Atualizado em 14 de janeiro de 2019.
Tempo de leitura: 5 minutos

Você já precisou acessar diversas páginas de internet, abrir vários programas e executar muitas tarefas simultaneamente? Se já fez isso, deve ter percebido que a performance de sua máquina foi afetada, e que a mudança de tarefas causou travamentos ou lentidão, certo? O componente responsável por essa queda de produtividade é a memória do notebook!

Para você entender melhor, a seguir vamos mostrar para que serve a memória RAM do notebook, qual a diferença entre ela e o sistema de armazenamento e quando ela precisa ser trocada. Confira!

O que é a memória do notebook?

É o componente responsável por guardar temporariamente todas as informações requisitadas pelos programas utilizados naquele momento. Ou seja, a função da memória do notebook é dar um acesso mais rápido a qualquer tipo de dado que o sistema use e que a pessoa requisite.

Quando a máquina é desligada, todos os dados são excluídos da memória RAM (Random Access Memory). Já quando um software ou programa é aberto, ele carrega boa parte de informações nessa memória temporária, o que ajuda em sua execução e correto funcionamento.

Qual a diferença entre a memória e o HD?

A memória RAM é responsável apenas por ajudar os programas a utilizarem arquivos e dados de maneira mais rápida. Por outro lado, o HD tem a função de armazenar as informações, arquivos, códigos e dados desejados pelo usuário ou utilizados pelos programas.

Por exemplo, quando você instala um novo programa, seus arquivos e códigos são armazenados no HD. Quando utiliza aquele software, esses arquivos são enviados para a memória RAM e tudo o que você faz fica temporariamente guardado nessa memória. Já se você salvar o trabalho executado ou uma página da web, esses dados serão enviados para o HD.

Se fossemos comparar com o sistema de memória do nosso cérebro, a memória RAM seria a memória de curto prazo, usada no dia a dia. Enquanto o HD interno seria a memória de longo prazo, utilizada para gravar aquilo que aprendemos ou que julgamos ser mais importante.

Quais são os tipos de memórias mais comuns?

O atual padrão usado pela memória do notebook é o DDR ou a Dupla Taxa de Transferência (em inglês Double Data Rate). Ele surgiu para permitir que o dobro de dados fossem trafegados entre o HD e a memória RAM. Também ajudou a diminuir o tempo de requisição entre o processador e a RAM.

O DDR ainda dispõe de outras tecnologias derivadas de seu padrão original. O DDR2, por exemplo, tem o dobro da capacidade do DDR tradicional. Essa evolução ainda garante economia da bateria do notebook, pois diminui a necessidade de acessar o HD constantemente.

Logo depois do surgimento do DDR2 houve uma nova evolução. O padrão passou a ser o DDR3, que também tem o dobro de taxa de transferência que o DDR2. Ele também diminuiu ainda mais o consumo da bateria e a temperatura padrão da memória RAM, garantindo uma vida útil maior para os componentes. Atualmente, já existe o padrão DDR4 que otimiza esses benefícios do DDR3.

memoria-do-notebook

Memória RAM para notebook.

Quais são os tamanhos das memórias e para quais usos são recomendadas?

Ao comprar um novo equipamento é comum ver na lista de configurações um item dedicado à memória RAM. Mas você sabe como analisar o tamanho ideal desse componente? Abaixo listamos os principais padrões, usos e problemas comuns que podem ser causados pela memória do notebook. Veja!

Até 3 GB

Notebooks com 2 ou 3 Gigabytes de memória são destinados a acessar a internet, manipular planilhas básicas, editar textos e fazer apresentações simples. Usá-los para acessar diversas páginas da web, editar imagens ou abrir programas mais complexos, como jogos, pode gerar lentidão ou travar a máquina.

Esse tipo de notebook é tão básico que existem poucas marcas que o oferecem no mercado.

4 GB

A capacidade mais comum de memórias RAM para notebooks é a de 4 GB. Existe uma infinidade de marcas e tipos de equipamentos com essa configuração inicial. Afinal, ela é indicada para boa parte das pessoas que trabalham com o computador ao longo do dia.

Com essa configuração você será capaz de abrir diversas páginas da web, criar uma apresentação com imagens e movimentos, além de editar uma planilha, sem maiores problemas.

Contudo, ele não é indicado para editar vídeos e músicas, abrir programas muito pesados ou jogar alguns games com gráficos e recursos  avançados.

8 GB

Essa configuração mais robusta permitirá executar jogos, programas de edição ou programas mais pesados. Para essas máquinas, os gráficos complexos dos games são uma espécie de página de web, algo simples de armazenar. No entanto, por causa do preço e da relação custo-benefício, esse tipo de máquina não é recomendado para o uso comum.

16 GB

Esse espaço de memória RAM é destinado aos desenvolvedores de jogos, engenheiros de sistemas e programadores que utilizam programas muito pesados. Além de caros, esses equipamentos costumam contar com outros recursos “tops de linha”, como processadores e HDs  mais potentes e avançados.

Quando aumentar ou trocar a memória do seu notebook?

Antes de trocar ou aumentar a memória do seu notebook você precisará descobrir qual é o seu tipo e até quanto ela é expansível. Por exemplo, um equipamento com memória DDR2, não aceitará um novo pente do tipo DDR3. Também é importante avaliar se alguns sinais são dados pela máquina que caracterizam a necessidade de aumento ou troca da memória. Confira alguns deles:

  1. o notebook ficou lento repentinamente, mesmo sem você ter instalado algum programa? Isso pode sinalizar que um pente de memória foi danificado;

  2. o computador trava ao abrir diversas abas de internet e, ao mesmo tempo, os programas necessários para executar algum trabalho? Talvez seja necessário expandir sua memória;

  3. a máquina reinicia quando você está usando determinados programas? Então, a memória pode não estar suportando a quantidade de arquivos demandados pelo processador;

  4. o equipamento tem uma boa performance, não trava e não reinicia? O aumento de memória pode ser dispensável, caso você não deseje usar a máquina de outras formas.

Além da memória do notebook outros componentes podem afetar sua performance, como a placa de vídeo, processador, HD e bateria. Se você estiver com dúvidas, antes de investir na compra ou troca da memória RAM, consulte um especialista. Não deixe que outros itens da máquina sejam comprometidos por causa da falta de memória!

Memória RAM para MacBook.

Gostou de saber como funciona a memória do notebook? Então, aproveite a visita para assinar a nossa newsletter! Assim, você receberá outras dicas e informações semelhantes a essas, diretamente em sua caixa de e-mail!