Como você já sabe, o notebook pode ser utilizado de várias maneiras diferentes. Pode, inclusive, ser usado sem a bateria e conectado diretamente na tomada. Se optar por isso, é preciso que você saiba como guardar a bateria do notebook adequadamente, a fim de manter o componente em boas condições de preservação.
Nesse texto, vamos te mostrar como fazer isso, além de te indicar quando é possível utilizar o notebook sem bateria e se faz mal manter o aparelho ligado junto a uma tomada. Antes de saber como guardar corretamente a sua bateria de notebook, você precisa conhecer alguns detalhes a respeito da utilização do notebook e da bateria. Acompanhe!
QUANDO UTILIZAR O NOTEBOOK SEM BATERIA
Antes de mais nada, é importante esclarecer que é possível sim utilizar o notebook sem a bateria. Essa é uma possibilidade interessante para quem visa preservar os ciclos de vida útil do componente e tem a possibilidade de contar com uma tomada sempre por perto. Essa medida também é mais adequada se você não costuma passar horas com o notebook
O lado negativo de não utilizá-la é que a bateria atua como um NoBreak do notebook em casos de quedas ou oscilações de energia. Dessa forma, apenas com a fonte de alimentação em uma possível queda de luz, seu aparelho se desligará automaticamente, o que pode comprometer programas em andamento e também acarretar na perda de arquivos e documentos importantes.
Um outro alerta importante nesse sentido é que deixar a bateria parada por muito tempo não é uma medida recomendada. Por isso, colocá-la em uso pelo menos a cada 15 dias irá garantir uma melhor eficiência e, consequentemente, um maior tempo de duração.
Leia também
Os cuidados necessários com a bateria do notebook
Como trocar a bateria interna
USAR NOTEBOOK DIRETO NA TOMADA FAZ MAL?
Além de ser possível utilizar o notebook sem bateria, também é viável fazer uso do aparelho com ele conectado diretamente na tomada, sem acarretar em prejuízo algum para o computador portátil. Ao longo do tempo se pensou que essa ação poderia acabar desgastando a bateria, mas isso não é verdade, já que atualmente os notebooks fabricados possuem um dispositivo que controla o armazenamento de energia, o qual desativa o carregamento da bateria quando ela chega ao nível 100% de carga, evitando danos na bateria e possibilitando que a energia do carregador seja repassada diretamente ao notebook. É esse método que evita que as baterias “viciem”, por exemplo.
Em outras palavras: ao completar a carga da bateria, o dispositivo consegue detectar que procedimento está concluído e irá redirecionar a energia da fonte diretamente ao notebook, sem precisar acionar a bateria. Você pode identificar esse processo acontecendo através dos LEDs de carga de bateria que trocam de cor ou se a apagam para indicar que a carga está totalmente realizada.
COMO GUARDAR CORRETAMENTE A BATERIA
Mas, afinal, como guardar a bateria do notebook de forma segura? Para armazenar adequadamente esse item tão importante que não estiver sendo utilizada no momento, é preciso apenas seguir algumas dicas muito simples para garantir a integridade e conservação do componente.
Ao retirar a bateria, procure armazena-la preferencialmente em um pacote plástico anti-estático e que possua algum tipo de lacre, permitindo que não haja contato com sujeira e outras impurezas que possam comprometer o funcionamento do componente. O local de armazenamento também é bastante importante. Procurar guardar a bateria num ambiente não exposto a luz solar e com temperatura variando entre 5ºC e no máximo 25ºC. Além disso, voltamos a te alertar: não é recomendado passar mais de 15 dias sem utilizar a bateria no notebook. Fique atento a esse prazo para não prejudicar o componente quando recolocar o item na máquina.
Gostou do nosso conteúdo? Para ficar a par de mais novidades e dicas sobre o universo dos notebook, nos siga no Instagram.