Atualizado em 1 de fevereiro de 2024.
Tempo de leitura: 3 minutos

Se você percebe que seu computador portátil está apresentando lentidão ou dificuldade para executar as tarefas de rotina, saiba que essa situação pode ser revertida através de algumas medidas bastante eficientes. Nesse texto, vamos te ensinar a como melhorar o notebook. Acompanhe!

FAÇA UMA LIMPEZA NO APARELHO

Para melhorar o desempenho do seu notebook a primeira coisa a se fazer é uma boa limpeza para eliminar a poeira e qualquer outro tipo de sujeira possa estar acumulado no aparelho. Para limpá-lo, você deve tomar muito cuidado para não danificá-lo. Use produtos e utensílios próprios para aparelhos eletrônicos, que são encontrados em lojas de informática.

REMOVA ARQUIVOS E PROGRAMAS DESNECESSÁRIOS

Vale a pena revisar a lista de aplicações instaladas no computador para desapegar daquilo que você não usa. Alguns apps podem deixar serviços rodando em segundo plano, mesmo quando não estão em uso, e isso pode explicar perda de performance.

Para solucionar esse problema, vá ao menu “Iniciar”, procure por “Configurações” e, depois, acesse “Aplicativos e recursos”. Lá, é possível realizar a desinstalação de softwares que não usa mais. Em versões mais antigas do Windows, você deve acessar o “Painel de controle” e, em seguida, clicar no menu “Desinstalar um programa”.

MANTENHA UM ANTIVÍRUS ATUALIZADO

Malwares são alguns dos vilões quando o assunto é computador lento. Um vírus que ataca o notebook é um tipo de malware. Há diversos tipos de ameaças que podem afetar o funcionamento do seu notebook e também gerar outros problemas, como o roubo das suas informações.

Para manter seu notebook protegido, instale um antivírus de qualidade em seu aparelho, e mantenha-o sempre atualizado. Além disso, procure fazer a varredura no sistema periodicamente para verificar se há algum malware dentro da máquina.

Leia também
Como formatar o notebook
As principais peças para notebook

MANTENHA O SISTEMA OPERACIONAL NA VERSÃO MAIS RECENTE

Quando recebemos aquele alerta na tela do nosso notebook pedindo para instalar uma atualização do sistema que, além demorada, vai exigir reiniciar o computador, nem sempre estamos cientes de que essa é uma das formas de como melhorar o desempenho do notebook.

Embora inconvenientes, as atualizações do sistema operacional têm como objetivo corrigir bugs, melhorar a performance e aumentar a proteção contra vírus e outros malwares. Quando você deixa de atualizar o seu notebook, não só corre o risco de deixá-lo mais lento, mas também vulnerável ao vazamento dos seus dados.

COMPRE UMA BATERIA NOVA

Uma bateria que apresenta mau desempenho pode interferir diretamente no rendimento do seu aparelho. Assim, uma outra dica bastante importante é no intuito de como melhorar o notebook. Um componente novinho em folha irá te entregar bom rendimento na execução de tarefas e uma autonomia adequada para manter seu computador portátil longe das tomadas,

INVISTA EM MEMÓRIA E SSD

como melhorar o notebook
HD SSD M2 – 128GB

É possível acelerar a velocidade do aparelho com o auxílio de um SSD, por exemplo. Esse componente garante mais velocidade em todas as tarefas, desde ligar o sistema até carregar programas mais pesados e games. Por isso, o investimento nesse componente é uma ótima maneira de otimizar o rendimento do seu laptop.

Já a memória RAM está, junto com outros elementos, diretamente ligada a velocidade do aparelho. Quanto maior a quantidade de RAM disponível mais rapidamente as páginas e arquivos serão carregados. Portanto, a memória RAM é um dos itens fundamentais para que o notebook consiga desempenhar seu trabalho da melhor forma.

ONDE COMPRAR PEÇAS PARA NOTEBOOK

Se você está precisando de peças para otimizar o desempenho do seu notebook, é adequado adquirir os componentes em lojas de qualidade e que contem com o reconhecimento do mercado e dos clientes.

A BB Baterias é esse tipo de empresa, atuando há mais de uma década atuando no mercado de notebooks, com especialidade em tecladosbateriastelasfontes e muitos outros produtos para otimizar seu notebook e permitir que você execute suas tarefas da maneira desejada.