Atualizado em 27 de junho de 2023.
Tempo de leitura: 9 minutos

Os malwares são elementos bastante indesejados pelos usuários de notebook, pois podem representar sérios riscos a segurança de seu aparelho. Esses softawres criados para roubar dados sigilosos e modificar configurações de sua máquina são, infelizmente, bastante comuns, e assumem vários formatos diferentes. Nesse texto, você vai aprender a como remover malware do seu aparelho, além de receber algumas dicas para se manter livre dessas ameaças. Acompanhe!

O QUE É MALWARE?

O termo malware é originário do inglês e significa, na junção das palavras, malicious software (software malicioso, em tradução livre). Podemos afirmar que malware é qualquer parte de um software modificado com o intuito de danificar dispositivos, roubar dados e prejudicar de forma geral as pessoas em seus acessos diários com seus notebooks.

Estima-se que o primeiro malware conhecido na história da computação foi o Elk Cloner, surgido no início de década de 80. O vírus foi criado para ser uma piada com o computador Apple II, muito popular na época. Como se tratava de uma novidade e não havia nenhuma ferramenta de proteção disponível no mercado, foi difícil removê-lo.

Esses softwares geralmente são criados por hackers com o intuito de conseguir uma quantia em dinheiro, a partir da exploração de dados bancários ou informações pessoais de alguém. Eles também podem ser utilizados como ferramentas de protesto por grupos políticos, ativistas ou mesmo com uma forma para testar a segurança de uma rede.

Esses softwares maliciosos podem ser usados, ainda, como armas em guerras cibernéticas travadas por governos ou corporações. Existe uma ampla categoria de malwares espalhados pela rede mundial de computadores, com funcionamento e objetivos diferentes. Para aprender a como remover malware, é necessário conhecer os principais deles, o que faremos a seguir.

PRINCIPAIS TIPOS DE MALWARES

VÍRUS: A exemplo dos micro-organismos responsáveis por diversas doenças, na computação, – os vírus prendem-se a arquivos limpos e infectam outros arquivos existentes em seu computador. Eles têm a capacidade de se espalhar de maneira incontrolada, danificando funções essências de um sistema operacional e excluindo ou corrompendo documentos. Geralmente, aparecem como um arquivo executável (.exe).

CAVALO DE TRÓIA: Bastante conhecido entre os usuários, esse tipo de malware finge ser um software legítimo, ou se camufla em um software original que tenha sido violado. Ele costuma agir de maneira discreta e consegue criar “portas dos fundos” em sua segurança, permitindo, assim, a entrada de diversos outros tipos de malwares em sua máquina.

SPYWARE: Como o próprio nome sugere, o Spyware é um malware projetado para espionar as atividades do usuário. Ele se esconde em seu sistema e grava seus registros de atividade online, incluindo senhas, números de cartão de crédito, rotina de navegação, entre outros. Um tipo de software muito usado entre os criminosos virtuais para obter informações preciosas que são usadas para a realização de saques e fraudes.

RANSONWARE: O aumento da aparição desse software malicioso aumentou consideravelmente nos últimos anos, e ele é considerado uma das ameaças mais perigosas aos usuários. Sua atuação consiste no bloqueio de arquivos e documentos através de criptografia. A partir dessa ação, os cibercriminosos exigem pagamento para liberarem esses arquivos, geralmente vitais para os usuários. O contingenciamento desse malware é bastante complicado, pois ele costumeiramente se atualiza em versões mais potentes e complexas.

IDENTIFICANDO A INFECÇÃO DE UM MALWARE EM MEU NOTEBOOK

Antes de aprender a como remover malware, é preciso saber identifica-lo. Ele geralmente se revela através de comportamentos atípicos de seu notebook. Trazemos aqui alguns dos sinais mais típicos de que você foi infectado por um desses softwares maliciosos em seu sistema:

Lentidão: Um dos principais efeitos do malware em seu computador portátil é reduzir a velocidade de seu sistema operacional, seja ao navegar na Internet ou ao na hora de usar aplicativos locais já instalados.

Perda repentina de espaço no disco: se você notar uma misteriosa ausência de espaço em seu disco rígido, pode ser um indicativo de que um malware está escondido em seu sistema e capturando seus documentos e arquivos armazenados.

Anúncios invadindo a sua tela: Anúncios em janelas pop-up que surgem inesperadamente são um sinal bem típico de que uma infecção por malware atingiu seu notebook. Eles estão associados geralmente com uma forma de malware conhecida como adware. Além disso, os pop-ups costumam ser acompanhados por várias outras ameaças de malware ocultas.

Página inicial do navegador alterada: se a sua aba principal foi alterada sem seu consentimento e te direciona para sites desconhecidos, a probabilidade de seu aparelho estar infectado é bastante elevada.

como remover malware
Como remover malware

SE PROTEGENDO DOS MALWARES EM SEU NOTEBOOK

Algumas medidas de prevenção podem ser adotadas para minimizar os efeitos desse software e manter seu computador portátil longe de ameaças. É importante leva-las bastante a sério para não correr o risco de ver seu notebook severamente danificado ou ter seus dados expostos.

A forma de prevenção inicial consiste em não confiar em sites estranhos de internet, ou seja, não acessar ou clicar em links que te direcionem para páginas desconhecidas ou suspeitas. A dica é: se você não sabe de que se trata determinado arquivo, não abra. Os malwares costumam se manifestar com frequência em forma de e-mails, perfis falsos e alertas chamativos. Ignorar esses anúncios é fundamental para proteger seus dados.

Outra recomendação importante é conferir sempre os donwloads que são executados em seu aparelho. Antes de baixar imagens, músicas ou qualquer outro tipo de arquivo, certifique-se que o provedor em questão é confiável. Leia também as análises sobre eles de outros usuários. Essas análises podem ser um bom indicativo a respeito da segurança do site.

Um bloqueador de anúncio também irá te ajudar a manter afastados esses tipos de software. Você tem diversas opções de bloqueadores confiáveis para utilizar no momento da navegação web. AdBlock, AdFender e Ghostery são alguns exemplos desse tipo de serviço que estão disponíveis ao público.

CUIDADO ESPECIAL COM A NEVEGAÇÃO EM SEU NOTEBOOK

Além de não abrir e-mail e links de aparência estranha, você deve tomar muito cuidado por onde navega. As páginas da web são prato cheio para que diversos tipos de malware se camuflem, a espera de algum usuário que possa fornecer o que esses tipos de softwares maliciosos desejam. Assim, sites pouco conhecidos também devem ser evitados, pois, dessa forma, a probabilidade de ter seu computador portátil contaminado se torna menor.

É importante salientar que mesmo seguindo todos os conselhos acima, você ainda corre o risco de ser infectado por um dos tantos tipos de malwares existentes. Os hackers sempre estão buscando formas de espalhar esse tipo de conteúdo maligno por todos os cantos da internet. Mas, levando em consideração esses pontos, você corre um risco bem inferior.

Leia também
Como deixar seu notebook mais rápido
Como escolher um processador para meu notebook

MELHORES ANTIVÍRUS PARA COMBATER OS MALWARES

Mesmo com todos os cuidados e prevenções, a única forma efetiva de como remover malware que já está no aparelho é ter instalado um programa antimalware, popularmente conhecido como antivírus. As melhores ferramentas para remoção de malwares estão contidas nos antivírus mais avançados. Existem diversas opções de programas que lidam no enfrentamento as ameaças mais comuns para seu aparelho. Se você não sabe como tirar vírus do notebook, abaixo, separamos alguns dos mais conhecidos e eficientes antivírus entre os usuários, que certamente serão bastante uteis nessa tarefa.

NORTON

Fundada em abril de 1982, na Califórnia, a Norton Symantec é uma das empresas de software mais confiáveis do mercado, possuindo milhões de clientes ao redor do mundo. 9 anos depois, a companhia desenvolveu a primeira versão de um antivírus que viria a se tornar um dos mais conhecidos e eficientes do planeta. Desde então, diversos lançamentos foram feitos, e a Norton vem buscando aprimorar frequentemente seus softwares.

Um dos pontos positivos em relação a Norton é que ela demonstra compatibilidade com vários sistemas diferentes, incluindo os mais populares, como o Windows, Mac e Android. A variedade de planos também chama a atenção, indo desde uma edição padrão até a Premium, que inclui diversos benefícios, como backups automáticos e atualizações constantes nos programas de seu notebook. Esse será um aliado importante para limpar vírus do seu aparelho.

BULL GUARD

Se você tem uma grande quantidade de arquivos e programar para proteger em seu notebook, o Bull Guard pode ser a opção ideal como removedor de vírus para sua máquina. Contando com diversos scanners internos e uma poderosa ferramenta interna de backup, esse antivírus é amplamente aclamado por especialistas e laboratórios técnicos como um dos mais completos do mercado.

Ele conta com versão Free e Premium, sendo a segunda a mais eficaz contra os malwares que podem afetar seu computador portátil. Mais alguns pontos positivos a se destacar são a capacidade de configuração do sistema, fácil e didática, além de um suporte disponível 24 horas, em 8 idiomas diferentes. 

PANDA SECURITY

Outro antivírus bastante conhecido entre os usuários de notebook, o Panda, em mais de duas décadas de atuação, se estabeleceu como uma das formas mais consistentes e seguras fontes de proteção do mercado.  Empresa fundada na Espanha, já ganhou diversos prêmios no continente europeu pela inovação no lançamento de seus antivírus ao longo dos anos.

O antivírus da Panda é um software poderoso, com campo de atuação bastante intenso por todas as áreas que constituem o sistema de seu notebook. As ações de segurança vão desde o bloqueio de sites suspeitos a proteção de identidade do servidor. Além disso, esse antivírus também é compatível com praticamente todos os dispositivos e sistemas operacionais.

Contando com quatro tipos de pacotes (Essencial, Avançado, Completo e Premium) a Panda é garantia de serviço eficiente no combate aos vírus.

TOTAL AV

Empresa relativamente nova no ramo de softwares de segurança, a TOTAL AV vem crescendo exponencialmente e ganhando o reconhecimento de usuários e especialistas como um antivírus capaz de lidar nas mais variadas frentes de proteção ao seu notebook.

Um dos diferencias desse software é a possibilidade do usuário definir áreas de prioridade na gestão de segurança do aparelho. Você pode, por exemplo, configurar o antivírus para realizar análises mais frequentes e minuciosas em sites ou programas mais executados e assim, permitir que a ferramenta consiga limpar vírus do seu aparelho.

O suporte da TOTAL AV também é um ponto forte e muito elogiados pelos usuários, pois o atendimento é feito na hora, através de chat online e dessa forma, as dúvidas que podem surgir a respeito do funcionamento do software são solucionadas muito rapidamente.

MANTER SEU NOTEBOOK PROTEGIDO DEPENDE DE VOCÊ

É claro que sempre estaremos expostos a ameaças virtuais que podem causar severos danos a nosso notebook e, também, a nossa segurança. Os hackers são ágeis ao encontrar novas formas de contaminar os aparelhos em busca de dinheiro e informações essenciais. Porém, levando todos os cuidados relativos a segurança de seu aparelho ao pé da letra, certamente a chance de você ter de combater esses malwares é inegavelmente menor.

Aprendeu a como remover malware do seu notebook? Pois saiba que além de lhe auxiliar nas dicas para a proteção de seu computador portátil, nós, da BB Baterias estamos preparados para fornecer qualquer outro tipo de ajuda que você necessitar. Somos referência no mercado de bateriasfontestecladosteclas e diversos outros produtos para seu notebook. Contamos, ainda, com as melhores garantias do mercado e ótimas opções de pagamento, tudo para que a sua satisfação ao fazer negócio conosco seja a mais alta possível. Então, não hesite em nos procurar. Certamente um de nossos consultores estará pronto para lhe proporcionar o melhor atendimento.