O teclado do seu notebook está apresentando defeitos? Aquela tecla que você usa com frequência acabou por quebrar ou simplesmente demonstra mau funcionamento? Caso a resposta seja “sim” para qualquer uma dessas perguntas, você já deve ter considerado mandar para o conserto, certo?

Acontece que a troca do teclado pode ser realizada em casa, apesar de o indicado ser sempre levar a um técnico qualificado e especializado para manutenção, até mesmo para não quebrar a garantia. Talvez o problema do seu teclado seja mais comum do que imagina

Mas isso ainda não responde a duas dúvidas vitais: há mais de um teclado que eu possa comprar para o meu notebook? E, se sim, qual teclado eu devo comprar para poder realizar a troca? Respondendo-as, estão aqui 6 dicas sobre como comprar um teclado e acertar na escolha!

1. Confira a marca e o modelo do seu notebook

Para encontrar um teclado compatível, o primeiro passo é verificar qual a marca e o modelo do seu notebook. Geralmente, essa informação é encontrada numa etiqueta fixada na parte de baixo do dispositivo. Saber essas informações é indispensável para verificar os teclados compatíveis.

Existe também outra opção para descobrir tais informações do notebook, caso a alternativa acima apresente algum problema, como etiqueta danificada ou arrancada. Apertar as teclas Windows + R no teclado abre a janela “executar”. Nessa janela, escreva Dxdiag e tecle “enter”. As informações do seu notebook aparecerão na tela.

2. Verifique o idioma do teclado

Os teclados para notebook aparecem em duas configurações de idioma (português e inglês). Essas estruturas apresentam um layout e até mesmo teclas diferentes. O modelo comum e recomendado para os notebooks brasileiros é o ABNT2 (com tecla de cedilha).

Os modelos ABNT (sem tecla de cedilha) são obsoletos e, caso seu notebook seja minimamente recente, não será possível encontrá-los. Também fique atento para não adquirir o modelo US (sem tecla de cedilha) por engano.

Um pequeno adendo é que, mesmo com um teclado US, por exemplo, caso o mesmo seja compatível, é possível utilizá-lo como se tivesse um layout diferente com a opção de mudança de idioma do teclado do sistema operacional.

3. Cheque a compatibilidade do teclado pelo Part Number

Abaixo do teclado (o que significa que é preciso removê-lo), encontra-se o Part Number (P/N). Sabendo o Part Number do teclado, você poderá checar alguns dos modelos 100% compatíveis.

Porém, essa não é a única maneira de encontrar teclados que funcionem bem em seu notebook. Por meio do modelo do notebook, é possível encontrar modelos de teclado compatíveis mesmo que não apresentem o Part Number requisitado.

4. Repare na carcaça e nos fixadores do novo teclado

É necessário checar se os fixadores, que se encontram nas partes frontal, traseira, em cima e em baixo do teclado novo, têm posições correspondentes às do teclado original. Caso contrário, haverá problema no encaixe.

Além disso, deve-se verificar o frame do teclado, para garantir que ambos tenham, novamente, formatos correspondentes, para não apresentar também um possível problema no encaixe.

Um exemplo de diferença na estrutura do frame se encontra entre os teclados ABNT e US. No ABNT, a tecla “enter” apresenta formato de L, e, no teclado americano, tem um formato retangular simples.

5. Veja se seu teclado tem características especiais

Existem teclados que apresentam características especiais e, dependendo dela, demonstram configurações de layout diferentes e/ou até mesmo peças distintas, como cabo flat discrepante. É imprescindível verificar a compatibilidade deles, sendo, inclusive, recomendado entrar em contato com assistência especializada antes de comprar um teclado novo.

Entre os modelos de teclado com características especiais, os principais são os seguintes:

Teclados com pointing stick

Pointing stick, também conhecido como Trackpoint ou TouchStyck, é um pequeno ponto especial no meio do teclado. Tal ponto serve como mouse para navegar com o cursor por meio do toque.

Teclados com pointing stick são raros hoje em dia, pois sua popularidade vem em declínio há um bom tempo, e a única marca conhecida que ainda produz notebooks com esse modelo de teclado é a Lenovo.

Teclados com backlight

Esse é o modelo de teclado mais adequado para quem gosta de usar o notebook em locais com baixa iluminação.

Teclados com backlight, também chamados de teclados retroiluminados, apresentam um pequeno brilho que vem de LEDs que se encontram embaixo das teclas, o que ajuda na digitação em ambientes pouco iluminados e é considerado visualmente atraente.

Notebooks que não tenham teclados com backlight de fábrica não podem utilizar esse modelo, pois não apresentam os componentes necessários para fazê-lo funcionar. Uma pequena desvantagem também é que os teclados com essa característica gastam um pouco mais da bateria.

Uma outra reclamação comum é que a luz do teclado pode vir a se tornar desconfortável para a visão do usuário, mas sempre é dada a opção de desligar essa função.

Teclados com shift diferenciado

Este modelo apresenta a tecla shift com tamanhos diferentes do normal, sendo maior ou menor. Devido ao tamanho diferente das teclas, o layout tende a ser diferente, e é necessário verificar se isso não pode causar incompatibilidade e possíveis problemas no encaixe.

6. Identifique a estética do teclado e outras funcionalidades

O modelo do teclado pode apresentar variações estéticas, como cores diferentes no teclado todo ou somente em algumas teclas. Elas não demonstram qualquer problema de compatibilidade adicional, diferente das “características especiais” citadas no passo anterior.

Há, ainda, a possibilidade de o modelo do teclado ter pequenas funcionalidades diferentes, como a tecla F3 como atalho para bluetooth ou como atalho para o wi-fi.

A posição da tecla de função wi-fi deve ser igual ao do novo teclado, exceto quando ela ficar no F3. Isso ocorre porque a tecla tem sobreposição de comandos (especialmente em notebooks Acer), servindo tanto para wi-fi quanto para bluetooth. Novamente, essas diferenças não apresentam qualquer problema de compatibilidade adicional.

Sabendo todas essas informações, dificilmente você correrá o risco de adquirir um teclado inadequado para seu notebook. Se for comprar um teclado para notebook, recomendamos que visite nossa loja virtual, pois oferecemos uma seleção vasta de produtos com ótimos preços.

Caso vá adquirir um teclado novo para a troca, é sempre necessário comprar um de qualidade e de uma boa fornecedora, como a BB Baterias. Confira nosso site!