Atualizado em 10 de agosto de 2020.
Tempo de leitura: 3 minutos

Você sabia que é bastante benéfico utilizar antivírus para smartphone? Esses aparelhos são como computadores portáteis, portanto, estão em risco de terem contato com ameaças que podem comprometer o seu bom funcionamento.

Além disso, alguns aplicativos de proteção e segurança oferecem recursos extras que tornam ainda melhor o uso do seu aparelho. Por exemplo, você consegue otimizar o uso de energia para que a bateria dure mais e selecionar adequadamente as permissões de cada app para ter mais privacidade.

Com tantas possibilidades, pode ser um pouco difícil decidir pelo antivírus para smartphone certo para as suas necessidades. Como em qualquer outro tipo de escolha, você precisa levar em consideração os elementos corretos e avaliar cada opção de perto.

Confira, a seguir, os principais critérios para escolher o melhor antivírus para smartphone!

Proteção contra malware

Aplicativos maliciosos que roubam informações e prejudicam o seu uso não são uma exclusividade dos computadores. Também é possível ser infectado com malware ao usar um smartphone e você precisa de um antivírus de qualidade para se proteger contra eles.

Verifique se os apps considerados são atualizados com frequência e se conseguem monitorar o seu celular para manter ameaças sempre longe.

Economia de bateria

Está difícil usar o seu celular durante todo o dia sem ter de parar para carregar a bateria dele? Uma das funções dos antivírus para smartphone consiste em otimizar o uso de energia do aparelho, fazendo com que a sua bateria dure mais.

Ao decidir pela melhor escolha para as suas necessidades, procure saber se o aplicativo considerado possui alguma função voltada ao gerenciamento da bateria do dispositivo e como esse recurso funciona.

Controle de permissões

Aplicativos móveis são capazes de requisitar o uso de uma série de recursos do seu celular, inclusive aqueles que revelam mais dados seus. Com um bom antivírus para smartphone você poderá controlar essas permissões de maneira mais detalhada.

Isso permitirá que você fique por dentro de todo tipo de informação que os aplicativos do dispositivo estão obtendo. A sua privacidade pode ser protegida com esse tipo de controle.

Proteção de acesso

Por ser um aparelho móvel, o celular tem muito mais chances de cair em mãos erradas. Um bom antivírus para smartphone deve oferecer meios para proteger o seu dispositivo caso outra pessoa tente usá-lo.

Alguns dos recursos possíveis incluem a possibilidade de bloquear o acesso ao aparelho, tirar uma foto de quem tenta usar o smartphone, enviar a localização do GPS para o seu e-mail, entre outros.

Limpeza de dados antigos

Você costuma ficar sempre sem memória em seu celular? Pode ser que o aparelho esteja acumulando dados antigos demais, algo que pode ser resolvido com a escolha de um bom antivírus para smartphone.

Verifique se os aplicativos considerados possuem algum recurso que permita realizar limpeza nos seus arquivos, com foco naqueles que não são mais utilizados e podem ser excluídos para liberar espaço.

Leve em consideração cada um desses critérios para escolher o antivírus para smartphone que deixará ainda melhor o uso do aparelho. Conte com os recursos certos para fazer a sua bateria durar mais, mais segurança ao lidar com seus dados e proteger a sua privacidade ao utilizar o dispositivo. Lembre-se da importância que o smartphone tem no seu dia a dia e não negligencie a segurança dele.

Estas informações ajudaram você a encontrar o melhor antivírus para smartphone? Então compartilhe o artigo em suas redes sociais!

[uam_ad id=”966″]