Atualizado em 24 de janeiro de 2024.
Tempo de leitura: 7 minutos

A Positivo é uma das marcas mais conhecidas entre os usuários de notebooks. Sua principal peculiaridade é o fato de ser uma empresa de tecnologia brasileira, que nos últimos anos expandiu seus negócios e hoje fabrica, além de notebooks, tablets, smartphones, dispositivos de telemedicina e até mesmo equipamentos para escolas, exportando seus produtos para mais de 40 países. Entre as linhas de notebooks mais conhecidas da companhia está a Positivo Unique. No texto de hoje, você irá saber mais sobre a bateria para positivo Unique, como identificar o modelo correto do componente, além dos cuidados necessários para dar a sua bateria o maior tempo de vida útil possível.

PRINCIPAIS BATERIAS PARA POSITIVO UNIQUE

Existem diversas baterias para notebook Positivo Unique, já que esse estilo de equipamento é bastante popular entre os usuários no Brasil. Entre alguns dos modelos mais comercializados estão: Unique 60, Unique 68, Unique 85, Unique N4140, Unique S1620 e Unique N3955.

bateria positivo unique
Bateria para Notebook Positivo Unique 60

COMO IDENTIFICAR O MODELO DA BATERIA PARA NOTEBOOK POSITIVO

A identificação do modelo correto de bateria no notebook Positivo Unique não foge a regra de outros modelos de bateria. O usuário precisa ter os detalhes mais importantes do componente para estar apto a realizar a substituição, quando necessário. Para isso, o método mais indicado para reconhecer a bateria é através de seu part number.

O part number é uma espécie de CPF da bateria, responsável por levar ao usuário a confirmar se aquela bateria específica é compatível com o laptop.

O passo inicial é retirar tampa do equipamento. No caso da bateria interna, não há necessidade de desligar o aparelho e retirar o componente para encontrar o seu part number. Depois dessa ação, o que você deve procurar é um conjunto de número e letras que está inserido na bateria. Esse código pode estar impresso em uma etiqueta, ou, em alguns casos, estar estampado diretamente no produto. Antes dos números e letras, você deverá encontrar o identificador a partir de definições como Model, P/N, Type, entre outras. Todos esses termos estão se referindo ao part number da bateria. Ter o código correto do part number garante uma escolha segura quando o usuário precisar substituir o componente.

OUTRAS FORMAS DE INDENTIFICAÇÃO

Existem, ainda, outros maneiras menos utilizadas para reconhecer a bateria correto do notebook. A principal delas é através da voltagem. As principais voltagens atualmente utilizadas são as de 7.2V / 7.4V, 10.8V / 11.1V e 14.4V / 14.8V. Essa últimas são as voltagens referentes aos modelos de alto desempenho, que proporcionam uma autonomia maior a bateria. É importante dizer que essas duas informações são complementares, ou seja, que só elas sozinhas não definem a compatibilidade da bateria.

As voltagens variam de acordo com as células presentes em cada componente. Quanto maior a quantidade de células uma bateria tiver, maior será seu tempo útil de duração. Ela também pode apresentar variações de acordo com o agrupamento de células e, dependendo da arquitetura do modelo de notebook, é possível adicionar uma bateria com uma voltagem diferente da original.

bateria positivo unique
Após descobrir o part number da bateria, a tarefa de substituir o componente fica muito mais fácil.

Leia também
Quando devo carregar a bateria do notebook?
Como testar a bateria do notebook

COMO CUIDAR DA SUA BATERIA POSITIVO UNIQUE

Existem algumas dicas particularmente uteis que podem ajudar a aumentar a vida útil de sua bateria Positivo Unique. Para ajudar o componente a durar mais, essas recomendações devem ser seguidas a risca. tornando, assim, a chance de sucesso muito maior.

1. CALIBRE A BATERIA DO NOTEBOOK

O processo de calibragem da bateria de notebook basicamente é a ação de descarga e carga completa da bateria por três vezes. O procedimento é simples e fácil de ser realizado, sendo recomendado para todos os usuários de notebook. A calibragem é pois é responsável por equalizar o nível de energia de cada uma das células que compõem a estrutura da bateria. Dessa forma, você irá tornar sua bateria mais saudável, otimizando o desempenho do componente a médio prazo e aumentando sua vida útil.

Para agilizar o processo, você pode colocar em prática ações simples, como aumentar o brilho da tela ao máximo e executar vários programas ao mesmo tempo, por exemplo. Lembrando que sempre ao adquirir um novo produto é necessário realizar a calibragem do notebook.

2. REDUZA O BRILHO DA TELA

Essa pode ser a recomendação mais básica. Porém, não deixa de ser uma aliada importante na conservação da vida útil de sua bateria. Se você estiver precisando economizar energia, o indicado é reduzir a iluminação da tela até um nível que seja suficiente para você enxergar as tarefas que está executando. Cada aparelho tem seus atalhos próprios e teclas específicas para fazer isso, mas sempre é possível diminuir o brilho da tela pelas configurações do sistema operacional.

3. DIMINUA A RESOLUÇÃO

Quanto maior a resolução da tela, mais pixels irá precisar processar por vez e, com isso, mais energia é gasta no processo. Se você estiver simplesmente digitando um texto, a resolução Full HD não vai fazer diferença. Dessa maneira, caso precise economizar bateria, é possível ganhar algum tempo de vida útil apenas diminuindo a resolução da tela. Para fazer isso, clique com o botão direito na área de trabalho, selecione “Configurações de exibição”, depois “Configurações de vídeo avançadas” e, então, escolha a resolução.

4. NÃO DEIXE ABERTO MUITOS PROGRAMAS SIMULTANEAMENTE

De forma geral, abrir muitos programas ao mesmo tempo faz com que o notebook se esforce mais para realizar a leitura dos dados e realizar todas as tarefas. Consequentemente, esse fato faz com que a máquina acabe gastando mais bateria. Isso é especialmente ruim quando você possui pouca memória RAM. Quando a RAM fica lotada, o aparelho se obriga a fazer uso do processador para troca entre arquivos de programas diferentes, o que faz com que o consumo de energia aumente ainda mais. Além de ser melhor para a sua produtividade, realizar uma tarefa por vez irá permitir que sua bateria dure mais.

5. UTILIZE APLICATIVOS MAIS SIMPLES SEMPRE QUE POSSÍVEL

Programas mais pesados irão exigir mais de sua bateria, se comparado a programas mais leves. Substituí-los por alternativas menos complexas pode ser uma boa opção para fazer a bateria de seu notebook durar mais. Como exemplo: se você deseja realizar uma anotação simples, basta utilizar o Bloco de Notas do Windows em vez do Microsoft Word, sempre que for possível.

6. DESCONECTE O WIRELESS E PERIFÉRICOS

Desligue o Wi-Fi e o Bluetooth no momento em que essas ferramentas não estão sendo utilizadas. Os dois fazem uso da energia da bateria para procurar redes disponíveis e dispositivos e, por esse motivo, deixa-los ligados também é uma forma de acelerar o desgaste da sua bateria de notebook.

7. EVITE UTILIZAR O NOTEBOOK SOB ALMOFADAS OU TRAVESSEIROS

Usar seu computador portátil sobre almofadas, travesseiros ou cobertores pode também ser um fator responsável por diminuir a vida útil do seu componente. O motivo principal é que as baterias apresentam melhor desempenho em temperatura ambiente e, quando você coloca o aparelho sobre esses objetos, acaba aquecendo o item, prejudicando a médio prazo o funcionamento e tempo de vida útil da bateria. A longo prazo, essa medida pode até mesmo provocar o superaquecimento da bateria.

bateria positivo unique
Procure utilizar seu notebook em superfícies planas e firmes.

8. DESATIVAR APLICATIVOS EM SEGUNDO PLANO NO SISTEMA WINDOWS

Essa é uma dica bastante simples, mas muitos usuários não tem conhecimento que ela pode ser adotada. Para desativar os chamados aplicativos em segundo plano de seu sistema Windows, basta entrar no menu Configurações. Na sequência, clique em Privacidade. Uma nova aba será aberta, e nela, você encontrará disponível a função aplicativos em segundo plano. Chegando até aqui, basta desativar esse modo para contribuir para uma maior duração de sua bateria.

ONDE COMPRAR BATERIA PARA POSITIVO UNIQUE

Após constatar que você necessita de uma bateria nova para seu notebook Unique, alguns cuidados devem ser tomados na hora de escolher um componente novo. O principal deles, além da correta identificação do modelo, é ter a garantia de que você irá adquirir o produto em empresas confiáveis e que fornecem baterias de reconhecida qualidade.

BB Baterias possui uma ampla linha de produtos, que incluem bateriasfontestecladostelas e outros itens. Estamos atuando há mais de uma década no segmento de peças para computadores portáteis, possuindo ampla credibilidade de mercado e entre os nossos clientes. Além disso, nossas baterias contam com garantia de 14 meses e nossos consultores realizam o melhor atendimento pós-venda.

Tudo isso para fornecer a você as melhores soluções para notebooks. Se você precisar substituir seu modelo de bateria Positivo Unique, baste acessar nosso site e entrar em contato com nossos atendentes, que vão te ajudar a encontrar o modelo ideal para seu notebook.