Atualizado em 27 de janeiro de 2023.
Tempo de leitura: 7 minutos

Por mais que possua a autonomia longe das tomadas como característica, os notebooks não terão duração infinita de suas baterias. É justamente por esse fator que é muito importante tentar estender o máximo a carga desse componente. Mas, afinal, você sabe como economizar a bateria do notebook? Nesse texto, vamos te ajudar nessa tarefa.

COMO AUMENTAR A AUTONOMIA DO NOTEBOOK

Existem diversas medidas que são capazes de aumentar a autonomia do notebook longe das tomadas. Em sua grande maioria, se tratam de ações bastante simples e que podem ser feitas de forma prática e segura. Confira algumas dessas medidas que separamos pra você a seguir.

AJUSTE DO BRILHO

Para ajustar o brilho da tela do notebook, você só precisa ter acesso ao Painel de Controle (se não souber como localizá-lo, digite o termo “painel de controle”, sem as aspas, na pesquisa do Windows) e clicar em “Vídeo” e, depois, em “Ajustar brilho”. Nesse momento, altere as preferências abertas de acordo com suas preferências de uso e em seguida regule o brilho da tela por meio do mecanismo localizado no rodapé da página. Um lembrete: a luz de retroiluminação costuma exigir muito consumo de bateria, então, se você possui esse mecanismo em seu notebook, o ajuste do brilha se faz ainda mais necessário. Em laptops com telas maiores, como 15 ou 17 polegadas, o gasto de energia é também será maior.

DESATIVAR DISPOSITIVOS INTEGRADOS

A grande maioria dos laptops já costume ter dispositivos integrados internamente, que também consomem muita energia. Como exemplos, podemos citar Bluetooth, Wi-Fi, LAN, USB e webcams. Quando não estiver utilizando qualquer um desses elementos, o melhor a se fazer desativá-los no sistema e reativá-los apenas quando for usa-los novamente. Por sorte, e para facilitar a sua vida, a enorme maioria dos modelos atuais dispõe de um software que é capaz de desativar todos esses dispositivos em apenas um toque. No entanto, se sua máquina não tiver esse sistema, é possível também fazer a desativação manualmente.

Para fazer isso, é necessário ir até o “Menu Iniciar”, clicar com o botão direito e em “Computador” e, por fim, selecionar “Propriedades”. Na tela que se irá aparecer, opte por “Gerenciador de Dispositivos” e clique em “Continuar”. Selecione na lista o dispositivo que quer desativar. Clique sobre o nome com o botão direito do mouse, selecione “Desativar” e confirme a operação. Repita os passos para cada dispositivo que desejar.

FECHAR O QUE NÃO ESTIVER SENDO USADO

Não deixe programas não utilizados abertos, principalmente quando o aparelho não estiver conectado a tomada. Ainda nessa linha, procure limpar a barra de tarefas e o gerenciador de tarefas do Windows para evitar que nenhum programa desnecessário esteja em execução. Esses aplicativos irão exigir mais capacidade do aparelho e, consequentemente, diminuir consideravelmente o tempo de autonomia que sua bateria terá.

EVITAR UTILIZAR O APARELHO EM AMBIENTES QUENTES

Uma medida importante no sentido de como economizar a bateria do notebook é utilizar seu aparelho em locais ventilados e com boa presença de ar para que, assim, ele não precise aumentar a velocidade dos coolers que são os responsáveis refrigeração interna do computador portátil. Quanto mais quente o ambiente, menos tempo tempo a bateria irá durar, justamente por esse excesso de trabalho provocado pelo calor. É fundamental e também nunca obstruir as saídas de ar do equipamento. A obstrução pode provocar, inclusive, o superaquecimento do notebook, um dos problemas mais graves que podem atingir o dispositivo.

O mais indicado é não utilizar o notebook dessa maneira, pois existe o risco de, a médio prazo, a máquina superaquecer.

FAZER USO DO MODO ECONOMIA DE ENERGIA

Uma outra forma de conservar a bateria do notebook se dá através da ativação do recurso de economia de energia disponível no sistema Windows. Esse modo desativa atividades em segundo plano, além de ter a capacidade de reduzir o desempenho do processador e da placa de vídeo. Assim, você consegue preservar a carga vigente em seu aparelho, fazendo com que ela se esgote de forma mais demorada.

Para ativar esse recurso, é só clicar na barra de tarefas e em “Economia de Energia” na sequência. Se você tem o sistema Windows 10 instalado em seu notebook, o processo é um pouco diferente, mas igualmente simples: é preciso clicar na barra de tarefas, depois em “Opções de energia” e, então em “Economia de Energia”.

É possível também optar por criar um plano de energia e decidir em quantos minutos de inatividade o notebook desligará o vídeo ou suspenderá as atividades automaticamente, caso esteja fora da tomada. A principal dica aqui é manter um valor baixo, entre 5 a 15 minutos, para não desperdiçar energia de forma desnecessária.

PROCURAR NÃO USAR PROGRAMAS PESADOS

Se você estiver precisando da força total da sua bateria, tente não usar programas muito pesados. Games e softwares de edição de imagem ou programação exigem muita capacidade de processamento e memória RAM — com isso, consomem energia em excesso. É claro que muitas pessoas trabalham diretamente com esses aplicativos e, assim, fica inviável simplesmente não utiliza-los. Uma boa dica para você que se enquadra nesse tipo de público é apostar em baterias de longa duração.

Se você não necessita utilizar esse programas diariamente, procure trocá-los por alternativas mais leves ou, então, quando estiver com um carregador a disposição.

DESCONECTAR DISPOSITIVOS DAS PORTAS USB E FECHAR APLICATIVOS QUE NÃO ESTÃO EM USO

Os dispositivos que se encontram conectados junto as entradas USB do notebook consomem energia durante todo o tempo. Dessa maneira, procure evitar deixá-los nessa posição se não estiver usando: retire-os assim que terminar o uso e, quando necessários, conecte novamente.

Da mesma forma, quanto mais abas e softwares estiverem abertos de forma simultânea, mais energia será exigida da máquina. Portanto, para aumentar a duração da bateria do notebook, o recomendado é trabalhar sempre com o mínimo de telas e softwares necessários. Se não estiver utilizando o programa naquele momento, você deve mantê-lo desligado visando economizar a bateria do notebook.

Verifique também a execução de aplicativos em segundo plano. Para isso, você deve digitar o atalho “msconfig” na busca de seu computador, acessar “inicialização de programas”. Chegando lá, desmarque os que não forem necessários na lista e selecione “ok”.

Leia também
O que é part number da bateria?
Como descobrir o modelo interno da bateria

COMO PRESERVAR A VIDA ÚTIL DA BATERIA

A principal e mais importante medida que visa preservar a vida útil da bateria é a calibragem da bateria. O processo é feito a partir de carga e descarga completa do componente por três vezes. Ele é rápido, simples, e pode ser realizado por qualquer usuário e sem necessidade de nenhum conhecimento técnico específico.

Sua importância reside no poder que o procedimento tem em conseguir equalizar o nível de energia de cada uma das células presentes na estrutura de uma bateria. Fazendo isso, você irá tornar sua bateria mais saudável e ao mesmo tempo estará otimizando seu desempenho.

Se você deseja agilizar o processo, é possível se valer da execução de ações simples, como, por exemplo, aumentar o brilho da tela ao máximo e executar vários programas simultaneamente. Também é bom frisar que sempre que você fizar a aquisição de um novo produto, é necessário realizar a calibragem da bateria do computador portátil.

SINAIS QUE INDICAM QUE ESTÁ NA HORA DE TROCAR A BATERIA DO NOTEBOOK

Mesmo agora que você já sabe como economizar a bateria do notebook, é importante deixar claro que o componente irá dar sinais de desgaste ao longo do tempo, já que possui um prazo de validade assim como qualquer outro item que integra um notebook. Como exemplo, podemos citar quando a carga da bateria esgota mais rápido do que o habitual. Ou, ainda, quando avisos são feitos através do próprio sistema do notebook, e podem ser visualizados na tela do aparelho.

Nesse caso, as mensagens variam de acordo com o modelo e sistema operacional de cada máquina. Alguns podem, por exemplo, apresentar a mensagem logo ao iniciar a máquina, informando que é necessário se conectar a uma rede de energia para continuar funcionando.  

Outros indício bastante comum é o desligamento repentino do equipamento. Além disso, existem uma série de problemas relacionados ao uso de baterias de baixa qualidade, inclusive no que diz respeito a sua duração e tempo de vida útil. Esses componente não irão apresentar o desempenho adequado, fazendo com que não sejam indicadas ao usuário que espera um item que apresente um rendimento satisfatório.

Se chegou o momento de substituir seu componente antigo por um modelo mais moderno, saiba que a BB Baterias apresenta uma ampla linha de baterias para as principais marcas de notebook. Uma empresa que tem qualidade reconhecida pelo mercado e seus clientes. Para conferir todas os nossos modelos de baterias para notebook, é só acessar nosso site.