Atualizado em 9 de março de 2023.
Tempo de leitura: 5 minutos

O principal questionamento de muitos usuários em relação a bateria de íon lítio do notebook é justamente sobre a duração e a vida útil do componente. Afinal, ter uma ideia de quanto tempo a bateria pode funcionar ajuda no momento de escolher o componente adequado para o aparelho. A grande maioria das baterias comercializadas atualmente são feitas de lítio, sendo a de íon de lítio uma das mais populares. Por isso, nesse texto, vamos te mostrar qual a vida útil desse tipo de bateria. Acompanhe!

A vida útil das baterias de notebook

Para começar, é importante conhecer o que são os ciclos da bateria de um notebook e de que maneiras eles vão diminuindo na medida em que o usuário utiliza a bateria. De maneira resumida, podemos dizer que os ciclos de energia podem ser definidos como o tempo de duração da vida útil da bateria e são estabelecidos quando uma carga e descarga completa da máquina acontece. Nos notebooks convencionais temos, em média, uma duração total de 300 e 500 ciclos de energia, dependendo do modelo da bateria. Como resultado, teremos um componente com aproximadamente 3 anos de vida útil.

ciclo da bateria de lítio do notebook
Ciclos da bateria do notebook

É importante frisar que os ciclos da bateria são fortemente influenciados pelos hábitos de consumo dos usuários. Dessa maneira, existem medidas que ajudam a aumentar a vida útil da bateria de seu notebook. A principal delas é a calibragem do componente. Ela é particularmente importante na primeira carga da bateria, mas também precisa ser realizada periodicamente. É um processo bastante simples e prático, como você verá ainda neste texto.

As baterias de íon de lítio

Durante décadas, as principais marcas de notebook utilizavam o níquel como material principal para fabricação de baterias. No entanto, com o passar do tempo, esse material acabou se tornando não vantajoso para as empresas, por não oferecer a maior qualidade de carga para as baterias, além de se tratar de um material altamente poluente.

Por isso, o que foi observado por grande parte dos celulares, notebooks e outros aparelhos eletrônicos foi a transição gradual para o lítio como matéria prima principal presente nas baterias. Isso pode ser explicado especialmente pelo fato do lítio, ao contrário do níquel, não possuir a necessidade de recarga completa em seus ciclos de energia.

Falando especificamente da bateria de íon de lítio, se comparadas com as baterias com tecnologia tradicional, as de íon de lítio tem como grande vantagem carregar mais rápido, durar mais e têm maior densidade de carga, aumentando a vida útil da bateria mesmo em uma estrutura menor. Por isso, esse elemento é tão apreciado pelos fabricantes, permitindo que o usuário de notebook tenha uma experiência muito melhor do que em décadas passadas.

Leia também
Veja como testar a bateria do notebook
O que são os ciclos da bateria do notebook

As baterias de lítio viciam?

As antigas baterias de níquel faziam com que os usuários consumissem 100% da capacidade de carga para depois recarregá-la. No entanto, essa regra nem sempre era seguida, o que resultava no que hoje conhecemos como “efeito memória”. em outras palavras, também era o atestado de que a bateria estaria “viciada”. O conceito de bateria viciada foi muito difundido entre usuários de notebook durante as últimas décadas, especialmente por conta do efeito memória.

A substituição pelo lítio, presente nas baterias encontradas no mercado nos dias de hoje. Essa prática acabou sendo benéfica ao fabricante pois o níquel era um material muito mais poluente e, claro, ao usuário, que não precisou mais se preocupar em ver sua bateria “viciada”, já que uma das principais vantagens do lítio é justamente a ausência do efeito memória.

No entanto, mesmo que o lítio se diferencie do níquel cádmio e do hidreto metálico, as baterias desse elemento também podem perder autonomia com a ação do tempo e pelas práticas de uso das pessoas. Então, respondendo objetivamente a pergunta: não, as baterias de íon de lítio não viciam, mas podem ter seu rendimento comprometido a partir de práticas de uso não recomendadas.

Como aumentar a vida útil da bateria de íon de lítio?

Calibragem da bateria

A principal e mais importante medida que visa preservar a vida útil da bateria é a calibragem da bateria. O processo é feito a partir de carga e descarga completa do componente por três vezes. Ele é rápido, simples, e pode ser realizado por qualquer usuário e sem necessidade de nenhum conhecimento técnico específico.

Sua importância reside no poder que o procedimento tem em conseguir equalizar o nível de energia de cada uma das células presentes na estrutura de uma bateria. Fazendo isso, você irá tornar sua bateria mais saudável e ao mesmo tempo estará otimizando seu desempenho.

Ações que ampliam a vida útil da bateria de íon de lítio

Se você deseja agilizar o processo, é possível se valer da execução de ações simples, como, por exemplo, aumentar o brilho da tela ao máximo e executar vários programas simultaneamente. Também é bom frisar que sempre que você fizer a aquisição de um novo produto, é necessário realizar a calibragem da bateria do computador portátil.

Além disso, é possível adotar outros métodos para prolongar a vida útil da bateria de íon de lítio. Como exemplos, podemos citar o uso do aparelho em locais adequados e bem arejados e, claro, a aquisição de um produto de qualidade para seu computador portátil.

como prolongar a vida útil da bateria do notebook
Como prolongar a vida útil da bateria do notebook

Está precisando de uma nova bateria de ion de líto para seu notebook? É só falar com a equipe da BB Baterias. Oferecemos as melhores soluções do mercado para que você compre sua bateria e possa usufruir do melhor rendimento em seu notebook. Temos disponíveis diferentes modelos de marcas como HP, Dell, Acer, Apple e muitas outras, para atender a todas as suas necessidades. Estamos te esperando para fornecer as melhores baterias para seu computador portátil.

Tem alguma outra dica? Conte-nos na seção de comentários abaixo!