Atualizado em 21 de agosto de 2023.
Tempo de leitura: 5 minutos

Os notebooks se popularizaram ao longo dos anos por serem ótimos parceiros pela potência e durabilidade da bateria que eles oferecem, sendo utilizados em qualquer lugar para fins de trabalho, estudo ou lazer.

Porém, muitas pessoas ainda tem dúvidas relacionadas ao carregamento do notebook, afinal, em algum momento o carregador deverá ser conectado junto a máquina, já que a autonomia da bateria, como sabemos, é limitada. Entre as perguntas mais frequentes está a se é saudável utilizar o notebook na tomada e se essa maneira não irá prejudicar o computador portátil.

Essas questões são muito importantes, afinal elas podem ajudar a prolongar a vida útil do seu aparelho. Nesse texto, vamos tirar suas dúvidas sobre o ato de usar notebook na tomada. Acompanhe! 

NOTEBOOK NA TOMADA FAZ MAL?

Muitas pessoas ainda acreditam que usar o notebook na tomada pode ser um ato prejudicial a bateria. Mas será que isso é mesmo verdade? Para responder a essa pergunta, é interessante entender como as baterias atuais funcionam. Os modelos presentes na grande maioria dos notebooks possuem um dispositivo que controla o armazenamento de energia, o qual desativa o carregamento da bateria quando ela chega ao nível 100% de carga, evitando desgaste desnecessário e possibilitando a energia do carregador ir direto para o notebook. Esse é o método principal utilizado pelas fabricantes para que as baterias não mais “viciem”.

Ou seja, ao completar a carga da bateria, o dispositivo será capaz de concluir que o processo de carregamento foi realizado e, assim, irá redirecionar a energia da fonte diretamente ao notebook, sem envolver a bateria. Uma identificação visual disso pode ser feita através dos LEDs de carga de bateria e indicativos presentes na fonte, que trocam de cor ou se a apagam para indicar que a carga está completa. Assim, você pode ficar livre para usar o notebook na tomada sem maiores preocupações.

Podemos concluir, então, que usar o notebook na tomada, ao contrário do que alguns usuários pensam, pode ser uma experiência benéfica ao aparelho, pois evita que você gaste com frequência os ciclos de energia que são os medidores da vida útil da bateria. Caso você use a máquina sem o carregador, o recomendado é que a recarga seja iniciada quando a bateria apresenta níveis medianos, como 20%, por exemplo. 

No entanto, evite deixar seu aparelho conectado na tomada quando estiver ausente ou simplesmente não estiver utilizando. Isso significa um esforço desnecessário para a fonte e não produz nenhum beneficio que justifique a ação. Na verdade, é justamente o contrário: aparelhos ligados o tempo inteiro na tomada são capazes de prejudicar o funcionamento do carregador a médio e longo prazo.

Leia também
Os cuidados necessários com o teclado do notebook
Cuidados com bateria do notebook

DEVO RETIRAR A BATERIA PARA USAR O NOTEBOOK NA TOMADA?

Essa é uma outra dúvida muito frequente entre os usuários de notebook. Muitos, aliás, nem sabem que é possível utilizar o notebook sem a bateria. Esse movimento tem prós e contras.

Naturalmente, a principal vantagem em usar o notebook sem bateria é que, dessa forma, você está preservando seu componente e aumentando sua vida útil, já que os ciclos de energia não estão sendo gastos pois a bateria nem sequer está sendo utilizada pela máquina.

No campo das desvantagens, é correto dizer que não usar a bateria no aparelho pode colocar o aparelho em risco em uma queda brusca de energia, já que a bateria serve como uma espécie de No-Break para o notebook. Uma outra desvantagem clara é a impossibilidade de usufruir da principal característica e a que difere o notebook dos outros computadores: a autonomia longe das tomadas.

Além disso, procure utilizar o notebook com a bateria pelo menos a cada 15 dias. Ao retirar o componente, procure armazena-lo em local adequado, não exposto ao calor e nem a umidade, por exemplo.

OS CUIDADOS NECESSÁRIOS COM O NOTEBOOK

O notebook precisa de uma série de cuidados para manter seu funcionamento normal e para que possa apresentar um rendimento dentro do esperado pelo usuário. A boa notícia é que todas as ações podem ser feitas de forma prática, e não exigem um conhecimento técnico específico. Os cuidados com o notebook podem ser divididos em áreas específicas. Vamos começar com a bateria.

A principal medida de conservação da bateria é a calibragem, que consiste no ato de carregar e descarregar o componente por três vezes. Isso irá equalizar o nível de energia de cada uma das células que compõem a estrutura da bateria. Assim, você irá tornar sua bateria mais saudável e estará otimizando o desempenho do componente a médio prazo.

É importante também manter uma rotina de limpeza no aparelho. Higienize seu teclado com frequência. Para fazer isso, é necessário apenas ter em mãos um pincel de cerdas macias e panos macios, itens que já serão suficientes para evitar o acúmulo de poeira. Quanto à limpeza da tela, existem produtos apropriados para a higienização, os chamados limpa telas. Você encontra esses itens em lojas especializadas nesse tipo de comércio.

Uma outra medida de conservação importante é prestar atenção no momento de transportar o notebook. Em hipótese alguma transporte o aparelho enquanto ele estiver ligado, já que qualquer batida, mesmo leve, pode danificar o HD da máquina. E, se isso acontecer, você corre o risco de perder todas todas as informações armazenadas.

Para fazer o deslocamento adequado de seu computador portátil, o ideal é colocá-lo dentro de uma maleta ou mochila apropriada especificamente para a proteção do notebook. Não utilize bolsas ou sacolas que não são indicadas para o transporte do aparelho, pois elas podem danificar a estrutura e ainda ocasionar a quebra de componentes internos em caso de um contato mais brusco.

Por fim, dê atenção ao software. O software diz respeito aos programas e aplicativos presentes em seu notebook. A recomendação aqui é procurar manter as versões mais atualizadas desses programas. Além disso, conte com o auxílio de um antivírus para se defender das diversas ameaças que podem atingir seu computador portátil.

Gostou do texto? Então, se inscreva também em nosso canal do Youtube para receber dicas, tutorias e outros conteúdos em primeira mão.