Atualizado em 26 de setembro de 2023.
Tempo de leitura: 4 minutos

Um notebook que esquenta demais não está dentro de seu estado normal. Quando o equipamento é usado por muitas horas seguidas, há chances altas do dispositivo superaquecer. Com o decorrer do tempo e da frequência de uso, esse problema pode aumentar ainda mais, podendo prejudicar componentes internos da máquina. Seu notebook está esquentando muito e você não sabe o que fazer? Vamos te ajudar com isso!

TRANSPORTE O NOTEBOOK DESLIGADO

Alguns cuidados são necessários na hora de realizar o transporte do notebook. Algumas pessoas tem o hábito de transportar o aparelho ligado ou então no modo hibernação. Essa medida impõe ao computador um desgaste desnecessário, uma vez que ele não está sendo utilizado.

Por isso, antes de iniciar o deslocamento, sempre desligue o notebook. Essa medida impedirá o desligamento incorreto e o seu aquecimento. Além disso, procure não transportar o notebook com as mãos sobre a tela. Isso pode danificar o componente.

NÃO USE O APARELHO SOBRE A CAMA, ALMOFADA OU SOFÁ

notebook esquentando muito
Notebook na Cama

A parte mais legal de um notebook é poder utilizá-lo em qualquer lugar, certo? Porém, alguns locais preferidos do público não são os ideais para ele, pois podem provocar um aquecimento além do normal na máquina, pois tampam a ventilação do equipamento. Alguns exemplos bem comuns são quando usamos o aparelho sobre a cama, uma almofada ou apoiado no sofá.

Quando isso acontece, além de cobrir a ventilação, o cooler terá que executar um esforço maior para conservar a temperatura sob controle. Isso pode até mesmo diminuir o tempo de vida útil do notebook.

Para usar o aparelho nessas superfícies, o recomendado é contar com o auxílio de um suporte portátil, que permite que o notebook fique elevado e não em contato com esses locais.

FAÇA A LIMPEZA DAS SAÍDAS E ENTRADAS DE AR

Fazer a limpeza das saídas e entradas de ar de um notebook é outra medida muito importante, já que essas regiões podem absorver poeira e outras impurezas. A limpeza pode ser feita por um usuário comum com o uso de pincéis ou cotonetes no dia a dia para tirar o pó e as demais sujeiras. Panos e tecidos, que não soltam fiapos, também podem servir. Não é necessário usar produtos abrasivos e de multiuso.

Se preferir, é possível realizar uma limpeza mais complexa, a partir de um auxílio de um técnico profissional, que pode fazer uma desmontagem total do notebook, limpeza da placa-mãe, memória, processador, cooler e dissipador de calor, e uma substituição da pasta térmica. Essa ação irá eliminar todo tipo de substância capaz de fazer com que seu notebook esquente mais do que o normal.

Leia também
Como encontrar o melhor cooler para notebook
Como limpar o cooler do notebook

MONITORE O AQUECIMENTO POR APLICATIVOS

Existem programas especializados no monitoramento de temperatura do notebook. Um desses aplicativos que pode te ajudar bastante é o HWMonitor. Ele disponibiliza detalhes sobre o funcionamento como as rotações dos coolers, por exemplo, informações que podem ser facilmente assimiladas até por usuários com pouco conhecimento.

Aplicativo HWMonitor notebook esquentando muito
Aplicativo HWMonitor

Se você está buscando uma análise ainda mais completa, pode utilizar o HWiNFO. Ao detectar que o notebook está esquentando muito, você pode usar as dicas desse programa para adotar medidas concretas.

USE COOLER EXTERNOS

Suporte para Notebook com Cooler
Suporte para Notebook com Cooler

Os coolers tem como tarefa principal conter o calor excessivo que pode atingir o notebook e, por isso, é um componente muito importante para se ter em seu aparelho. Existem produtos de diversos tamanhos para se adaptarem à sua necessidade de portabilidade. É preciso verificar se o seu dispositivo puxa o ar de baixo para cima e se o cooler “sopra o ar para cima” para que o seu uso seja eficiente. Ao descobrir o modelo ideal, você não mais precisará se preocupar com o notebook esquentando muito.

VERIFIQUE O COOLER INTERNO

Cooler Acer Aspire 4739z
Cooler Acer Aspire 4739z

É importante verificar se o cooler interno está funcionando de forma correta. Para não ter dúvidas, é possível realizar a limpeza do componente. Caso ele continue apresentando barulhos estranhos ou então seu laptop esteja superaquecendo de forma constante, o melhor a se fazer é adquirir um cooler novo para o computador portátil.

ONDE COMPRAR COOLER PARA NOTEBOOK

Para adquirir um cooler novo (ou qualquer outro item) para seu notebook, você deve optar por lugares que possuem reconhecimento de mercado, experiência no comércio de peças para computador e, é claro, qualidade nos produtos oferecidos. Essas características definem a BB Baterias, empresa líder de vendas e que atua há mais de 10 anos no ramo de notebooks. Além dos coolers, possuímos os mais diversos componentes, como bateriasfontestecladostelas e muito mais.