Atualizado em 24 de agosto de 2022.
Tempo de leitura: 5 minutos

Se imagine na seguinte situação: você liga seu notebook normalmente e quando tenta direcionar o primeiro comando a seu teclado, o componente não responde. Você tenta mais algumas vezes, reinicia a máquina e nada. Afinal, por que o teclado parou de funcionar? Como resolver?

Se seu teclado de notebook parou de funcionar, continue a leitura. Vamos te mostrar as possíveis causas para esse problema e também apontar as soluções mais indicadas para solucionar esse inconveniente.

PROBLEMAS NO SOFTWARE

Você já sabe que o software é a definição dada para elementos do notebook que não enxergamos fisicamente e são responsáveis por uma série de comandos e configurações que fazem a máquina funcionar. Entre o que enquadramos como software, estão os drivers, que tem a tarefa de justamente comandar os componentes de hardware de forma que torne possível ao sistema operacional se comunicar com esse itens, como o teclado.

Um dos defeitos mais comuns no teclado que parou de funcionar é justamente problemas em seu driver. Para resolver, é necessário que o usuário atualize o driver. Para isso, você deve:

  1. Clique em Iniciar e na sequência busque por “gerenciador de dispositivos”.
  2. O ícone do Gerenciador de Dispositivos aparecerá nos resultados. Selecione essa opção
  3. Acesse o Gerenciador de dispositivos
  4. Navegue pela lista de dispositivos até encontrar “Teclados”
  5. Ao chegar lá, clique com o botão direito do mouse no dispositivo de teclado
  6. A partir daí, selecione “Propriedades” > “Atualizar Driver.
  7. Aguarde enquanto o Windows encontra um novo driver disponível e depois, o instale.
  8. Teste o teclado com um processador de texto ou talvez com o aplicativo Notas do Windows para se certificar de que a atualização solucionou o problema

PROBLEMAS NO HARDWARE

O Hardware, como já sabemos, é a parte física dos computadores, os elementos que o formam. Um exemplo de hardware é justamente o teclado. Quando falamos em problemas no hardware de um notebook, estamos tratando de algum dano físico que possa ter ocorrido com ele. Nesse caso, com o teclado. Em muitos casos, esses danos acabam sendo os responsáveis por deixar o componente sem funcionar corretamente.

Esses danos podem ter diversas causas, que vão desde problemas elétricos até danos estruturais. Por ser um componente menor e mais exposto a contatos, os teclados estão, teoricamente, mais suscetíveis a esse tipo de falha. Alguns dos problemas de hardware mais comuns são ocasionados justamente por batidas e quedas do aparelho. Por esse motivo, a dica mais valiosa aqui é procurar ter o máximo de cuidado com o notebook, especialmente ao transportar o equipamento. Capas de proteção também são uma boa pedida para amenizar eventuais batidas ou contatos mais bruscos.

TECLADO SUJO

Se seu teclado de notebook parou de responder aos comandos, é possível que o principal responsável por isso seja o acúmulo de sujeira no componente. Para contornar a situação, é necessário, claro, limpar o teclado.

Para iniciar o processo, utilize um pano limpo e de preferência que não solte fiapos. Umedeça o pano cuidadosamente em água. Após isso, esfregue o pano com bastante delicadeza, retirando toda a sujeira aparente em seu teclado. Caso identifique manchas ou sujeiras que não saíram ao passar do pano, dilua álcool isopropílico em água e, em seguida, repita o processo de limpeza. Essa medida deve ser o suficiente para completar a limpeza na superfície das teclas.

Limpar entre as teclas pode ser uma tarefa um pouco mais complicada. Para realizar esse procedimento, você pode utilizar cotonetes, pincéis macios e até mesmo ar comprimido. Em todos esses casos, procure não ser muito brusco ao executar a ação de limpeza, para conservar integralmente as teclas do componente.

Leia também
Como identificar o modelo do teclado
Como realizar a limpeza correta do teclado do notebook

QUANDO SUBSTITUIR O TECLADO DO NOTEBOOK

Como qualquer outro componente de seu notebook, o teclado está sujeito a substituição, quando não apresenta mais o mesmo rendimento ou, então, quando demonstra falhas que não são mais possíveis de corrigir, mesmo com auxílio de profissionais capacitados. Para saber o momento ideal para substituir o teclado de seu computador portátil, é preciso estar atento aos sinais que ele inevitavelmente irá transmitir.

Em suma, se você tentou solucionar ambos os problemas de hardware e software, atualizou drivers e nada disso funcionou, pode ser que seu teclado chegou em um estágio irreversível e não apresentará mais o mesmo rendimento. Para confirmar, a medida final indicada é levar o componente a uma assistência técnica de confiança, para que especialistas possam fazer uma avaliação melhor de seu teclado de notebook. Dependendo do diagnóstico, será necessário substituir o teclado por um novo modelo.

COMO DESCOBRIR O MODELO CORRETO DO TECLADO

Para encontrar um teclado que seja compatível com seu notebook, o primeiro passo é verificar qual a marca e o modelo do computador portátil. Normalmente, essa informação é encontrada numa etiqueta disponibilizada na parte inferior do dispositivo. Ter em mãos essas informações é indispensável para verificar os teclados compatíveis e, assim,. não errar na hora da compra.

Existe também outra forma para descobrir tais informações do notebook, caso a alternativa acima esteja indisponível de alguma forma, em casos, por exemplo, de etiqueta danificada ou arrancada. Apertar as teclas Windows + R no teclado abre a janela “executar”. Nessa janela, escreva Dxdiag e tecle “enter”. As informações do seu notebook aparecerão em sua tela.

Outras considerações que são importantes para o usuário: repor o componente com outro que tenha o mesmo idioma do teclado anterior, verificar se o componente não tem características especiais e reparar na carcaça e nos fixados do novo teclado. Nesse texto, te falamos mais sobre o que é preciso para ficar atento na hora da compra de um novo componente para seu aparelho.

O teclado pode ter especificidades que são fundamentais na hora de definir qual componente comprar. Aqui, vemos um teclado com frame e outro sem frame.

ONDE COMPRAR TECLADO NOVO

Mesmo tendo todos os cuidados com seu teclado, é natural que o componente apresente um desgaste pelo tempo de uso e, assim, você fatalmente tenha que substituir o item. Para garantir que está comprando um modelo de qualidade, é fundamental adquirir o produto com especialistas na venda de diversos itens para notebook.

BB Baterias está há mais de uma década no mercado de peças para notebooks, com especialidade em tecladosbateriastelasfontes e muitos outros produtos que irão otimizar seu aparelho e possibilitar que você execute suas tarefas da maneira desejada. Temos uma ampla linha em nosso estoque, de diversos modelos, que certamente irão satisfazer as suas expectativas e suprir suas necessidades. Além disso, possuímos ótimas opções de pagamento e condições de garantia especiais para nossos clientes, contando ainda com atendimento pós-venda diferenciado.

Seja para a aquisição de um novo teclado, ou qualquer outro item para seu computador portátil, nós estaremos ansiosos para lhe atender e fornecer a melhor solução possível para as suas necessidades e expectativas com seu aparelho.