Atualizado em 24 de janeiro de 2023.
Tempo de leitura: 6 minutos

Para usufruir da portabilidade do notebook, fator que o difere dos desktops e outros computadores, é fundamental ter a bateria com autonomia suficiente para se manter longe das tomadas pelo tempo necessário. Para isso, existem um aliado fundamental: o carregador do notebook. É ele que direciona a quantidade de energia necessária para que a bateria possa desempenhar seu melhor rendimento. Mas, afinal: quanto custa um carregador para notebook? 

Nesse texto, vamos falar sobre os valores do componente e, também, de uma série de outras questões importantes relacionadas a fonte de um computador portátil. Acompanhe! 

A IMPORTÂNCIA DO CARREGADOR PARA UM NOTEBOOK

O carregador (ou fonte, como também é costumeiramente chamada) possui grande importância para o computador portátil. Sem ela, inevitavelmente, em certo ponto, o aparelho ficará inutilizável. Essa afirmação procede pois fonte é a grande responsável por alimentar o notebook, transferindo a energia de tomadas e, como sabemos, as baterias de notebook possuem um nível de autonomia finito, variando de acordo com a presença de mais ou menos células de energia em sua composição.

Dessa maneira, um carregador de qualidade acaba sendo um dos mais importantes aliados para o pleno funcionamento de um notebook. Em uma sociedade cada vez mais dinâmica, com as pessoas se movimentando o tempo todo, não podemos correr o risco de ficar desconectados. Basta observar a presença cada vez maior de pessoas utilizando seus notebooks em cafés, restaurantes e aeroportos. Assim, a presença de um carregador para “alimentar” seu notebook se torna indispensável.

Assim como todos os outros itens importante para o notebook, com o tempo, a fonte irá começar a apresentar defeitos e dará indícios de que deverá ser trocada por um modelo novo. É preciso ficar atento a esses sinais para não ser surpreendido com uma repentina falha total do carregador, o que certamente proporciona uma dor de cabeça ao usuário.

Leia também
Cabo de força para notebook: o que é e para que serve?
Quanto custa uma fonte de notebook?

QUANDO DEVO TROCAR MINHA FONTE DE NOTEBOOK

Como qualquer componente, problemas podem ocorrer nas fontes de notebook. Eles são causados por diversos motivos: má qualidade do produto, falta de cuidado do usuário e também, por um desgaste natural, se o carregador já tiver um tempo considerado de uso.

Se o item apresentar cabos danificados ou estiver esquentando muito sempre que acionado, é necessário avaliar a troca do componente. Outros sinais que irão indicar que a fonte ser substituída são: ruídos constantes na fonte, a mensagem aparecendo na tela do notebook “conectada, mas sem carregar” e, também, se seu carregador estiver queimado (isso pode ocorrer se ele esquentar por um longo período de tempo). Se o carregador queima, fica completamente inutilizável e precisará, então, ser, substituído.

Neste texto, te contamos com mais detalhes sobre todas as falhas que podem ocorrer em um carregador de notebook.

Em algum momento, será necessária a troca da fonte do notebook.

DESCOBRINDO O MODELO DO CARREGADOR

Para realizar a substituição correta do componente, é necessário incialmente ter o conhecimento de qual é o modelo do seu carregador. Para identificar o carregador de seu notebook é preciso, acima de tudo,  prestar bastante atenção em suas especificações técnicas. O usuário deve observar especialmente três pontos considerados fundamentais: voltagem, amperagem e pinos de conexão, que iremos tratar em seguida, de maneira especial. O conhecimento desses aspectos serve como dica na preservação da fonte, além de tornar possível uma substituição que respeite as compatibilidades de cada aparelho.

Para descobrir o modelo do carregador, é possível prestar atenção em algumas informações cruciais. Como a voltagem, por exemplo. voltagem, popularmente conhecida como tensão, é a quantidade de volts que está presente em um sistema elétrico. No caso das fontes, as informações sobre a voltagem do equipamento irão ser localizadas no próprio componente, através da indicação da letra “V”.

Uma outra informação que é preciso saber a respeito da voltagem (V) é que existem duas para o notebook. A voltagem de entrada, chamada de Input, no inglês, e a de saída, Output. A primeira costuma ser nos valores de 110v/220v (bivolt). A segunda é a mais importante, pois consiste no valor da voltagem de sua fonte. Por isso, é preciso levar essa medida a risca na hora de adquirir uma fonte nova para a máquina. Esses números podem ser encontrados no próprio aparelho, na parte de baixo do notebook.

A amperagem (A) é uma outra definição importante e se trata do termo que utilizamos para designar a corrente de energia que circula na fonte. Esses dados de correspondência da amperagem, a exemplo da voltagem, também são encontrados na estrutura do carregador, seja em uma etiqueta ou, então, gravados diretamente no componente. A união dessas duas medidas irá indicar quantos watts o componente possui. Em outras palavras, a potência da fonte é determinada através do cálculo feito entre a voltagem e a amperagem.

O PART NUMBER DA FONTE

A IMPORTÂNCIA DOS PINOS DE CONEXÃO

O pino de conexão, que também pode ser chamado de plug, tem como função primordial estabelecer o contato entre a fonte e o notebook. Por intermédio, a energia que irá abastecer o equipamento consegue ser transferida. Existem diversos modelos e formatos de pinos e, apesar de todos possuírem aparência bastante semelhante, algumas características específicas diferem os plugues entre si. 

Na hora da compra, é necessário estar a par dessas informações para não correr o risco de adquirir um modelo incompatível ao notebook.

Os pinos de conexão são fundamentais no que diz respeito a compatibilidade da fonte com o aparelho.

QUANTO CUSTA UM CARREGADOR PARA NOTEBOOK

Em meio a tantas opções disponíveis no mercado, encontrar uma fonte de qualidade para seu notebook nem sempre é tarefa fácil. No entanto, existem alguns critérios básicos que você deve considerar durante o processo de escolha de um novo modelo.

Uma fonte com bom desempenho, que é o que todo usuário procura, costuma custar, em média, a partir de R$89,90. Porém, é importante ter a consciência de que o valor pode variar de acordo com o modelo que você precisa e de marca para marca, já que algumas fontes pode ter um preço um pouco mais elevado, como as da Apple, por exemplo. Empresas sérias e que confiam na qualidade de seu produto costumam oferecer cerca de 2 anos de garantia real. Atente-se a este prazo. Quanto maior o período, mais tempo você estará assegurado contra qualquer tipo de mau funcionamento do seu carregador.

É possível também optar pelas fontes universais, compatíveis em mais de um modelo de notebook. Elas são particularmente uteis em emergências, onde o usuário precisa rapidamente de um componente a disposição para carregar seu aparelho.

Uma outra recomendação muito importante é ter atenção especial para as “ofertas incríveis” que podem aparecer em sites na internet, especialmente de locais que não tem credibilidade nesse tipo de comércio. Na grande maioria das vezes, se tratam de carregadores sem qualidade, não contam com todos os circuitos de proteção destacados, e, com isso, se torna bastante comum que as placas queimem e acabem estragando os notebooks com qualquer variação de tensão na rede elétrica.

ONDE COMPRAR CARREGADOR DE NOTEBOOK

Após atestar que uma troca no seu carregador é necessária, a recomendação no momento de adquirir um item novo é comprar de marcas consolidadas no mercado, que trabalham com os melhores produtos, oferecem as maiores garantias e contam com um time de especialistas para atender o cliente da melhor maneira possível e claro, disponível tirar todas as dúvidas a respeito do modelo escolhido.

A BB Baterias é esse tipo de empresa, contando com o grande diferencial de possuir sua marca própria (BestBattery®), com qualidade reconhecida, além de estar atuando há mais de uma década no comercio de eletrônicos voltados para notebooks, como baterias, telas, teclados e diversos outros itens.

Temos diversas opções de fontes para notebook acer, Dell, HP, Lenovo, Samsung, Toshiba (e várias outras marcas). Assim, temos certeza que o modelo ideal para seu notebook você encontrará em nossa loja.

Além disso, ao garantir sua fonte, você tem 3 anos de garantia, certificação INMETRO e proteção contra curtos-circuitos e superaquecimento, garantido a você o melhor produto. Nossa equipe está pronta para atendê-lo com a nossa eficiência e cordialidade características. Não hesite em nos procurar!