Atualizado em 27 de outubro de 2022.
Tempo de leitura: 7 minutos

A situação é a seguinte: você está navegando pelo seu notebook normalmente quando, de repente, percebe a tela do aparelho escura, impedindo que as imagens sejam visualizadas. Esse é um problema que pode ser bem incômodo, afinal, você não está vendo absolutamente nada que acontece na tela, tornando o notebook praticamente obsoleto. A verdade é que esse problema pode ter diversas origens, desde as mais simples, até as mais complexas.

Se você já passou ou está enfrentando esse problema, esse texto é pra você. Nesse post, vamos te apresentar as possíveis causas para que a tela do notebook fique escura e também vamos apontar as soluções. Acompanhe!

PRINCIPAIS MOTIVOS PARA TELA DO NOTEBOOK FICAR ESCURA

São vários os motivos que podem deixar a sua tela de notebook escura repentinamente. Por isso, é importante que o usuário consiga identificar corretamente o que está causando o problema. Abaixo, vamos listar os principais que podem deixar a tela do seu notebook escura.

1. Tela de descanso

Vamos começar com o motivo mais básico de todos: pode ser que a tela de notebook escura seja simplesmente porque o componente entrou em modo de descanso. Se esse for o caso, é possível forçar uma resposta através das teclas “Windows Ctrl Shift B”, acelerando a volta da máquina às tarefas normais de rotina.

2. Erro de configuração

Também pode acontecer de a tela de notebook escura ser um erro de configuração. Nesse caso, uma forma de ligar é colocar o Modo de Segurança do Windows, que inicializa a máquina somente com o necessário e dá conta de fazer a imagem voltar para que a configuração seja reajustada.

A questão é que, para isso, é preciso utilizar algum monitor, o que é facilmente obtido através do uso de um cabo HDMI qualquer.

3. Brilho de tela

Se o problema não é a tela completamente preta, e sim a redução da luminosidade da tela a quase zero, fique tranquilo, pois a situação é ainda mais fácil de resolver.

Na maior parte dos casos, o comando para o brilho de tela é acionado pelas teclas Fn ícone de brilho (um solzinho). Acontece que é muito fácil esbarrar nessas teclas acidentalmente e acabar por modificar essa configuração simples de brilho na tela.

Essa função foi criada na intenção de otimizar o uso de bateria nos notebooks, evitando o gasto provocado pelo brilho máximo quando ele não for necessário.

Assim sendo, se esse for o problema da sua máquina, basta reajustar o brilho através dessas teclas, verificando a intensidade que melhor lhe atende.

Outro caminho, se você não quiser utilizar os atalhos de teclado, é acessar no seu Windows 10 a aba Configurações, Sistema e, por fim, Vídeo.

4. Curto na placa mãe

Outro problema que pode levar a uma tela preta é a ocorrência de um curto na placa mãe, queimando algum componente. Isso porque a maior parte dos notebooks fabricados hoje possuem telas de LED e há um componente na placa mãe que protege essas telas de variações na tensão.

Quando essa proteção não ocorre, um curto pode danificar o equipamento e interferir na exibição de imagem. Entretanto, falhas no cabo ou na rede elétrica também podem queimar algum componente, deixando a tela sem brilho.

5. Tela com defeito ou estragada

Existe a possibilidade de que o problema seja na placa mãe e, com isso, sua tela pode acabar sendo prejudicada, assim como outros componentes de seu computador portátil, já que a placa mãe é responsável por unir todos os itens do sistema em uma engrenagem comum.

No entanto, o que também pode ocorrer é que o problema está residindo em sua tela, de fato, seja por um dano físico ou interno. Quando isso ocorre, a necessidade de substituir o componente por um modelo novo é bastante grande.

Antes de finalmente trocar o componente, porém, você pode levar seu aparelho a uma assistência técnica de confiança, a fim de constatar se a substituição é necessária e vale ou não a pena, e se o problema tem a ver com a placa mãe ou se o defeito está na tela de seu notebook.

6. Problemas na pasta térmica

Outro motivo relativamente comum para a tela preta é resultado da falta de manutenção: o desgaste da pasta térmica pode facilitar o superaquecimento de componentes. O jeito é fazer a manutenção do seu equipamento regularmente, verificando possíveis problemas no sistema de resfriamento. Esse serviço, no entanto, precisa ser feito por um profissional capacitado.

Problemas na pasta térmica podem prejudicar a tela do notebook.

7. Vírus na máquina

A tela escura também pode ser causada por um vírus ou malware. Por isso, vale recorrer ao seu software de proteção e fazer uma varredura da sua máquina, para verificar se o problema se encontra ali. Há diversos antivírus gratuitos que podem ser instalados pelo usuário, deixando seu computador portátil consideravelmente mais seguro.

tela do notebook escura
A presença de vírus na máquina costuma ser prejudicial a todos os componentes de um notebook.

8. Driver de vídeo desatualizado

Caso sua tela não tenha nenhum problema aparente, como rachadura ou outra questão visível, então pode ser um problema no driver de vídeo.

Verifique se o seu driver de gráficos é a versão mais recente, pois o driver desatualizado pode trazer problemas de exibição e causar bastante incômodo.

Basta acessar o Windows Update e clicar em Atualização de drivers e software para verificar as atualizações pendentes.

COMO RESOLVER O PROBLEMA DA TELA DO NOTEBOOK ESCURA

Além das dicas expostas acima, existem outras formas para solucionar o problema de tela do notebook escura em seu notebook. É possível adotar alguns procedimentos variados, sendo que alguns são processos complexos e outros, mais simples.

Se a tela ficou dessa maneira após a instalação de um novo software, por exemplo, basta apenas desconectar todos os fios periféricos, inclusive o mouse do seu notebook (caso utilize em USB). Depois de fazer isso, é preciso reiniciar o seu notebook pressionando o botão desligar/ligar, e a partir daí, o recomendado é que o usuário conte 10 segundos para ligar o aparelho outra vez.

Não é incomum que o acúmulo de programas abertos em segundo plano possam travar sistemas, já que vemos isso constantemente em celulares. No caso de notebooks, o excesso de softwares executados em segundo plano também pode afetar o funcionamento da tela do notebook, deixando-a preta.

Contudo, para que consigamos resolver esta questão, é necessário buscar o Gerenciador de tarefas e encerrar todos os programas que não estiverem sendo usados naquele momento.

LEIA TAMBÉM
Mancha verde no notebook: o que é e como resolver
Como verificar a resolução da tela do notebook

QUANDO COMPRAR TELA DE NOTEBOOK

Em certos ocasiões, é inevitável realizar a troca de tela. Quando a tela quebra, por exemplo, após uma queda ou contato mais forte com alguma superfície, o recomendado é imediatamente realizar a substituição do componente, evitando que ele se deteriore ainda mais e, por fim, se torne completamente inutilizável. Usar o notebook com a tela riscada ou quebrada também atrapalha consideravelmente o desempenho do computador portátil, especialmente na área visual e, por essa razão, os usuários que precisam de alto rendimento na execução de tarefas diárias não costumam manter a tela danificada por muito tempo.

Temos também outros problemas que podem atingir o aparelho e que, por consequência, trarão prejuízo ao funcionamento da tela. Defeitos na placa eletrônica, por exemplo, farão com que a tela não funcione mais, definitivamente. Nesses momentos, a alternativa recomendada é encaminhar o notebook para uma assistência técnica especializada, para que os profissionais possam fazer a avaliação mais precisa e auxiliar você na tarefa de adquirir uma nova tela para o equipamento. 

ONDE COMPRAR TELA DE NOTEBOOK

Para substituir com qualidade a tela de seu aparelho que já não apresenta o rendimento de outros tempos ou então está danificada de forma onde não há mais conserto possível, é indicado que você procure empresas confiáveis, com reconhecida especialidade nesse tipo de comércio, e que possuam ampla variedade de produtos, além das maiores garantias e respeito de mercado, clientes e profissionais da área. Estamos falando, é claro, da BB Baterias.

BB Baterias é especializada no comércio de diversos componentes para notebook, como bateriasfontes e teclados. Além disso, possui uma ampla variedade, é claro, de telas para notebook, as quais tem a maior garantia do mercado – de 3 anos. Esse prazo é possibilitado ao cliente pois asseguramos a qualidade de nossos produtos, que são originais. Em nosso site, você também terá acesso a condições de pagamento especiais para que tenha plena satisfação na hora compra. Se você procura uma tela nova para seu notebook, acesse o site da BB Baterias e confira a nossa ampla variedade de modelos.

Gostou do nosso texto sobre tela escura? Então, para obter mais dicas, tutoriais e curiosidades sobre o universos dos notebooks, continue acompanhando o conteúdo de nosso blog e se inscreva em nosso canal no YouTube. Por lá, você encontra uma série de vídeos que tem o intuito de ajudar você a utilizar seu notebook da melhor forma possível.