Atualizado em 8 de agosto de 2023.
Tempo de leitura: 4 minutos

Após algum tempo de uso, é natural que percebamos um menor rendimento e desempenho de nossos aparelhos eletrônicos. Na maioria dos casos, essa queda está relacionada a bateria. Assim, é bastante comum que vários usuários concluam que sua bateria de notebook está viciada, já que ela apresenta duração muito menor em relação a tempos atrás. Aprenda nesse texto a como desviciar a bateria do notebook e também a como fazer seu componente durar mais.

O QUE É BATERIA VICIADA?

É interessante que você possa entender o conceito de bateria viciada e como isso acontece. As baterias antigas eram fabricadas com níquel cádmio (NiCd) e, posteriormente, com hidreto metálico (NiMH). Esses dois elementos químicos ocasionavam o que ficou conhecido como “efeito memória”. O efeito memória era o que fazia as baterias viciarem. Assim, os componentes ficavam com pouca ou nenhuma em muito menos tempo que o normal. Além disso, era preciso esperar o aparelho consumir 100% de carga para depois colocá-lo para carregar, a fim de evitar o efeito, que podia até mesmo causar o desligamento repentino da máquina.

como desviciar a bateria do notebook
Tem como desviciar a bateria do notebook?

Hoje, esse problema não existe mais, já que as grandes fabricantes optaram pelo lítio na composição dos componentes, especialmente por ser tratar de um material não fica “viciado”. Porém, isso não quer dizer que as baterias não acabam perdendo autonomia. As baterias para notebook, a exemplo de outras baterias de dispositivos eletrônicos, possuem capacidade de suportar, em média, entre 300 e 500 ciclos, onde cada um representa uma recarga e uma descarga completa. Com essa informação em mente, costuma ser mais fácil ir percebendo o desgaste natural do componente com o passar do tempo.

Quando o material presente na estrutura do componente está se esgotando, naturalmente a bateria irá sofrer desgaste, diminuindo gradativamente e de forma sutil, a autonomia do notebook longe das tomadas. Mas afinal, como saber se minha bateria está mesmo viciada? E como desviciar a bateria do notebook?

Leia também
Como fazer a bateria durar mais
Como e por que cuidar da bateria do notebook

MINHA BATERIA ESTÁ REALMENTE VICIADA?

A pergunta que muitas pessoas se fazem é como desviciar a bateria do notebook. Porém, em primeiro lugar, é fundamental que você confira se a sua bateria é de níquel cádmio, pois se ela for feita com lítio, ela não está viciada. Esse é um erro comum, já que o desgaste do componente pode nos levar a crer que se trata de uma bateria viciada.

Alguns outros problemas podem estar acontecendo com sua bateria, que ocasionam um rendimento pior do componente e, consequentemente, menos duração. Ela pode estar está esquentando demais, o calor também é uma forma de energia, ou seja, se o dispositivo esquenta muito, ele vai exigir mais da bateria, fazendo, assim com que ela descarregue de forma mais rápida. Por isso, evite que sua bateria fique sob almofadas e em cima da cama, por exemplo, já que essas ações irão, naturalmente, esquentar o peça.

Além disso, é preciso que se entenda que a bateria, como qualquer outro componente, apresente desgaste conforme é utilizada e, assim, é natural que o item perca desempenho ao longo do tempo. No entanto, existem boas práticas que podem ser adotadas com o intuito de retardar esse desgaste e fazer com que a bateria consiga durar mais.

MEIOS DE FAZER A BATERIA DURAR MAIS

Como dissemos, existem meios de fazer a bateria durar mais. Um deles e talvez o principal é através do processo de calibragem da bateria de notebook, Se trata, basicamente, do ato de consumir toda a carga presente no aparelho e, posteriormente, carregar o notebook até que o nível de bateria atinja 100%. Esse processo, que deve ser repetido por três vezes, é fácil, simples, e pode ser realizado por qualquer usuário. Sua importância consiste no poder que o procedimento tem em equalizar o nível de energia de cada uma das células que compõem a estrutura de uma bateria. Desse jeito, você estará tornando sua bateria mais saudável.

Além disso, é possível adotar outros métodos visando a prolongação da vida útil de sua bateria. Entre elas, podemos citar: a diminuição o brilho da tela e da resolução, o ato de não manter muitos programas abertos simultaneamente, a desconexão wireless e periféricos e o fechamento de aplicativos secundários de seu sistema operacional. Adotando essas medidas, a bateria precisar de menos energia para trabalhar e, assim, terá mais autonomia longe das tomadas e ao mesmo tempo conservará mais ciclos de sua vida útil.

Quer saber o momento correto para substituir a bateria do notebook? Nesse texto aqui, nós te mostramos.