Atualizado em 27 de março de 2023.
Tempo de leitura: 3 minutos

O MacBook se tornou um dos notebooks mais populares e apreciados do mundo. Com a já reconhecida qualidade Apple, esse aparelho vem ganhando cada vez mais admiradores e, por essa razão, no que diz respeito ao carregador para MacBook, é importante que o usuário saiba diferenciar os modelos para adquirir a fonte ideal. Por isso, nesse texto, vamos te ensinar como escolher a fonte de alimentação para o seu MacBook. Acompanhe!

TODOS OS CARREGADORES DE MACBOOK SÃO IGUAIS?

Como a Apple costuma ter muitas vezes um padrão para alguns de seus dispositivos, os usuários podem se questionar se todos os carregadores de MacBook são iguais. A resposta é não, e temos algumas diferenças marcantes entre os modelos. Como surgiu no já distante ano de 2006, é natural que os carregadores de MacBook mudem ao longo do tempo, não sendo possível estabelecer uma compatibilidade entre modelos mais antigos e os mais novos, pela diferença de entrada nos aparelhos.

Confira, abaixo, o que você precisa saber para adquirir o componente mais adequado para o seu notebook Apple.

ESCOLHENDO O MODELO IDEAL

De forma resumida, podemos definir os tipos de carregadores para notebook a partir do ano dos modelos. Por exemplo: se você tem um MacBook Air a partir de 2018, ou então um MacBook Pro a partir de 2016 (incluindo M1) você irá precisar de um carregador tipo USB-C. Já os proprietários de MacBooks lançados entre 2010-2015 precisam de adaptadores de energia MagSafe, que terão forma L ou T. O restante precisa de adaptadores de energia MagSafe 2. No entanto, é bom frisar que informações como potência e voltagem também são fundamentais, e precisam ser levadas em consideração quando se busca um componente compatível. Abaixo, vamos explicar um pouco mais sobre cada uma das fontes.

AS DIFERENÇAS ENTRE MAGSAFE 1 E MAGSAFE 2

Usuários que tem MacBooks mais antigos irão precisar do estilo de fonte MagSafe 1, utilizado entre 2006 e 2012, que tem como características principais a presença de cinco pinos internos (sendo o do meio o menor entre eles) e uma estrutura retangular não muito extensa. Ela pode ser representada, em outras palavras, por apresentar um formato semelhante a letra “L”. No que diz respeito a sua potência, o conector MagSafe 1 pode ter potência de 45W, 60W ou 75W.

Já o estilo MagSafe 2 foi o modelo mais utilizado entre os lançamentos de notebooks entre os ano de 2010 e 2015. Possui, a exemplo do MagSafe 1, formato retangular mas se diferencia por apresentar um tamanho mais extenso, sendo essa a primeira diferença mais clara entre os dois tipos de conectores. Também apresenta cinco pinos, todos com o mesmo diâmetro. Como características técnicas, essa fonte pode apresentar potência de 60W ou 85w (a depender do modelo) e tem sua estrutura marcada pelo formado de “T”.

OS CARREGADORES COM ENTRADA USB-C

O carregador do tipo USB-C, também conhecido como USB Tipo-C (ou Type-C), foi um modelo lançado para notebooks Apple a partir de 2014, em parceria com outras gigantes da tecnologia como Dell, HP, Intel, Microsoft e Samsung. Essa conexão surgiu pelo desejo das principais fabricantes em colocar no mercado notebooks cada vez mais finos e leves, para reduzir a espessura dos dispositivos, além de um conector remodelado era necessário que a conexão fosse plural, substituindo outros conectores, como os de vídeo.

Se trata sem dúvidas do conector mais importante da história do padrão USB, já que suas características e sua aceitação cada vez mais intensa no mercado faz com que esse conector, além de multiuso, seja mais confortável para o usuário. Por se tratar de um componente produzido mais recentemente, esse tipo de carregador se tornou o utilizado em versões mais modernas dos MacBoooks. Portanto, se seu notebook Apple é um modelo recente, o conector da fonte é USB-C.

Leia também
Dicas para fazer sua fonte de notebook durar mais
Como identificar pinos e conectores da fonte do notebook

ONDE ENCONTRAR CARREGADOR PARA MACBOOK

Para efetuar a compra de um novo carregador para MacBook (ou de qualquer outro modelo), a recomendação é confiar em marcas consolidadas no mercado, que trabalham com os melhores produtos, oferecem as maiores garantias e contam com um time de especialistas para atender o cliente da melhor maneira possível e tirar todas as dúvidas a respeito do modelo escolhido.

BB Baterias se encaixa perfeitamente nessa descrição de empresa, com o diferencial de possuir sua marca própria (BestBattery®), com qualidade reconhecida, além de estar atuando há mais de uma década no comercio de eletrônicos voltados para notebooks, como bateriastelasteclados e diversos outros itens.