamento de líquidos sobre a tela.

Problemas na bateria: Embora não tão comum, a tela branca na tela do notebook pode ser causada por problemas ligados a bateria do aparelho.

Além das causas citadas acima, outros pontos podem ser responsáveis por uma tela de notebook branca, como o IC (espécie de dispositivo de lógica programável) de decodificação de cores está com defeito, ou quando há um aumento de tensão da tela, que pode estar quebrada, embora não aparente. Em último caso, também é possível que tela LCD que faz parte da composição da tela esteja apresentando defeito.

LIDANDO COM VÍRUS NO NOTEBOOK

Um outro fator que também pode ocasionar a tela branca em seu notebook é a presença de vírus na máquina. Para evitar o aparecimento desses “intrusos”, cuidado com downloads e evite frequentar sites considerados suspeitos, com muitos anúncios atrativos e layout diferente das páginas mais acessadas.

Também é fundamental contar com a presença de um antivírus para garantir uma maior proteção. Existem diversas opções para a escolha do usuário. Entre alguns dos programais mais reconhecidos e eficientes, destacamos o Norton, o Bull Guard e o Panda Security. Conte com eles para assegurar que sua máquina esteja segura.

COMO RESOLVER O PROBLEMA

Para resolver o problema de tela do notebook toda branca, alguns procedimentos devem ser realizados.

O passo mais básico e simples de todos é reiniciar o aparelho. Esse procedimento pode resolver alguns problemas então, por sua rapidez, é a primeira ação a ser testada. Em caso de insucesso na tentativa, você pode retirar a sua bateria do aparelho. Retire também todos os periféricos. principalmente os com porta USB. Pressione o botão de liga e desliga por 15 segundos. Em seguida coloque a bateria e veja se o computador liga normalmente e a tela do notebook toda branca desapareceu.

Este procedimento faz com que a energia seja drenada e pode resolver o problema da tela branca no notebook.

Se essas duas medidas iniciais não funcionaram, é hora de partir para outras verificações um pouco mais complexas.

VERIFICANDO VGA E O CABO-FLAT DA TELA

Uma segunda etapa para tentar resolver o problema de tela branca no notebook exige que o equipamento seja conectado a um cabo VGA em outro monitor. Desta maneira, será possível verificar se há problema na conexão do cabo flat ou na configuração da tela. Em caso de dúvida no procedimento, leve seu aparelho a uma assistência técnica de confiança.

Entretanto, caso o notebook tenha sofrido uma queda brusca e sua tela tenha se desencaixado junto ao aparelho, pode ser que a conexão do flat tenha perdido contato com a máquina, ocasionando o erro. Há também a possibilidade de o equipamento ter passado por uma manutenção e o flat não ter sido conectado corretamente assim como algum outro cabo. Então, é preciso avaliar tais possibilidades e se possível, abrir e verificar como estes itens se encontram posicionados em seu aparelho. Se notar qualquer alteração, é possível que isso tenha originado a tela branca em seu notebook.

Neste caso, o problema pode ser definido como um monitor sem sincronismo, ocasionando o defeito visual em sua tela.

COMO CUIDAR DA TELA DO NOTEBOOK

A tela de notebook precisa ser cuidada, como qualquer outro componente. Essa medida é fundamental para prolongar a vida útil do componente. As telas estão sujeitas a exposição o tempo todo. Dessa maneira, realizar o processo de limpeza nesse componente se torna fundamental para a boa conservação do aparelho. As telas exigem cuidado redobrado ao limpar, pois qualquer pressão extra ou produto aplicado de maneira equivocada pode significar danos físicos irreparáveis ao display.

O passo mais simples mas não por isso menos importante é realizar a limpeza física do componente. Para isso, o usuário basicamente irá precisar de um pano macio e limpo e produtos específicos para esse tipo de manutenção, que podem ser encontrados em lojas de informática. Importante: durante o processo, mantenha o notebook desligado, para evitar qualquer tipo de risco ao aparelho.

Para continuar a preservar a tela de seu notebook, existem alguns outros cuidados básicos que podem ser adotados. Em primeiro lugar, é fundamental manter o seu aparelho em local limpo e tomar cuidado para não derramar alimentos e bebidas sobre a tela. É importante fugir da tentação de comer “em cima” do aparelho, mesmo em dias corridos, pois sempre existe o risco de derramar algo, e isso pode danificar o componente.

Outra questão relevante é lembrar de utilizar uma case para notebook se você costuma transportar o dispositivo. Essa atitude fará com que a tela se mantenha mais limpa e pode interferir de maneira positiva na durabilidade do produto, já que esse tipo de prevenção costuma evitar batidas e contatos bruscos diretamente na tela, o que diminui consideravelmente o risco de danificar o produto externamente.

LEIA TAMBÉM
Mancha verde no notebook: o que é e como resolver
Como verificar a resolução da tela do notebook

QUANTO CUSTA UMA TELA DE NOTEBOOK

Muitos usuários acreditam que a a troca de tela invariavelmente irá custar caro. No entanto, é importante ressaltar que um componente novo e de qualidade irá garantir o bom uso de seu notebook por muito tempo, se bem conservado. O valor de mercado de uma tela nova irá custar aproximadamente 10% do preço do equipamento. Considerando que um aparelho novo, acompanha o valor do dólar e a demanda do mercado, é correto afirmar que investir em uma nova tela é uma opção segura e em conta para evitar uma troca completa em seu aparelho.

Para fazer a melhor opção na hora da substituição do componente, é indicado pesquisar preços e, acima de tudo, certificar-se de que você está comprando de empresas sérias e seguem todas as normas de qualidade do mercado.

ONDE COMPRAR TELA PARA NOTEBOOK

Para substituir a tela de seu aparelho, é indicado que você procure marcas de confiança, que possuam ampla variedade de produtos, as maiores garantias e reconhecimento de mercado, clientes e profissionais. Esse é o caso da BB Baterias.

BB Baterias é especializada em componentes para notebook, como bateriasfontes e teclados. Além disso, conta com uma ampla variedade, é claro, de telas para notebook, as quais possuem a maior garantia do mercado – 3 anos. Esse prazo é dado pois asseguramos a qualidade de nossos produtos, que são originais. No nosso site, você também terá acesso a condições de pagamento especiais para que tenha plena satisfação na hora compra. Se você procure uma tela nova para seu notebook, acesse o site da BB Baterias e confira a nossa ampla variedade de modelos.