Atualizado em 27 de dezembro de 2022.
Tempo de leitura: 5 minutos

A Dell, como você já sabe, é uma das principais fabricantes de itens eletrônicos de todo o planeta. Quando se trata de notebooks, então, a empresa é tida como referência e já comercializou milhões de aparelhos de diversas linhas diferentes em quase 4 décadas de atuação nesse mercado. Se você possui um notebook Dell, é fundamental ter conhecimento a respeito da fonte compatível com o aparelho, para conseguir realizar a correta substituição, quando chegar o momento.

Esse texto pretende te ensinar a como comprar fonte de notebook Dell e quais fatores considerar para adquirir um produto de qualidade para seu aparelho. Acompanhe!

QUANDO COMPRAR UMA FONTE PARA NOTEBOOK

Assim como outros componentes do notebook, a fonte terá um tempo limitado de vida útil. O desgaste natural do item em conjunto com as más práticas de cuidado com o carregador podem acelerar esse processo e fazer com que você tenha que substituir o componente por um modelo novo.

Além disso, existem problemas específicos característicos quem podem afetar as fontes de notebook e que, se manifestarem de forma contínua, podem fazer com que o usuário tenha que optar pela aquisição de um novo carregador. Esses problemas podem acontecer por motivos variados: má qualidade de um produto comprado em locais não confiáveis, falta de cuidado do usuário no uso da fonte e também, como vimos antes, por um desgaste natural.

Se, por exemplo, seu carregador apresentar cabos danificados ou estiver esquentando demais quando utilizado, de forma rotineira, é preciso começar a pensar na troca da fonte. Outros sintomas que indicam que o carregador precisa ser substituído são: ruídos constantes na fonte, mensagem em seu aparelho com os dizeres “conectada, mas sem carregar” e, também, se seu carregador estiver queimado. Esse é considerado um caso mais grave e exigirá a reposição imediata do componente.

COMO ESCOLHER UMA FONTE PARA NOTEBOOK DELL

Para escolher uma fonte para notebook Dell, o primeiro passo é conseguir identificar o modelo do carregador correto para seu notebook. Esse procedimento irá valer para todas as marcas de fonte, já que um item incompatível com o aparelho não irá funcionar, naturalmente. Para realizar a identificação; preciso prestar bastante atenção em suas especificações técnicas, que irão variar de acordo com cada modelo de fonte.

Para garantir a compatibilidade de sua fonte Dell, o usuário precisa estar ciente de basicamente três pontos principais: voltagem, amperagem e pinos de conexão. Possuir o conhecimento dessas funções irá ser útil na escolha de um novo carregador e em medidas de conservação do seu componente. Por isso, procure adquirir produtos que tenha medidas compatíveis quando falamos em voltagem e amperagem, e também tenha o formato ideal quando nos referimos ao pino d conexão, para que ele posso encaixar perfeitamente na entrada destinada ao item.

VOLTAGEM E AMPERAGEM

A voltagem, que também pode ser conhecida como tensão, nada mais é do que a quantidade de volts que tem atuação em um sistema elétrico. No caso das fontes de notebook, as informações sobre essa medida do equipamento podem ser encontradas no próprio componente, através da indicação da letra “V”.

Uma outra informação fundamental a respeito da voltagem (V) é que existem duas forças para o notebook. A voltagem de entrada, chamada de Input, no inglês, e a de saída, Output. A primeira consiste em valores mais genéricos e amplos, amplamente conhecidos. Nesse caso, os valores de 110v/220v (bivolt). Já a segunda é mais específica e precisa ser levada à risca pois consiste no valor exato da voltagem de sua fonte, e, assim, na hora da substituição, é preciso adquirir uma fonte que tenha a voltagem compatível com a antiga. Esses números podem ser encontrados no próprio aparelho, na parte inferior do notebook.

Já quando estamos falando em amperagem (A), estamos nos referindo a corrente de energia que circula pelo carregador do notebook. Esses dados de correspondência da amperagem, a exemplo da voltagem, também podem ser conferidas própria base da da fonte, geralmente disponibilizada na etiqueta ou mesmo gravada diretamente no componente. A junção da unidade desses dois valores irá indicar quantos watts o componente possui. Colocando de outra forma: a potência da fonte é definida através dessa matemática.

OS PINOS DE CONEXÃO

O pino de conexão, também chamado de plug, é o principal responsável por estabelecer o contato entre a fonte e o notebook. Através do pino a energia das tomadas que carrega o notebook chega até o equipamento. Existem diversos modelos e formatos de pinos e, apesar de todos apresentarem formato bastante semelhante, algumas características específicas diferem os plugues entre si. 

Para escolher a fonte ideal de notebook, é muito importante conseguir estabelecer qual a medida exata do plug do aparelho. Nesse texto, te ajudamos a fazer isso.

Exemplo de um pino de conexão e o que é preciso para estabelecer sua medida.

Leia também
Saiba tudo sobre a bateria de notebook Dell
Conheça os tipos de teclado para notebook Dell

PRINCIPAIS MODELOS DE FONTE DE NOTEBOOK DELL

Existem diversos modelos de fontes para notebook Dell já que, como você pode imaginar, são vários os notebooks produzidos pela marca e muitos deles iram ter carregadores diferentes. Abaixo, vamos elencar alguns modelos de fontes de notebook para notebook Dell.

Dell Inspiron 3421

Dell Inspiron 15-3567

Dell Vostro 5470

Dell Latitude 3420

Dell XPS 15-L502x

Dell Inspiron 14R-3650

Dell G3-3579

Dell PA-12

O QUE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO NA HORA DE COMPRAR UMA FONTE DE NOTEBOOK DELL

Agora que você já conhece alguns dos principais modelos e sabe os pontos pra prestar atenção quanto a compatibilidade do aparelho, está na hora de finalmente comprar seu novo carregador. Para adquirir a fonte para notebook Dell correta para seu aparelho a recomendação é dar preferência a marcas consolidadas no mercado, que trabalham com os melhores produtos, oferecem as maiores garantias e contam com um time de profissionais qualificados prontos para atender o cliente da melhor maneira, além de tirar todas as eventuais dúvidas a respeito do modelo que será adquirido.

Uma outra orientação valiosa e bastante importante é tomar cuidado com os preços muito abaixo do mercado, que costumam aparecer em sites na internet. Normalmente, componentes desse tipo são produtos de baixa qualidade e com condições fracas de garantia, o que atesta a precariedade do produto. Comprar uma fonte nessas condições acaba se tornando prejudicial ao cliente no médio prazo, já que muitos desses componentes precisarão ser substituídos e, assim, o usuário irá precisar gastar uma quantia que não estava planejando. Além disso, fontes de má qualidade podem até mesmo estragar o notebook por completo, provocando incidentes graves, como a queima do circuito.

Dessa forma, para adquirir um carregador de qualidade para seu aparelho Dell é extremamente recomendável a procura por lojas especializadas e locais de confiança. Assim, você garante uma fonte de ótimo desempenho e não irá se preocupar com uma dor de cabeça futura. Na BB Baterias você encontra fontes para notebook Dell com 3 anos de garantia, que contam com circuitos de segurança e certificação inmetro.