Atualizado em 16 de outubro de 2023.
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Na hora de utilizar nosso notebook em escritório ou home office, é importante que estejamos atentos a alguns cuidados para obter a melhor experiência durante o tempo de uso do aparelho. Na parte ergonômica (isto é, a interação que o homem possui com os elementos em seu ambiente de trabalho), é necessário ter uma postura corporal adequada para poder realizar as tarefas de maneira mais confortável. Hoje, vamos te mostrar algumas dicas de ergonomia para que você consiga conciliar conforto, produtividade e bom uso de seu aparelho. Acompanhe!

O QUE É A ERGONOMIA?

Talvez você não esteja familiarizado com o conceito de ergonomia. Ela é uma ciência responsável por estudar a relação entre o ser humano e os aparelhos utilizados por ele em sua jornada de trabalho, buscando, dessa forma, um equilíbrio ideal para que as funções possam ser exercidas sem qualquer prejuízo ao corpo da pessoa.

Basicamente, quando falamos em ergonomia, estamos lidando com a prevenção de acidentes de trabalho e correção de erros que possam estar prejudicando o rendimento do trabalhador. Seja no ambiente home office ou presencialmente, as principais empresas hoje se preocupam bastante com o bem-estar de seus funcionários, pois isso invariavelmente gera frutos para ela.

Um funcionário que segue todas as recomendações relacionadas a postura e melhor maneira de se trabalhar acaba, por consequência, sendo mais produtivo e, dessa forma, empregado e empregador saem ganhando nessa relação. Portanto, a ergonomia é muito importante nesse sentido.

A IMPORTÂNCIA DA ERGONOMIA

A ergonomia está encarregada de verificar as condições gerais de trabalho, tais como, a postura, a iluminação, os ruídos do ambiente e a temperatura onde é excercida as atividades, seja em escritório ou home office. Geralmente, esses elementos, quando não estão em ordem, são os principais causadores de males na área de saúde física e mental.

Vamos dar alguns exemplos práticos? A iluminição pode, por exemplo, causar danos à visão e, com isso, contribuir para um baixo desempenho da capacidade de produção de uma pessoa, seja em um escritório ou em uma fábrica.

Já exposição a elevados índices de temperaturas (muito calor ou muito frio) ou então umidade alta no ambiente de trabalho irão influenciar de maneira negativa a produtividade e aumentarão, assim, o índice de erros, além de poder causar danos a saúde do funcionário. O notebook também poderá ser prejudicado nessas condições.

As principais doenças associadas a má postura no ambiente de trabalho

Manter rotineiramente uma postura inadequada ao trabalhar pode desencadear uma série de problemas as saúde. Existem algumas doenças que podem ser causadas exclusivamente pelo má postura no ambiente de trabalho. Entre as principais, podemos destacar;

LER (Lesão de esforço repetitivo)

Lesão por Esforço Repetitivo (LER) e as Doenças Osteoarticulares Relacionadas ao Trabalho (DORT) também podem ser frequentes. Os dois casos estão relacionados com movimentos repetitivos e contínuos, que geram desgaste e lesões nos nervos, tendões e músculos. A má postura e o esforço exagerado são as principais condições para o surgimento da LER, e por isso, as dicas de ergonomia são tão importantes para evitar o aparecimento dessas comorbidades.

Problemas na coluna

A má postura ao trabalhar afeta toda a coluna, desde a parte cervical (região do pescoço) a parte torácica (costas), passando também pela região lombar (parte próxima dos quadris). A tensão e o estresse na musculatura podem causar graves dores e desconfortos a quem não adota uma postura adequada

Além disso, existem outras patologias que podem ocorrer, como lordose, escoliose e cifose, que alteram a linha correta e natural da coluna, gerando curvaturas e concavidades que causam dores bastante intensas. Entre os outros problemas envolvendo a coluna e que podem ter relação com a má postura, podemos destacar a hérnia de disco e o bico de papagaio.

Cifose torácica

pode ocorrer principalmente em asmáticos que, em virtude das dificuldades respiratórias que possuem, acabam adquirindo uma postura incorreta para conseguir respirar melhor no momento em que realizam suas atividades.

Tenossinovite

outro problema que também é bastante comum e causa inflamação na região dos tendões, que dependendo do caso, pode evoluir para espasmos de dor. Quando o profissional utiliza má postura para realizar suas funções, acaba fazendo muito esforço, o que pode acarretar no surgimento da doença.

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DICAS DE ERGONOMIA PARA HOME OFFICE

Muitas pessoas utilizam o home office como ambiente de trabalho, seja de maneira permanente ou temporária. Por isso, é importante para o usuário de notebook estabelecer alguns métodos para tornar esse espaço o mais confortável possível, a fim de otimizar a produção no trabalho. Separamos algumas dicas de ergonomia que irão ser bastante úteis.

  1. Escolha um local adequado para trabalhar. Realizar as tarefas de maneira mais “acomodada” (na cama ou sofá, por exemplo) pode ser bastante atrativo, mas uma longa duração durante o dia nesses espaços poderá provocar dores e forte indisposição. Por isso, priorize um ambiente que lembre um escritório, com mesa na altura adequada e uma cadeira confortável.
  2. Nunca abra mão do conforto. Não é porque você não deve trabalhar deitado ou no sofá que você não deve se preocupar com seu conforto durante a jornada de trabalho. Aqui, uma cadeira de qualidade acaba se tornando o elemento principal. Evite estofados quentes e pesados, pois, além de aumentarem a sensação de calor, o suor incomoda bastante. Materiais como algodão, nylon e lycra serão muito bem-vindos.
  3. Procure trabalhar em locais bem iluminados, ventilados e sem barulho. Além da postura corporal e a altura de móveis e materiais que serão utilizados, alguns fatores do ambiente de home office também podem representar prejuízo a sua produtividade. Uma boa iluminação deve ser assegurada de modo que não haja sombra no monitor, e tampouco incomode seus olhos. A ventilação também é importante e ajuda a renovar o ar ambiente. Locais com janelas são os melhores, mas na falta delas, um ventilador e o ar-condicionado são bons substitutos, em caso de dias quentes. E lembre-se: sempre procure a temperatura ideal para deixar seu home office mais aconchegante.
  4. Em determinados momentos, faça pausas e alongamentos. Ficar muito tempo na mesma posição faz mal para a circulação sanguínea e para a musculatura. A dica para melhorar a ergonomia no home office, dessa forma, é fazer pequenas pausas e alongamentos. O ideal é estabelecer um tempo de até 2 horas de trabalho ininterrupto para, após isso esse período, se levantar, fazer uma breve caminhada pela casa e executar alguns alongamentos para braços, costas e pernas.

DICAS DE ERGONOMIA PARA ESCRITÓRIO

As dicas de ergonomia para o escritório são muito semelhantes ao ambiente do home office. Muitas das coisas que precisam ser alinhadas para o bom desempenho do trabalhador são de responsabilidade de empresa. Proporcionar um local arejado, com boa iluminação, cadeiras confortáveis e mesa na altura correta para cada indivíduo são ações básicas que devem ser adotadas pelos gestores.

Com as condições de trabalho ideias proporcionadas, você pode seguir alguns passos para garantir que irá desempenhar suas funções da melhor maneira possível. Ao sentar, mantenha o braço alinhado ao tronco e permaneça com olhar fixo a tela, direcionado para frente. Além disso, você deve manter os ombros relaxados e os pés apoiados no chão, para auxiliar na sustentação das pernas e, consequentemente, permanercer com a postura adequada.

Outro dica mportante é lembrar sempre de deixar seu local de trabalho limpo e bem organizado. Não se esqueça de que você irá passar boa parte de sua semana naquele ambiente e, por isso, ele deve estar agradável o suficiente para te fazer render mais.

A exemplo do home office, você também deve, de tempos em tempos, se levantar, beber água, olhar para a janela, se alongar… o ser humano necessita desses momentos para não acabar sobrecarregando o corpo e a mente.

A norma regulamentadora relativa a Ergonomia

No Brasil, existem leis que visam garantir a ergonomia como uma atividade A norma regulamentadora nº 17 tem como objetivo estabelecer os parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características próprias de cada trabalhador de modo a proporcionar uma experiência de máximo conforto e segurança, levando ao desempenho eficiente na produção das atividades.

De acordo com a norma regulamentadora, para avaliar a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, cabe ao empregador realizar a análise ergonômica do trabalho, para garantir ao empregado as melhores condições de trabalho.

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Esperamos que as dicas a respeito da ergonomia sejam uteis para você na rotina de trabalho! E lembre-se sempre: se precisar de qualquer auxílio para seu notebook, é só acionar a BB Baterias.