Atualizado em 27 de novembro de 2023.
Tempo de leitura: 4 minutos

Você sabe o que é o cabo flat de um notebook? Esse componente está presente na configuração das telas e teclados para computador portátil, e tem como característica filamentos muito sensíveis em sua estrutura. Por ser bastante sensível, é comum que o cabo flat presente em seu aparelho apresente falhas ao longo do tempo.

As principais razões que ocasionam o mau contato dos cabos flat são a ação da umidade e o acúmulo de poeira, dois grandes vilões que prejudicam esse e outros componentes da máquina. Para evitar esse inconveniente, vamos te ensinar a maneira correta para limpar o cabo flat de seu notebook, prologando, assim, sua vida útil.

O QUE É O CABO FLAT DO APARELHO

Em primeiro lugar, é interessante entender o que é e qual a função de um cabo flat presente em seu notebook. Esse item é o responsável pela conexão de dispositivos eletrônicos como telas e teclados, entre outros, com a placa mãe da máquina. 

O cabo é composto por uma película de plástico plana e flexível, com vários condutores metálicos ligados a uma superfície. O componente pode variar de tamanho, quantidade de conectores, posição e vias de acordo com a necessidade de cada produto específico. Por essas características, ele acaba se tornando um componente frágil e, portanto, é necessário cuidado na sua conservação.

Um dos principais causadores de problemas no cabo flat (e em vários outros componentes do notebook) é o acúmulo de poeira. As partículas de impurezas podem conter diversos elementos prejudicais aos aparelhos eletrônicos e, claro, a saúde. Nos computadores portáteis, o acúmulo específico de poeira em determinadas regiões pode ocasionar a falha total desses itens.

Dessa forma, uma das principais maneiras de preservar o item e prolongar a sua vida útil é realizar o procedimento de limpeza do desse componente. A seguir, vamos te explicar detalhadamente como limpar o cabo flat do notebook. O processo é bastante simples. 

COMO REALIZAR A LIMPEZA DO CABO FLAT

O primeiro passo é retirar o tela (ou outro componente que possua o cabo flat) do computador portátil. Após a retirada e desconexão do cabo, você deve aplicar o spray diretamente no conector. Logo depois da aplicação, você pode usar um pincel para espalhar o líquido no componente ou, então, aguardar alguns minutos para que spray seque sozinho. Quando você notar que a superfície está seca, conecte o cabo novamente em seu aparelho.

Depois de aplicar o spray e reinstalar o teclado, espere cerca de 15 minutos para ligar o notebook novamente. Respeitando esse período, ligue a máquina. 

Os sprays limpa contatos, que servirão para retirar as impurezas no cabo flat, também tem a capacidade de limpar: soquetes de memórias, slots PCI, AGP, PCI Express, conectores SATA, conectores de interfaces, pinos, soquete da bateria, soquete do processador, conectores da placa mãe, conectores da fonte de alimentação, conectores de discos rígidos, conectores de unidades de CD e DVD e outros conectores de cabo flat. 

Dessa forma, é sempre interessante ter em mãos esse tipo de material, que certamente ajudará a conservar o seu notebook a longo prazo, a partir da limpeza de todos os componentes citados.

limpar o cabo flat do notebook

A HORA DE SUBSTITUIR O CABO FLAT

Assim como todos os componentes de um notebook, o cabo flat não tem duração infinita. Ele pode apresentar pequenas danificações que, a médio prazo, poderão fazer com que a única alternativa ao usuário seja realizar a troca. Quando as cores da tela de seu notebook começam a oscilar com frequência e riscos aparecem na imagem, pode ser um sinal de que o cabo flat apresenta mau contato ou, então, está danificado. 

No caso dos teclados, se o componente apresenta pouca resposta aos comando ou o touchpad não funciona da maneria esperada, pode ser sinal de que o cabo flat está influenciando nessa questão.

Para essa avaliação, é necessário ter conhecimento técnico e o mais indicado nessas casos é levar o computador portátil em uma assistência especializada. Lá, os profissionais indicarão o caminho mais adequado e vão lhe informar se a troca do cabo flat será realmente necessária. 

limpar o cabo flat do notebook

ONDE COMPRAR CABO FLAT PARA NOTEBOOK 

O cabo flat é um item fundamental para o bom desempenho de seu aparelho, pois é o responsável pela conexão entre os aparelhos eletrônicos do computador. Sendo assim, adquirir o produto com especialistas na venda de diversos itens para notebook acaba sendo, sem dúvida, a alternativa mais indicada e acima de tudo, segura. 

A BB Baterias está há mais de uma década atuando no mercado de notebooks, com especialidade em teclados, baterias, telas, fontes e muitos outros produtos, entre eles o cabo flat, que irão otimizar seu notebook e permitir que você execute suas tarefas da maneira desejada. Temos uma ampla linha disponível, de diversos modelos, que certamente irão satisfazer as suas expectativas no momento de realizar a compra desses produtos. Além disso, possuímos ótimas opções de pagamento e condições de garantia especial de fábrica de 1 ano.

Seja para a aquisição de um cabo flat novo, ou qualquer outro item para seu computador portátil, nós estaremos ansiosos para lhe atender e fornecer a melhor solução possível para as suas necessidades e expectativas com seu aparelho. Estamos te esperando!