Atualizado em 13 de novembro de 2024.
Tempo de leitura: 7 minutos

Imagine a seguinte situação: você liga seu notebook normalmente e, ao tentar usar o teclado, ele simplesmente não responde. Você tenta algumas vezes, reinicia a máquina e nada muda. Afinal, por que o teclado do notebook parou de funcionar? Como resolver isso?

Se o teclado do notebook parou de funcionar, continue a leitura. Vamos mostrar as possíveis causas para esse problema e apontar as soluções mais indicadas para resolver esse inconveniente.

VERIFICAÇÕES BÁSICAS E DIAGNÓSTICO INICIAL

Antes de tomar medidas mais drásticas, é recomendável fazer uma verificação inicial do teclado do notebook. Muitas vezes, problemas menores podem ser solucionados com ações simples e diretas.

  • Reinicie o notebook: esse é o primeiro passo para descartar falhas temporárias que podem estar impedindo o funcionamento do teclado.
  • Teste com outra conta de usuário: acesse uma conta de usuário diferente para verificar se o problema persiste. Isso ajuda a identificar se há algo específico na configuração do perfil que está afetando o teclado.
  • Conecte um teclado externo: use um teclado USB ou Bluetooth para verificar se o problema é específico do teclado do notebook ou se está relacionado a algo mais amplo no sistema.

Se nenhum desses procedimentos resolver seu teclado que parou de funcionar, é hora de encarar o problema em outras frentes. Os teclados podem apresentar problemas oriundos do softwares e dos hardwares. Mas afinal, o que isso significa? É o que você verá a seguir.

1. PROBLEMAS NO SOFTWARE

Você já sabe que o software é a definição dada para elementos do notebook que não enxergamos fisicamente e são responsáveis por uma série de comandos e configurações que fazem a máquina funcionar. Entre o que enquadramos como software, estão os drivers, que tem a tarefa de justamente comandar os componentes de hardware de forma que torne possível ao sistema operacional se comunicar com esse itens, como o teclado.

ATUALIZAÇÃO DOS DRIVERS

Um dos defeitos mais comuns no teclado que parou de funcionar é justamente problemas em seu driver. Para resolver, é necessário que o usuário atualize o driver. Para isso, você deve:

  1. Clique em Iniciar e na sequência busque por “gerenciador de dispositivos”.
  2. O ícone do Gerenciador de Dispositivos aparecerá nos resultados. Selecione essa opção.
  3. Acesse o Gerenciador de dispositivos.
  4. Navegue pela lista de dispositivos até encontrar “Teclados”.
  5. Ao chegar lá, clique com o botão direito do mouse no dispositivo de teclado.
  6. A partir daí, selecione “Propriedades” > “Atualizar Driver.”
  7. Aguarde enquanto o Windows encontra um novo driver disponível e depois, o instale.
  8. Teste o teclado com um processador de texto ou talvez com o aplicativo Notas do Windows para se certificar de que a atualização solucionou o problema.

VERIFICAÇÃO DE VÍRUS

Se seu teclado de notebook parou de funcionar, pode ser que o principal culpado por isso seja a ação de vírus em sua máquina. Para evitar que essas ameaças contaminem sua máquina, mantenha sempre um antivírus atualizado em seu notebook. Esses programas serão capazes de combater os vírus, deixando seu laptop mais seguro e os componentes dele em plenas condições, incluindo, é claro, o seu teclado.

2. PROBLEMAS NO HARDWARE

O Hardware, como já sabemos, é a parte física dos computadores, os elementos que o formam. Um exemplo de hardware é justamente o teclado. Quando falamos em problemas no hardware de um notebook, estamos tratando de algum dano físico que possa ter ocorrido com ele. Nesse caso, com o teclado. Em muitos casos, esses danos acabam sendo os responsáveis por deixar o componente sem funcionar corretamente.

Esses danos podem ter diversas causas, que vão desde problemas elétricos até danos estruturais. Por ser um componente menor e mais exposto a contatos, os teclados estão, teoricamente, mais suscetíveis a esse tipo de falha. Alguns dos problemas de hardware mais comuns são ocasionados justamente por batidas e quedas do aparelho. Por esse motivo, a dica mais valiosa aqui é procurar ter o máximo de cuidado com o notebook, especialmente ao transportar o equipamento. Capas de proteção também são uma boa pedida para amenizar eventuais batidas ou contatos mais bruscos.

TECLADO SUJO

Se seu teclado de notebook parou de responder aos comandos, é possível que o principal responsável por isso seja o acúmulo de sujeira no componente. Para contornar a situação, é necessário, claro, limpar o teclado.

Para iniciar o processo, utilize um pano limpo e de preferência que não solte fiapos. Umedeça o pano cuidadosamente em água. Após isso, esfregue o pano com bastante delicadeza, retirando toda a sujeira aparente em seu teclado. Caso identifique manchas ou sujeiras que não saíram ao passar do pano, dilua álcool isopropílico em água e, em seguida, repita o processo de limpeza. Essa medida deve ser o suficiente para completar a limpeza na superfície das teclas.

Limpar entre as teclas pode ser uma tarefa um pouco mais complicada. Para realizar esse procedimento, você pode utilizar cotonetes, pincéis macios e até mesmo ar comprimido. Em todos esses casos, procure não ser muito brusco ao executar a ação de limpeza, para conservar integralmente as teclas do componente.

TECLAS PRESAS OU SOLTAS

Se seu teclado de notebook parou de funcionar, o problema também pode estar relacionado a teclas presas e soltas. Teclas soltas irão, naturalmente, impedir sua escrita plena no seu teclado. O mesmo acontece com as teclas presas. Se elas estão suficientemente fixadas e não permitem que você as recoloque no lugar com facilidade, o mais recomendado a fazer (especialmente se você não tem experiência) é levar seu laptop a uma assistência técnica de confiança.

Leia também
Como identificar o modelo do teclado
Como realizar a limpeza correta do teclado do notebook

3. PROBLEMAS ESPECÍFICOS DE MODELO E IDIOMAS

É fundamental para o usuário compreender as diferenças entre os padrões de linguagem estabelecidos para teclado. Eles poderão variar em alguns pontos específicos, a depender do local onde foram produzidos. Esses critérios para definir quais são as características de cada componente foram definidos há bastante tempo, mas permanecem em vigor até hoje. No Brasil, utilizamos na imensa maioria teclados com a configuração ABNT2. Assim, um teclado desconfigurado pode se tornar um problema. Nesse texto, te mostramos mais sobre isso e o que você deve fazer nesses casos.

QUANDO SUBSTITUIR O TECLADO DO NOTEBOOK

Como qualquer outro componente de seu notebook, o teclado está sujeito a substituição, quando não apresenta mais o mesmo rendimento ou, então, quando demonstra falhas que não são mais possíveis de corrigir, mesmo com auxílio de profissionais capacitados. Para saber o momento ideal para substituir o teclado de seu computador portátil, é preciso estar atento aos sinais que ele inevitavelmente irá transmitir.

Em suma, se você tentou solucionar ambos os problemas de hardware e software, atualizou drivers e nada disso funcionou, pode ser que seu teclado chegou em um estágio irreversível e não apresentará mais o mesmo rendimento. Para confirmar, a medida final indicada é levar o componente a uma assistência técnica de confiança, para que especialistas possam fazer uma avaliação melhor de seu teclado de notebook. Dependendo do diagnóstico, será necessário substituir o teclado por um novo modelo.

COMO DESCOBRIR O MODELO CORRETO DO TECLADO

Para encontrar um teclado que seja compatível com seu notebook, o primeiro passo é verificar qual a marca e o modelo do computador portátil. Normalmente, essa informação é encontrada numa etiqueta disponibilizada na parte inferior do dispositivo. Ter em mãos essas informações é indispensável para verificar os teclados compatíveis e, assim,. não errar na hora da compra.

Existe também outra forma para descobrir tais informações do notebook, caso a alternativa acima esteja indisponível de alguma forma, em casos, por exemplo, de etiqueta danificada ou arrancada. Apertar as teclas Windows + R no teclado abre a janela “executar”. Nessa janela, escreva Dxdiag e tecle “enter”. As informações do seu notebook aparecerão em sua tela.

Outras considerações que são importantes para o usuário: repor o componente com outro que tenha o mesmo idioma do teclado anterior, verificar se o componente não tem características especiais e reparar na carcaça e nos fixados do novo teclado. Nesse texto, te falamos mais sobre o que é preciso para ficar atento na hora da compra de um novo componente para seu aparelho.

teclado do notebook parou de funcionar
O teclado pode ter especificidades que são fundamentais na hora de definir qual componente comprar. Aqui, vemos um teclado com frame e outro sem frame.

ONDE COMPRAR TECLADO NOVO

Mesmo tendo todos os cuidados com seu teclado, é natural que o componente apresente um desgaste pelo tempo de uso e, assim, você fatalmente tenha que substituir o item. Se seu teclado de notebook parou de funcionar, para garantir que está comprando um modelo de qualidade, é fundamental adquirir o produto com especialistas na venda de diversos itens para notebook.

BB Baterias está há mais de uma década no mercado de peças para notebooks, com especialidade em tecladosbateriastelasfontes e muitos outros produtos que irão otimizar seu aparelho e possibilitar que você execute suas tarefas da maneira desejada. Temos uma ampla linha em nosso estoque, de diversos modelos, que certamente irão satisfazer as suas expectativas e suprir suas necessidades. Além disso, possuímos ótimas opções de pagamento e condições de garantia especiais para nossos clientes, contando ainda com atendimento pós-venda diferenciado.

Seja para a aquisição de um novo teclado, ou qualquer outro item para seu computador portátil, nós estaremos ansiosos para lhe atender e fornecer a melhor solução possível para as suas necessidades e expectativas com seu aparelho.