Atualizado em 9 de junho de 2021.
Tempo de leitura: 5 minutos

A utilização de um notebook oferece uma série de vantagens ao usuário. A portabilidade, praticidade ao usar e especialmente a autonomia que as baterias oferecem, e que tornam esse aparelho um dos dispositivos eletrônicos mais populares do planeta. No entanto, é justamente na bateria onde devemos prestar mais atenção, pois o mau funcionamento deste componente pode inviabilizar a utilização desse aparelho. Quando o notebook não reconhece a bateria, a portabilidade do aparelho fica prejudicada e acarreta um enorme prejuízo para o usuário.

No texto de hoje, iremos te ensinar a resolver esse problema e te mostrar também outras possíveis falhas que podem ocorrer com a bateria de um notebook. 

A IMPORTÂNCIA DA BATERIA DO NOTEBOOK 

Na estrutura de um notebook, a bateria é o item que tem a responsabilidade de armazenar e fornecer a energia necessária para o funcionamento dos demais componentes da máquina. Sua vida útil é medida em ciclos, sendo que cada um corresponde a uma carga e descarga completa do aparelho. Ela pode passar entre 300 e 500 vezes por esse processo dependendo da qualidade da célula de bateria utilizada pelo fabricante.

Como você já viu em nosso blog, a vida útil da bateria é diretamente influenciada pelos hábitos de consumos que os usuários possuem. Dessa maneira, existem diversas recomendações para que os ciclos de vida de uma bateria alcance a sua máxima capacidade no que diz respeito a sua vida útil. Como é o caso da calibragem da bateria, importantíssima para a saúde do componente.

PROBLEMAS QUE PODEM ACONTECER COM A BATERIA

Além do problema do notebook não reconhecer a bateria, temos algumas outras situações desagradáveis que podem acontecer com esse componente. Abaixo, listaremos algumas delas o que você deve fazer para evitar que elas acontecam ou, em alguns outros casos, corrigir o problema.

Bateria esquentando demais

Esse é um dos problemas mais comuns e que mais geram preocupação entre os usuários de notebook. O superaquecimento pode levar até mesmo a inutilização completa do aparelho, se não for corrigido a tempo. Ele pode acontecer por uma série de fatores, como problemas na própria bateria e na fonte. Por isso, a principal dica é evitar adqurir produtos de baixa qualidade e sempre dar prioridade para empresas com reconhecida qualidade.

Evite também executar muitos programas ao mesmo tempo. Essa prática pode fazer com que o aparelho trabalhe mais do que o normal e acaba sobrecarregando e, consequentemente, esquentando. Uma outra dica é evitar obstruir as saídas de ar do aparelho. Manter o notebook em local arejado também é fundamental para que o computador não enfrente o superaquecimento.

OPÇÕES DE ENERGIA DO NOTEBOOK

Outro ponto para observar são as opções de energia do computador. Entre no Painel e selecione “Opções de energia”. A configuração “nível de bateria baixo” pode estar alta demais, fazendo com que seu notebook tenha tendência de trabalhar mais do que deveria por estar com essa opção selecionada. Restaure as configurações para o padrão e veja se o problema é solucionado dessa maneira.

PROBLEMAS NA ATUALIZAÇÃO DA BIOS

A BIOS é o sistema de ativação de entradas e saídas, um programa básico do computador, responsável por ativar o hardware do aparelho. No caso das baterias de notebook, se a BIOS estiver com algum problema, a função de carregamento do dispositivo pode estar comprometida, por estar desfigurada ou desatualizada.

Para atualizar o sistema é necessário acessar o suporte online da fabricante do seu notebook e baixar os arquivos necessários para realizar esse upgrade.

Mas, tenha cuidado: a atualização do BIOS é um procedimento arriscado e que pode pode causar danos permanentes ao seu notebook em caso de uma atualização incorreta. Por isso, recomendamos que o procedimento seja realizado apenas por um profissional qualificado, especialista nesse tipo de serviço.

NECESIDADE DE ATUALIZAR DRIVERS DO APARELHO

Os drivers são softwares que permitem que o sistema se comunique com os dispositivos de hardware do notebook. Na maioria dos casos, esses drivers são fornecidos pelo próprio sistema operacional. Você pode encontrar atualizações, no caso de quem usa Windows, acessando o Windows Update no seu notebook. Outra opção é procurar por meio do site de suporte do fabricante do seu notebook, que também costuma disponibilizar as atualizações necessárias.

PROBLEMAS NO SERVICE PACK

Existe também a possibilidade de haver um erro de atualização no Service Pack do Windows. Se você fez um upgrade recentemente no Windows e criou um ponto de restauração em seu aparelho, tente voltar a esse ponto e veja se o problema persiste. Caso não esteja seguro para executar essa tarefa, procure a ajuda de algum profissional da área.

Leia também
O que são os ciclos da bateria do notebook?
Saiba identificar o modelo de sua bateria

NOTEBOOK NÃO RECONHECE A BATERIA: O QUE FAZER?

Quando o notebook não reconhece a bateria, só será possível utilizá-lo ligado à tomada. Acabando, assim, com a principal vantagem que esse equipamento oferece (ser um dispositivo portátil). O problema pode ter diversas causas, sendo a mais comum quando a bateria precise passar por uma redefinição física, procedimento que consiste em eliminar a carga elétrica dos capacitores.

O método para realizar a redefinição tende a ser o mesmo em todas as marcas de bateria mais conhecidas, e não deve variar de acordo com o sistema operacional do notebook. Abaixo te mostramos o passo para solucionar este inconveniente e fazer seu laptop voltar a identificar a bateria.

Passo 1. Desconecte todos os dispositivos do notebook, incluindo o carregador. Isso fará com que o notebook desligue;

Passo 2. Retire a bateria do notebook. O procedimento varia de acordo com marca e modelo, mas geralmente há uma trava de segurança indicada por um cadeado, que deve ficar na posição aberta, e outra chave para que seja realizada completa liberação da bateria;

Passo 3. Pressione o botão de ligar/desligar por aproximadamente 30 segundos para retirar a carga elétrica residual dos capacitores da bateria do notebook. É esse procedimento que irá realizar a redefinição física da bateria;

Passo 4. Insira novamente a bateria e coloque a chave de liberação na posição travada, corretamente;

Passo 5. Conecte o carregador ao notebook e, após isso, aperte o botão para ligá-lo;

Passo 6. Aguarde a inicialização do Windows. Quando o sistema estiver iniciado, toque no ícone da bateria e veja que a bateria agora é detectada.

Dessa maneira, será possível reparar essa falha e devolver a “normalidade” entre seu notebook e a bateria do aparelho.

ONDE COMPRAR BATERIA PARA NOTEBOOK

Mesmo com todos os cuidados exercidos e com reparos que podem ser feitos pelo usuário, em algum momento, inevitavelmente, sua bateria irá cumprir o tempo de vida útil programado e, de maneira progressiva, deixará de funcionar. Existem alguns sinais que indicarão que o momento de substituir o componente finalmente chegou. Após constatar que uma bateria nova deve ser adquirida, você deve buscar por locais confiáveis para realizar a compra.

BB Baterias possui uma ampla linha de produtos para notebook, que incluem bateriasfontestecladostelas e outros itens. Estamos atuando há mais de uma década no segmento de peças para computadores portáteis, possuindo ampla credibilidade de mercado e entre os nossos clientes. Além disso, nossas baterias contam com garantia de 14 meses e nossos consultores realizam o melhor atendimento pós-venda.

Tudo isso para fornecer a você as melhores soluções para notebooks. Se você precisar de ajuda, nós da BB Baterias estaremos prontos para te auxiliar. Não hesite em nos procurar!