Atualizado em 7 de novembro de 2022.
Tempo de leitura: 6 minutos

Você já está cansado de saber que a bateria do notebook é, sem dúvida, o componente mais importante de um computador portátil. Sem ela, a utilização do aparelho fica limitada e o usuário não pode usufruir da grande vantagens dos laptops: a portabilidade.

No entanto, muitas pessoas ainda tem dúvidas a respeito da vida útil da bateria do notebook. Afinal, qual é a sua duração? Como saber se o tempo de vida útil está acabando e, por fim, de que forma é possível atuar na conservação do componente, para fazer com que ele dure mais? Nesse texto, você irá entender tudo sobre isso e esclarecer os questionamentos sobre a vida útil da bateria do notebook.

OS CICLOS DA BATERIA DO NOTEBOOK

Para começar, é importante compreender o que são e como atuam os ciclos de uma bateria de notebook.  Basicamente, os ciclos da bateria são definidos como a recarga e descarga completa de energia. Nos notebooks, em média, a duração total desses ciclos pode variar bastante, com número estimado entre 300 e 500. O valor será definido a partir do modelo da cada bateria. Na maioria dos modelos convencionais, essa quantidade de ciclos será traduzida em três anos de duração, em média.

É importante ressaltar porém, que o tempo de vida útil da bateria estará diretamente relacionada aos hábitos dos usuários quando estão navegando pelo aparelho. Dessa forma, existem uma série de dicas para que os ciclos de vida de uma bateria alcance a sua máxima capacidade no que diz respeito a sua vida útil. Como é o caso da calibragem da bateria, assunto que abordaremos mais para frente.

Os ciclos de vida útil da bateria podem variar de componente para componente.

QUAL A VIDA ÚTIL DE UMA BATERIA DE NOTEBOOK?

Essa é uma pergunta que certamente é dúvida de muitos usuários, afinal, essa resposta não costuma estar contida no manual de instruções do aparelho ou do componente. Podemos afirmar que o tempo de vida útil de uma bateria pode variar, e sofre influência através de uma série de fatores. Em média, a vida útil de uma bateria de notebook é de 3 a 5 anos. Contudo, esse prazo pode mudar de acordo com o modelo do notebook e especialmente conforme a maneira que o usuário utiliza o componente. Podemos afirmar, então, que algumas baterias duram mais e outras menos, dependendo da conservação e também da qualidade do material. Por isso, é fundamental evitar adquirir modelos de bateria provenientes de sites e locais não confiáveis. A aquisição desses componentes pode trazer uma enorme dor de cabeça ao usuário.

É também bom frisar que as baterias de notebook possuem ciclos de vida que irão determinar o seu funcionamento. Nesse sentido, como vimos no tópico logo acima, é importante ter a consciência da duração de cada ciclo para saber a hora certa para fazer a substituição do item.

QUAL A AUTONOMIA DE UMA BATERIA DE NOTEBOOK?

A autonomia da bateria também vai depender de alguns elementos importantes. Esse, inclusive, é um dos principais pontos de questionamento entre os usuários. De início, é necessário esclarecer que é muito difícil determinar com precisão quanto tempo o componente terá de autonomia longe das tomadas, já que cada usuário pode utilizar o notebook de uma forma diferente e consequentemente, a duração da bateria pode variar a partir das ações e práticas estabelecidas.

As baterias dos notebook tradicionais e consideradas como padrão possuem podem apresentar uma duração média de 2 à 3 horas. Já os NETbooks (aqueles menores, de 12″ polegadas) irão geralmente durar mais, que vai de 3 à 5 horas de bateria sem necessitar do auxílio de uma fonte. Além disso, existem opções de modelos mais novos de laptops com telas a LED de super desempenho e economia de energia.

Existem também as baterias conhecidas como de longa duração e que, assim como as tradicionais, terão uma variação relativa ao tipo do consumo do equipamento. Elas se diferenciam das demais por apresentarem mais células em seu núcleo, o que garante maior capacidade de retenção de energia. Se um modelo de longa duração tiver o dobro de células de sua bateria atual, então é provável que ela também terá o dobro de autonomia. Por conta da maior presença de células, esses modelos irão apresentar um tamanho maior, se comparados as baterias do tipo padrão. A BB Baterias possui em seu site baterias padrão e também as de longa duração.

COMO FAZER PARA AUMENTAR A VIDA ÚTIL DA BATERIA DE SEU NOTEBOOK

Existem diversas maneiras de conservar a vida útil da bateria do notebook. A principal delas é a calibragem, como veremos abaixo.

CALIBRANDO A BATERIA DO NOTEBOOK

O processo de calibragem da bateria de notebook é o ato de consumir a carga e depois conectar o notebook junto ao carregador até que o nível de bateria atinja 100%. Esse processo deve ser repetido por três vezes, é fácil, simples, e pode ser realizado por qualquer usuário. Sua importância consiste no poder que o procedimento tem em equalizar o nível de energia de cada uma das células que compõem a estrutura de uma bateria. Desse jeito, você irá tornar sua bateria mais saudável e ao mesmo tempo estará otimizando seu desempenho.

Para tornar o processo ainda mais rápido, você pode executar ações simples, como, por exemplo, aumentar o brilho da tela ao máximo e executar vários programas simultaneamente. Também é importante lembrar que sempre que você faz a aquisição de um novo produto é necessário realizar a calibragem da bateria do computador portátil.

A calibragem irá contribuir para conservar sua bateria.

Leia também
Veja como testar a bateria do notebook
O que são os ciclos da bateria do notebook

OUTRAS DICAS PARA FAZER A BATERIA DURAR MAIS

Além da calibragem da bateria do notebook, que, como já vimos, se trata de uma ação fundamental para a preservação da saúde da bateria, existem algumas outras recomendações para conservar o componente, tornando sua vida útil maior, e que, se forem seguidas, podem contribuir bastante nesse processo. Entre elas, podemos citar: diminuir o brilho da tela e da resolução, não deixar muitos programas abertos simultaneamente, desconectar wireless e periféricos e fechar aplicativos secundários no sistema operacional. Adotando essas medidas, a bateria irá ter menos esforço para trabalhar e, assim, como consequência, apresentará maior autonomia longe do carregador e das fontes de energia.

Em nosso canal no  YouTube, temos diversos vídeos contendo dicas para te ajudar a conservar a bateria de seu notebook, como o que aparece logo abaixo. Se inscreva e fique por dentro de todas as nossas novidades por lá.