Atualizado em 10 de agosto de 2023.
Tempo de leitura: 2 minutos

Comprou um  notebook novo ou substituiu a bateria antiga e está com dúvida sobre como realizar a primeira carga? Nesse momento, é muito comum que você não saiba como proceder. Por isso, nesse texto, vamos te mostrar quanto tempo deixar o notebook carregando pela primeira vez.

A PRIMEIRA CARGA DA BATERIA

Muitas pessoas acreditam que a primeira carga da bateria precisa ser mais longa que as que virão na sequência. Na verdade, esse é um mito, já que, ao completar o carregamento, o notebook está apto a reter somente a energia necessária. Dessa forma, não é preciso deixar o o notebook na tomada por um longo tempo, já que seu sistema irá interromper o fornecimento de energia quando ele não for mais necessário.

quanto tempo deixar o notebook carregando pela primeira vez
Primeira carga da bateria do notebook

Esse processo pode durar entre 1 e 2 horas, a depender da quantidade de células da bateria. Quanto mais células, mais energia, mas, em contrapartida, mais tempo para carregar. O que é importante de fato para uma primeira carga é a calibragem na bateria, fundamental para o bom funcionamento do componente, como veremos a seguir.

Leia também
Os cuidados necessários com a bateria do notebook
Quando trocar a bateria do notebook

A IMPORTÂNCIA DA CALIBRAGEM DA BATERIA NO PRIMEIRO USO

O processo de calibragem da bateria de notebook nada mais é do que efetuar a carga e descarga completa da bateria por três vezes. Como você pode imaginar, o processo é muito simples e pode ser feito por qualquer pessoa, sem qualquer tipo de conhecimento técnico específico, pois consegue equalizar o nível de energia de cada uma das células que compõem a estrutura da bateria. Ela é importantíssima na primeira carga especialmente.

Ao calibrar sua bateria, você estará contribuindo para aumentar a vida útil e otimizar o desempenho do componente a médio prazo. Se quiser agilizar o processo, é possível contar como aliada ações simples, como por exemplo, aumentar o brilho da tela ao máximo e executar vários programas ao mesmo tempo.

Agora que você já sabe quanto tempo deixar o notebook carregando pela primeira vez, te convidamos pra ler esse texto, que indica uma série de cuidados importantes para que sua bateria possa apresentar um melhor rendimento e tenha sua vida útil estendida.