Atualizado em 27 de outubro de 2022.
Tempo de leitura: 4 minutos

Se você é um profundo conhecedor do universo dos notebooks ou trabalha com informática, com certeza já ouviu falar no termo BIOS. No entanto, muitos usuários desconhecem essa definição e não exatamente sabem do que se trata. Nesse texto, você irá descobrir o que é BIOS, para que serve e muito mais. Acompanhe! 

O QUE É BIOS E PARA QUE SERVE

O BIOS é um firmware, que está presente nas placas-mãe e tem um formato parecido com um chip. Ele é responsável principalmente pela inicialização do computador e reconhecimento dos componentes ligados a ele, entre outras funções. O nome “BIOS” vem do acrônimo Basic Input/Output System (“Sistema básico de entrada e saída”, em tradução livre para português).

Assim que o usuário aperta o botão de “ligar” do aparelho, o BIOS começa a exercer suas funções dentro do sistema do notebook. O chip basicamente age como uma interface entre o hardware e o sistema operacional. Inicialmente, varrendo todos os componentes conectados na placa-mãe — placa de vídeo, processador, memórias e dispositivos de armazenamento, por exemplo — num processo chamado POST (Power On Self Test), que verifica erros no hardware. Após essa primeira etapa, todas as informações são armazenadas no CMOS, que se trata de um pequeno agrupamento de memória projetada para salvar dados do computador portátil.

Também é tarefa do BIOS o processo de inicialização de elementos análogos de componentes conectados ao notebook. Como exemplos, podemos citar a placas de vídeo, discos rígidos, SSDs e outros. Após o procedimento de avaliação, o BIOS busca o sistema operacional no armazenamento interno destinado ao BOOT e na sequência de dispositivos salva no CMOS. Se for encontrado, o chip direciona esses dados para a memória RAM, para que seja possível o carregamento dos arquivos. Portanto, podemos tratar o BIOS como elemento fundamental para o pleno funcionamento de um notebook.

O QUE É SETUP

Sabe aquela interface gráfica em que o usuário altera opções de inicialização e confere parâmetros básicos da máquina? E que geralmente acessada ao apertar algumas das teclas F1-F12 ou DELETE? Ela se chama SETUP, e é responsável por conferir e gravar definições no CMOS, constituindo, asssim, uma importante parte do BIOS. Por essa razão, inclusive, ela é constantemente usada como sinônimo.

As alterações de frequência de processador (overclocking e underclocking), ajustes na memória RAM, sequência de BOOT e outros detalhes minuciosos do computador são feitos no SETUP.

Leia também
Como restaurar o notebook
As diferenças entre hardware e software

A BIOS UEFI

Nos notebooks mais modernos, o BIOS que conhecemos foi substituído por uma atualização mais versátil, a chamada UEFI (Unified Extensible Firmware Interface). Essa versão supera tem como vantagem um tamanho maior do que as atualizações anteriores, possibilitando suporte para unidades com mais de 2,1 TB de espaço interno, além de dar mais velocidade na abertura de elementos, garante uma componentes inicialização segura, entre outros benefícios disponíveis. Podemos definir o BIOS UEFI como um pequeno sistema operacional próprio localizado no interior da placa-mãe.

A BIOS PODE SER ATUALIZADA?

Para responder a pergunta objetivamente, a resposta é sim. É possível atualizar a BIOS do sistema de notebook, já que o chip que contém o BIOS, quando não construídos em ROM (Read Only Memory), podem ser colocadas em componentes Flash-ROM, capaz de sofrer modificações. Notebooks que possuem placas-mãe mais modernas tendem a ser construídos justamente apresentando esse tipo de memória, já que ele permite que o sistema de baixo nível receba atualizações importantes.

No entanto, é muito importante frisar que a atualização da BIOS configura um risco ao usuário e ao notebook em si. Isso se dá pois, uma vez iniciado o processo, não é possível mais interrompe-lo. Dessa maneira, em caso de falta de energia durante a atualização, por exemplo, os dados serão perdidos e a placa-mãe será bastante prejudicada. Por isso, é importante pensar bem antes de efetuar essa medida.

COMO ATUALIZAR A BIOS

Mesmo ciente dos riscos, se você quiser atualizar sua BIOS, é possível, e o procedimento não costuma ser de grande complexidade. Para isso, a primeiro coisa a ser feita é descobrir qual o modelo de sua placa-mãe. Para fazer isso, siga os passos detalhados abaixo:

  1. No campo de busca do Windows 10, digite “cmd” e aperte Enter;
  2. Digite o comando “wmic baseboard get product,Manufacturer,version,serialnumber” (sem aspas), e depois, tecle novamente Enter;
  3. Na coluna “Manufacturer” será exibido o nome do fabricante, e em “Product“, o modelo da placa-mãe de seu aparelho.
  4. Após esse processo, busque no Google pelo modelo de sua placa, e, na sequência, acesse o site do fabricante;
  5. Baixe os drivers da BIOS, e instale-o conforme as instruções específicas.

Agora que você já sabre tudo sobre o BIOS, aproveite para conhecer mais sobre o universo dos notebooks. Em nosso canal no YouTube, temos uma série de vídeos com dicas, tutorais e informações importantes para os usuários. Não deixe de se inscrever.