Atualizado em 10 de agosto de 2020.
Tempo de leitura: 3 minutos

Você tem curiosidade para saber mais sobre o funcionamento dos componentes de seus dispositivos? Isso é ótimo para garantir que seus equipamentos fiquem longe de problemas e você saiba como utilizá-los corretamente. Já se perguntou como funciona a fonte do notebook? Trata-se de uma peça fundamental para ele.

A fonte de um eletrônico é a parte que o conecta à força, e isso também vale para notebooks. Geralmente, é um bloco com um cabo que vai à tomada e outro que liga ao aparelho. A maioria delas tem uma luz que indica quando está recebendo energia da rede elétrica. Esta, por sua vez, é repassada à bateria do laptop.

Confira o restante do artigo para saber mais sobre as principais informações relacionadas à fonte do notebook!

Como funciona a fonte do notebook?

O funcionamento da fonte do notebook é relativamente simples. Ela recebe a tensão alternada da rede elétrica (ou seja, a tomada) e a transforma em uma tensão contínua reduzida (geralmente 12 V) que fornece energia para os componentes do aparelho, como a bateria, o processador, o disco rígido, a tela, entre outros.

É por isso que o seu sistema operacional costuma avisar que é recomendado conectar o notebook à fonte quando ele chega a um nível crítico de bateria. Ao usá-lo ligado à tomada, você vai suprir a energia que ele precisa, ao mesmo tempo em que carrega a bateria para que ela possa ser usada futuramente.

Como comprar a melhor fonte do notebook?

O ponto mais importante a ser considerado ao comprar a fonte do notebook envolve analisar cuidadosamente as informações contidas nela. Ao saber decifrar alguns de seus indicadores, você conseguirá detectar qual é o melhor modelo para as suas necessidades.

No vídeo, ensinamos você como identificar a fonte compatível com o seu notebook, assista: 

Agora veja o que significam alguns dos dados que aparecem escritos na fonte do notebook:

  • Input: voltagem recebida da tomada pela fonte. Em geral, está marcada como 110-240 V, o que significa que ela é automática.

  • Output: voltagem que a fonte envia para o notebook.

  • W: potência nominal da fonte (em Watts), que é o quanto de energia ela consegue fornecer ao notebook. É um dos números mais importantes que você precisa conferir ao comprar uma fonte substituta, já que não pode ser inferior à original.

    fonte-do-notebook

    Especificações técnicas da fonte do notebook.

Como solucionar os problemas mais frequentes com a fonte do notebook?

Voltagem errada

O principal papel da fonte do notebook consiste em converter a tensão alternada da rede elétrica em tensão contínua. Enquanto em outros aparelhos geralmente é importante notar a voltagem da tensão (110 V ou 220 V) para que a fonte não queime, no notebook não é preciso. Isso porque, neste caso, a maioria das fontes é automática e ajusta conforme a tensão recebida.

Parou de carregar

Se a fonte do notebook não está conseguindo fornecer energia para a bateria, então há algo de errado com ela. Primeiramente, teste o aparelho em outra tomada para conferir onde está ocorrendo o problema. Caso ele persista, é importante buscar a ajuda de uma assistência especializada ou comprar uma fonte nova, do mesmo fabricante.

Esquenta demais

Caso a fonte do notebook esteja esquentando muito, saiba que diversos problemas podem gerar calor. Um dos motivos para isso pode ser a potência errada da fonte, que precisa ser compatível com as necessidades do notebook. A tensão também pode ser menor do que a exigida pelo aparelho. Por fim, pode ser que existam problemas de ventilação nos componentes internos do notebook.

A fonte do notebook é uma parte muito importante para o funcionamento dele, então é essencial que você conheça as particularidades dela e saiba como solucionar seus principais problemas. Lembre-se que é valioso contar com os serviços de uma assistência especializada para garantir uma maior vida útil para seus eletrônicos.

Continue aprendendo mais sobre os componentes do seu notebook. Para saber como utilizá-lo corretamente, baixe o nosso e-book gratuito sobre baterias!

[uam_ad id=”1163″]

 

  •