Atualizado em 2 de fevereiro de 2024.
Tempo de leitura: 5 minutos

Seu notebook não carrega mesmo conectado ao carregador e ligado na tomada? Esse problema pode acontecer com qualquer máquina. No entanto, a parte boa é que existem soluções simples para acabar de vez com esse inconveniente. Nesse texto, confira alguma opções para quando a bateria do notebook não está carregando.

bateria do notebook não está carregando

TESTE O APARELHO EM OUTRA TOMADA

Esta primeira dica pode parecer muito básica, mas sempre deve ser a primeira opção. O que acontece é que o carregador de bateria pode parar seu funcionamento ao detectar qualquer tipo de problema ou instabilidade no fornecimento de energia. Sendo assim, retire o plugue por alguns minutos e tente novamente, mas em outra entrada.

VERIFIQUE SE NÃO HÁ DEFEITO NO CABO DO CARREGADOR

Continuando a sequência de verificações básicas, analise bem o cabo de conexão. Verifique se não apresenta partes desgastadas, que podem ter quebrado, fazendo com que a conexão sofra com mau contato. Caso o problema seja o cabo, lembre-se de que pode ter garantia e, nesse caso, ser trocado sem custos.

REMOVA A BATERIA

Atualmente, nem todos os notebooks oferecem fácil acesso à bateria. Mas, se você puder colocar e remover o item com facilidade, vale a pena testar esse processo. Desligue o aparelho, retire o cabo da tomada, remova a bateria e espere dez segundos. Em seguida, coloque-a novamente no notebook, colocando o cabo na tomada. Ligue a máquina e veja se a conexão voltou a funcionar normalmente.

Leia também
Saiba quando substituir a bateria
O que são os ciclos de vida da bateria

CONFIRA SE NÃO EXISTE SUJEIRA NOS CONECTORES

Outro problema simples de resolver e que é relativamente comum é a sujeira dentro dos conectores. Às vezes, um minúsculo objeto que tenha entrado ali já pode causar problemas no fornecimento de energia, não ligando corretamente a bateria ao notebook. É preciso ter atenção extra com cabos que tem conexão magnética (como o MacBook), pois ainda podem atrair grampos e outros itens pequenos. Use um palito de madeira para remover as sujeiras e verifique novamente a conexão da bateria.

ESPERE A BATERIA ESFRIAR

O excesso de calor pode ser outro fator que impede que a bateria possa ser carregada corretamente. Observe se o item está esquentando demais e se as saídas de ventilação estão limpas. Desligue o computador e espere até que esfrie e aproveite para eliminar possíveis sujeiras em todas as saídas do equipamento — você pode fazer isso borrifando ar nas grades de saída, mas é recomendado que faça isso de forma angulada, evitando borrifar diretamente a hélice do sistema de resfriamento.

LIGUE O NOTEBOOK SEM BATERIA

Este procedimento pode ser realizado em todos os notebooks, mas será mais fácil se o seu tiver uma bateria externa. Para realizar o processo, desligue o aparelho, remova a bateria, conecte o cabo da bateria à tomada e ligue o notebook novamente. Se não ligar, o problema pode estar relacionado ao próprio cabo. No entanto, se inicializar normalmente, a culpada pode ser a bateria.

ACESSE AS CONFIGURAÇÕES DO SISTEMA OPERACIONAL

Você também pode contar com a opção de acessar as configurações do seu sistema operacional. Vamos te mostrar como fazer isso no sistema Windows e também para MacOs, sistema operacional dos aparelhos Apple.

ACESSANDO AS CONFIGURAÇÕES NO WINDOWS

  1. Abra o Painel de Controle, através do Menu Iniciar, e clique em “Opções de Energia”. A primeira opção é restaurar as configurações para o modo padrão. Selecione o botão “Alterar configurações do plano” (dependendo do computador, pode ter planos diferenciados de economia de energia, escolha aquele que você utiliza frequentemente) e, em sequência, clique sobre “Restaurar configurações padrão deste plano”. Verifique se a carga da bateria foi retomada;
  2. Abra o Menu Iniciar e, em seguida, acesse novamente o Painel de Controle. Dentro da opção “Sistema e Segurança” (ou “Sistema”, no Windows 10) acesse o “Gerenciador de Dispositivo”;
  3. Na lista de dispositivos, toque para expandir a opção “Baterias” e selecione com o botão direito o item “Adaptador de CA da Microsoft”. Na janela que se abre, escolha “Atualizar Driver…” e siga as instruções do sistema. Depois que a atualização estiver terminada, reinicie o computador e verifique se o problema foi solucionado;
  4. Caso ainda assim a bateria não carregue, você pode realizar o processo de atualização novamente, mas, desta vez, atualizando não só o driver da opção “Adaptador de CA da Microsoft”, como também no item “Bateria de Método de Controle Compatível com ACPI da Microsoft”. Se mesmo após estes processos o carregamento não voltar a funcionar, o ideal é procurar um técnico especializado.

ACESSANDO AS CONFIGURAÇÕES NO MACOS

  1. Para restaurar o modo padrão, acesse a opção “Preferências do Sistema” e selecione “Economizador de energia”. Nas abas “Bateria” e “Adaptador de Alimentação”, selecione “Restaurar padrões”. Assim como no Windows, algumas configurações de hibernação em nível muito baixo podem fazer com que o computador desligue ou não carregue corretamente;
  2. É possível também reiniciar o controlador de Gerenciamento do Sistema. Ele é responsável pelo gerenciamento da bateria e também pela luz de status dela. Sendo assim, ao reiniciá-lo, você pode ativar novamente o carregamento. Se o seu Macbook permite que a bateria seja removida, desligue-o e desconecte o cabo da tomada. Depois de remover a bateria, pressione o botão de força por cinco segundos, recoloque a bateria e conecte novamente o cabo e reinicie o computador.

Para os aparelhos que não tem opção de remover a bateria, desligue o Macbook e conecte-o a tomada. No teclado, use os botões Shift+Control+Option do lado esquerdo e acione, ao mesmo tempo, o botão Power. Solte todos os botões ao mesmo tempo e ligue o computador, verificando se a carga está funcionando.

ONDE COMPRAR BATERIA DE NOTEBOOK

Ao identificar a necessidade de substituir sua bateria por um novo modelo, seja porque ela não está apresentando o mesmo rendimento ou então porque apresentou algum outro problema, é preciso levar em consideração alguns critérios básicos para achar um local que possa te oferecer um novo produto de qualidade. Empresas que tem sua própria marca, as maiores garantias do mercado e um atendimento pós-venda diferenciado ao cliente com certeza estarão no topo entre os locais mais indicados quando pensamos na substituição da bateria do notebook.

A BB Baterias preenche esses requisitos. São mais de uma década disponibilizando o que há de melhor em baterias para notebook, além de fontestecladostelas e outros acessórios.

Por ter sua própria marca, a BestBattery® é capaz de desenvolver uma série de modelos de bateria, compatíveis com as principais marcas de notebook como Apple, Acer, HP, Sony, entre outros. Além disso, nossas baterias tem maior duração, 14 meses de garantia e o melhor custo-benefício. Quer conferir todos os modelo de bateria de notebook que temos? Então, acesse o nosso site.