Atualizado em 11 de setembro de 2018.
Tempo de leitura: 3 minutos

Como saber quando há um problema na fonte do computador? A frequência dessa dúvida tem justificativa: diferentemente do que ocorre na maioria dos componentes, as falhas envolvendo a fonte são indetectáveis pelo sistema operacional. Isto é, o computador não fornece notificações de erro precisas para nortear o usuário.

Outro agravante é a variedade de causas e sintomas que um problema na fonte implica. Praticamente, tudo que nos leva a suspeitas de danificação na memória RAM, no disco rígido e até mesmo na placa-mãe, pode ter sua raiz na fonte de alimentação. Afinal, ela está em contato com todos os componentes.

Sendo assim, como identificar um problema na fonte? Felizmente, quando isso acontece, a máquina fornece alguns indícios comuns em seu processo de funcionamento. Quer saber quais são eles? Então continue a leitura deste artigo e conheça quatro sinais que confirmam problemas na fonte de alimentação. Vamos a eles?

1. Sinais evidentes (ruídos, cheiro, fumaça etc.)

Assim como em boa parte dos aparelhos eletrônicos, sinais aparentes, como ruídos, cheiro de queimado, excesso de calor e fumaça, servem de alerta para o usuário identificar problemas na fonte de alimentação.

A manifestação desses sintomas é decorrente da sobrecarga no componente. Isso porque a fonte tem um sistema de ventilação para evacuar o ar quente que, quando atinge o seu limite, faz com que ela se superaqueça. Os ruídos causados pelo ventilador (fan), geralmente, precedem o cheiro de queimado / fumaça.

Diante dessa situação, a única alternativa é substituir a fonte queimada por outra nova. Entretanto, ao adquirir o produto, atente-se à eficiência energética que ele oferece. Dê preferência a fontes com certificação 80 Plus, pois elas garantem alto rendimento (mínimo de 80% da potência total).

2. Problemas com inicialização e reinicialização do sistema

A traumatizante “tela azul” acontece por diversas causas, como falhas na memória RAM, conflitos envolvendo drivers e problemas na fonte de alimentação. Ocorrências de reinicialização repentina ou incapacidade de inicialização do sistema são, também, sintomas de mau funcionamento da fonte.

Por que essas coisas acontecem? O computador é repleto de componentes que requerem bom desempenho energético para que funcionem. Logo, se a fonte apresenta falhas na distribuição de energia, o mesmo passa a acontecer em alguns setores da máquina, deixando o sistema lento e instável.

3. Mau funcionamento de componentes

Quando a fonte está danificada (porém funcionando) nem todos os componentes do computador recebem eletricidade. Sendo a carga insuficiente para sustentá-los, é comum que alguns deles parem de funcionar — principalmente os que requerem mais carga, como o disco rígido (Hard Disc – HD).

Quando isso acontece, o computador não liga em sua totalidade, podendo chegar a iniciar o sistema, mas o uso, cedo ou tarde, será interrompido pela falta de alimentação em peças importantes. Nesse caso, a única solução é substituir a fonte por uma nova — contanto que ela tenha a potência adequada.

4. Problema na fonte do computador portátil

Se o seu notebook está conectado à tomada e a bateria não está recebendo carga,  a fonte de alimentação pode estar com problema de sobrecarga (devido ao excesso de trabalho / tempo de uso) ou o cabo foi danificado — se for esse o caso, basta substituí-lo por outro compatível.

Porém, tratando-se de um problema na fonte em si, significa que ela não está mais transformando a energia de corrente alternada (alternating current – AC), que vem da parede, em corrente contínua (direct current – DC) da qual o computador necessita.

Observação: ao realizar a troca da fonte para notebook, é fundamental adquirir o modelo correspondente ao fabricante da máquina. Supondo que você tenha um Inspiron 1100, da Dell, opte pela fonte específica para o seu computador.

Os sintomas elencados no artigo são bastante comuns e denotam um problema na fonte do computador. A sua máquina está apresentando algum deles? Então é hora de substituir a fonte por uma nova — e de alta qualidade!

Caso tenha ficado com alguma dúvida sobre o funcionamento da fonte ou quaisquer defeitos no computador, deixe o seu comentário!

[uam_ad id=”1164″]