Atualizado em 26 de dezembro de 2022.
Tempo de leitura: 4 minutos

Imagine a seguinte situação: você está sentado em seu local de trabalho usando o notebook e ao lado está posicionado uma xícara de café ou um copo de água. Então, por algum descuido ou acidente, você derramou o líquido no teclado do notebook. A primeira reação é se desesperar, não é mesmo?

No entanto, apesar do incidente, se você agir de forma correta e rápida, pode ser possível ainda salvar o o componente e o aparelho como um todo. Neste texto, selecionamos algumas dicas iniciais para que você faça e evite a perda total do seu notebook. Acompanhe!

NOTEBOOK MOLHOU – PRIMEIROS PASSOS DO QUE FAZER

Mesmo sendo uma situação complicada e que requer muita atenção do usuário, se você derramou líquido no notebook a primeira recomendação é não entrar em pânico e achar que tudo está perdido. Contudo, é preciso agir rapidamente para preservar o equipamento. A ação inicial nesse sentido a ser tomada é o desligamento do notebook e a retirada da bateria. Aqui, não há problema em desligar o aparelho de forma apressada, pressionando o botão até que o notebook apague. Quando o laptop estiver desligado, retire ele da fonte de alimentação, caso ele esteja conectado a uma.

Feito isso, remova o notebook de perto do restante do líquido que ficou espalhado na superfície onde ele estava localizado. Em seguida, é preciso desconectar todos dispositivos periféricos ligados à ele, como o mouse, um teclado USB, pen drive, cartão de memória, drives externos, carregador e todo e qualquer outro item que possa estar ligado a máquina no momento.

Além de te dar mais mobilidade para manusear o notebook, desconectar esses dispositivos também os protegem, evitando que fiquem danificados ou até mesmo queimem e percam totalmente suas funções.

Leia também
Conheça os principais atalhos do teclado
Os cuidados necessários com o teclado do notebook

COMO SECAR O LÍQUIDO DERRAMADO NO TECLADO

Depois que você derramou o líquido no teclado notebook e já tomou as primeiras medidas, como desconectar todos os dispositivos externos dele, é o momento de começar o processo de secagem. Com uma toalha ou um pano de microfibra, seque a parte externa do seu notebook. Esse procedimento deve ser feito com cuidado redobrado e muita atenção para não deixar nenhuma parte do aparelho molhada. Procure também utilizar tecidos que não soltem fiapos para não danificar o notebook.

Após esse primeiro passo, posicione o notebook em uma superfície plana, de preferência sob uma toalha, e vire-o aberto e de cabeça para baixo. O ideal é usar um canto de mesa onde a tela possa ficar para baixo e o teclado fique junto a toalha. Mantenha o notebook nessa posição por pelo menos dois dias, certificando ao final do processo que ele esteja completamente seco. Se não for possível manter o notebook por todo esse período, deixe o máximo de tempo que conseguir.

Caso o líquido que você derramou no notebook seja água, o problema será mais leve, já que se trata de um elemento não corrosivo. O problema maior será com os açucarados e os alcoólicos, que podem deixar resíduos acumulados nos componentes internos.

Caso tenha derramado muito líquido e entrado no notebook será preciso abrir e secar os componentes internos. Esse procedimento é mais avançado e exige conhecimento técnico por parte do usuário. Caso você não possua, o recomendado é procurar um técnico especializado ou uma assistência técnica de sua confiança. No entanto, se você derramou líquido no teclado do notebook e quer optar por fazer esse serviço por conta própria, preste atenção no tópico abaixo.

SECANDO O NOTEBOOK INTERNAMENTE

Para iniciar, mantenha os dois pés calçados no chão. Esse procedimento irá remover a eletricidade estática do seu corpo e também das roupas que você está vestindo. Isso irá evitar que circuitos sejam queimados pela eletricidade, Na sequência, abra o notebook e remova os componentes internos que não são fixos. Aqui temos como exemplo memórias, HD, SSD e outros. Certifique-se de remover corretamente esses componentes, e com cuidado. Algumas são presas com parafusos e outras apenas encaixadas.

Verifique os componentes que foram removidos à procura de qualquer parte que esteja molhada ou com sinais de umidade e corrosão. Tudo deve ser seco. Caso o líquido não seja água, use um cotonete e álcool isopropílico para limpar e consequentemente evaporar a sujeira; Depois de secar e limpar todas as partes deixe elas ao ar livre por pelo menos dois ou três dias. Não use um secador para acelerar o processo, o ar quente pode provocar problemas estáticos nas peças.

Após esse tempo, junte todas as peças e remonte o seu notebook. Ligue e verifique se tudo está funcionando normalmente.

COMO EVITAR QUE O NOTEBOOK MOLHE

A principal maneira de evitar que seu teclado de notebook tenha líquidos derramados é justamente não ingerir essas substâncias ou mantê-los perto do seu notebook. Com a proximidade de um líquido do computador portátil, acidentes podem ocorrer mesmo com as pessoas mais cuidadosas. 

Existem também outros métodos que incluem capas e películas de silicone que são à prova de água e podem ajudar a evitar esse tipo de situação. É preciso, porém, ter cuidado ao usar esses tipos de proteções em partes de ventilação, para não cobrir as saídas de ar e causar outros tipos de problemas no aparelho

Agora que você já sabe como evitar derramar líquidos em seu teclado, te convidamos a conhecer outras dicas relacionadas ao funcionamento do teclado. Em nosso blog, temos diversos textos que tratam do assunto, inclusive esse, que te mostra o que fazer quando o teclado parar de funcionar. Acesse!