Atualizado em 10 de agosto de 2020.
Tempo de leitura: 2 minutos

Você já parou para pensar em quantos eletrônicos portáteis utiliza diariamente? Smartphone, notebook e tablet são alguns dos mais comuns. O que mantém todos esses equipamentos sempre ligados são as baterias utilizadas em eletrônicos. Quando carregadas, elas armazenam energia elétrica suficiente para permitir utilizar os aparelhos longe da tomada durante um bom período de tempo.

Existem diversos tipos de baterias utilizadas em eletrônicos. Esses componentes receberam melhorias ao longo dos anos e ganharam mais qualidade e durabilidade. Hoje, as mais utilizadas são as de íons de lítio. Mas, além delas, ainda existem outras que foram ou ainda são muito comuns. Vamos conhecer mais sobre elas?

Baterias íons de lítio (Li-Ion)

Vamos começar a lista falando justamente sobre as de íons de lítio, que, como já explicamos, são os tipos de baterias utilizadas em eletrônicos mais frequentemente. Elas equipam seu celular, tablet, notebook e praticamente todos os gadgets atuais que fazem parte do seu dia a dia. Essas tecnologias foram desenvolvidas para evitar o efeito memória, muito comum nas baterias antigas. Isso significa que os eletrônicos que as recebem não precisam ser carregados completamente antes de seu primeiro uso. Além disso, elas são mais leves, estáveis e seguras que as suas antecessoras baterias de níquel.

Baterias de níquel-cádmio (Ni-Cd)

Esses tipos de baterias foram muito utilizados em celulares entre o final da década de 1990 e começo dos anos 2000. Como a tecnologia é barata, diminuiu muito o custo de produção de celulares. No entanto, os elementos químicos utilizados na produção desses componentes eram nocivos ao meio ambiente e essas baterias ainda sofriam com o efeito memória. Elas não são mais utilizadas nos smartphones, mas podem ser encontradas em pilhas descartáveis e recarregáveis.

Baterias hidreto metálico de níquel (Ni-MH)

As baterias de hidreto metálico não são mais encontradas no mercado, mas eram bem comuns em notebooks há alguns anos. Essa tecnologia também foi responsável pela popularização das pilhas recarregáveis. A sua composição é a mesma das baterias do item anterior, com exceção do cádmio, o que as tornam menos prejudiciais ao meio ambiente. Além disso, elas também ofereciam mais leveza e maior capacidade de carga aos eletrônicos.

Baterias de polímeros de lítio (Li-Pro)

Entre os diversos tipos de baterias utilizadas em eletrônicos, as de polímero de lítio são consideradas por muitos como a tecnologia mais avançada encontrada no mercado atualmente. Elas possuem capacidade para guardar mais energia do que as de íon, o que as torna ainda mais leves. Apesar de já serem utilizadas em alguns notebooks e smartphones, esses componentes não são populares devido ao seu alto custo de produção.

Quer saber mais? Clique aqui e desvende 6 mitos sobre as baterias de eletrônicos e assista ao vídeo sobre as principais diferenças entre a bateria de lítio e a bateria de níquel: 

Está procurando baterias para seu eletrônico? Na BB Baterias, você encontra as tecnologias mais avançadas em baterias para smartphone, câmera, filmadora, notebook, entre outros eletrônicos!

 

 

[uam_ad id=”966″]