Atualizado em 30 de agosto de 2023.
Tempo de leitura: 10 minutos
Você está familiarizado com os dispositivos SSD? Se a resposta for negativa, saiba que esses pequenos aparelhos vêm ganhando muito espaço entre os usuários de notebook que optam por eles no intuito de armazenar arquivos e documentos importantes. Existem diversos tipos de SSDs, com formatos, tamanhos, capacidade de memória e funções diferentes. Um dos modelos que mais se destaca entre os usuários de notebook é o SSD M.2. Essa versão apresenta velocidade elevada, bom desempenho e alta capacidade de armazenamento de memória. Ele tem diversas peculiaridades e especificações técnicas bastante características, o que pode confundir quem deseja adquirir um componente M.2 Mas, fique tranquilo: vamos te mostrar tudo a respeito desses tipos de SSD, que vem angariando a admiração de diversos usuários, por conta de sua boa funcionalidade.

Afinal, o que é o SSD M.2?

Todo computador portátil conta com dispositivos especializados em guardar arquivos, documentos, imagens, vídeos e todo e qualquer outro formato de memória que o usuário necessite. É o caso, por exemplo, dos HDs, responsáveis pelo armazenamento desses materiais e velho conhecido do público. Estima-se que os primeiros HD´s foram lançadas no final da década de 50, pela gigante empresa de informática IBM. Os componentes SSD M.2 foram se popularizando e até hoje contam com bastante espaço entre os usuários de notebook.

Mais recentemente, um novo modelo de armazenamento de memória foi desenvolvido. Estamos falando, é claro, do SSD, que começou a aparecer de maneira contundente no mercado a partir de 2006, mas foi criado muito antes, na década de 70. O SSD exerce a mesma função de um HD, mas tem as suas peculiaridades. Uma característica desse item é ocupar menos espaço físico na máquina, em relação ao disco rígido, por questões estruturais do componente.

O SSD apresenta também uma estrutura peculiar, sem partes móveis, o que acaba sendo considerado uma vantagem por muitos usuários, pois, assim, a possibilidade de alguma estrutura física do componente ser danificada é significativamente menor.

PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE O SSD M.2 E O HD

Embora possuam funções idênticas, esses dois dispositivos tem algumas diferenças significativas. Inicialmente, podemos afirmar que o SSD nada mais é do que uma evolução do HD, visando desempenhar as mesmas tarefas de modo mais eficiente. Um exemplo disso pode ser notado através do formato de armazenamento no SSD, que se diferencia do HD por apresentar chips de memória flash, que oferecem um ganho substancial de velocidade ao usuário.

Embora os HDs tenham evoluído nos últimos anos, justamente com o intuito de poder competir no mercado, é seguro afirmar que a melhor forma de armazenar e ler dados em seu notebook continua sendo através dos SSDs. No entanto, uma outra diferença entre eles pode acabar afastando alguns usuários de adquirir esse modelo: o preço.

Por contar com todas as vantagens já citadas, o SSD possui um preço consideravelmente mais alto que os HD´s comuns. É claro que a variação vai muito de modelo para modelo, não existindo um preço para o dispositivo. O usuário que optar pela compra de um SSD precisa estar ciente de que a conta deve sair mais cara. Porém, a curto prazo, você poderá notar uma perceptível diferença no desempenho se seu novo componente em relação ao HD tradicional que costumava operar em seu computador portátil.

BestBattery SSD SSD M.2
Os SSDs da BB Baterias estão entre os melhores do mercado.

SSD E HD PODEM SER COMPLEMENTARES?

Essa é uma dúvida de muitos usuários. É possível intercalar a utilização desses dois componentes em seu notebook? A resposta é sim. Em muitos casos, essa alternativa é escolhida por aquelas pessoas que visam alcançar a maior velocidade possível em seus aparelhos, pois a combinação entre esses dois elementos gera justamente um aumento considerável na rapidez com que os dados são lidos pela máquina.

Porém, para funcionar da maneira correta, é preciso adotar algumas medidas. Instale seu sistema operacional e os programas principais (softwares que você usa com mais frequência) em seu SSD, deixando os aplicativos maiores e mais pesados no HD, assim como backups de fotos, vídeos e músicas, além de games. Essa combinação é a ideal para usufruir a melhor performance desses dois componentes atuando em conjunto.

A MAIS RECENTE TECNOLOGIA DO SSD: O SSD M.2

Como já observamos, o desenvolvimento do SSD não foi algo recente. Esse dispositivo vem passando por diversas transformações desde o seu protótipo inicial, na década de 70, e até se consolidar no mercado de maneira mais contundente, em meados dos anos 2000, várias versões foram lançadas. A partir desse momento, empresas de tecnologia começaram a buscar a evolução do SSD, até chegarem a tecnologia M2, que tem algumas características bastante específicas e difere dos outros modelos existentes. Vamos conhecer um pouco da história do SSD m2 a seguir.

O PROTOCOLO SATA

Como adaptação dos HDs, o dispositivo SSD acabou herdando alguns traços do componente. Entre eles, está o que é definido como protocolo ou padrão SATA. Esse protocolo basicamente diz respeito a conexão dos dispositivos de armazenamento de memória. Em um HD, a transmissão de dados para a placa-mãe é dado através do SATA, que pode ser considerada a linguagem desses aparelhos. Dessa forma, foi natural para os desenvolvedores utilizarem a mesma interface.

No entanto, a medida que os SSDs começaram a se modernizar e, paralelamente, a ser tornar mais populares, os idealizadores notaram que não existia necessidade de manter o formato semelhante aos HDS. Foi a partir dessa conclusão que surgiram os SSDs mSATA, que se encaixavam diretamente na placa-mãe. Eles são bem menores que seus antecessores, medindo geralmente algo em de duas polegadas de comprimento por uma de largura.

Esse mudança de tamanho do dispositivo foi particularmente interessante para fabricantes de notebooks, que indo ao passo das evolução tecnológica do componente, conseguiram fazer dispositivos mais finos. É a partir desse contexto que surge o modelo SSD m2.

O SSD M.2

O M.2 é uma especificação do SSD que pode trabalhar tanto com SATA III, interface mais moderna do protocolo SATA, e também com o PCI Express. O padrão consegue propiciar velocidades bastante elevadas no desempenho do modelo, o que está entre as principais e mais significativas vantagens do SSD M.2.

Outro predicado particular do M.2 diz respeito a sua flexibilidade de formatos, o que tem feito esse padrão ser usado tanto em laptops bastante finos quanto em desktops convencionais. Temos tamanhos desse dispositivo que variam de 16 mm a 110 mm de largura, e 30 mm até 110 mm de comprimento. Tudo irá depender de como o SSD foi desenvolvido. Vamos olhar, abaixo, como é feita a definição de tamanho desses componentes.

O TAMANHO DO SSD M.2

A numeração que você irá encontrar estampada em modelos de diferentes fabricantes refere-se basicamente às dimensões físicas do SSD. Existem modelos de 30, 42, 60, 80 e 110 milímetros de comprimento, por exemplo. Antes de comprar um SSD M.2, você precisa verificar se a placa-mãe do seu notebook é compatível com o formato desse componente. Consultar o manual de equipamento ou o suporte técnico do fabricante poderá ser o caminho mais seguro para obter essas informações, em caso de desconhecimento.

Se a estrutura for compatível, ótimo. Temos então um bom indicativo para conseguir utilizar o dispostivo M.2 em seu computador portátil. Mas, atenção: as especificações não terminam por aí. Como já vimos, dispositivos M.2 podem ter vários tamanhos, por isso, é necessário checar qual deles pode ser instalado em seu aparelho. Como conseguimos visualizar na imagem abaixo, as medidas podem variar bastante entre o mesmo componente.

SSD M.2

Geralmente, o tamanho do SSD não irá afetar diretamente o desempenho do dispositivo em seu aparelho. O tamanho, nesse caso, irá servir mais como guia para saber qual SSD M.2 comprar a partir da compatibilidade que cada máquina possui. Por isso, ficar atento a essa questão é fundamental na hora de realizar a aquisição do produto.

CONECTORES DO SSD M.2

Outro dos diferenciais marcante que os SSDs de formato M.2 podem apresentar são o tipos de conectores possíveis que, assim como o tamanho do disco, pode representar incompatibilidade, a depender do sistema. Nessa ocasião, ao contrário do tamanho das unidades, pode haver diferença de performance em seu notebook. Abaixo, iremos ilustrar como são esses conectores, que também podem ser chamados de chaves (ou keys, no inglês),

A respeito dos tamanhos e formatos do dispositivo, é fundamental ter o conhecimento sobre que tipo de chave a placa do seu computador acomoda: B, M ou B+M. Um SSD B, por exemplo, não encaixa num slot M, mesmo que seja do comprimento correto para o seu computador. Se essas informações podem parecer demasiadamente técnicas ou confusas para você, não hesite em consultar um suporte de empresas especializadas nesse tipo de produto. Dessa maneira, você conseguirá com mais clareza entender a compatibilidade de seu dispositivo SSD M.2.

SSD SATA X SSD NVME

Você já viu nesse texto o que é o protocolo Sata e suas características de SSDs. Além dele, existe também o NVME. Ele significa, em tradução livre, memória não volátil expressa. derivada da expressão em inglês “Non-Volatile Memory Express”. Essa tecnologia surgiu cerca de uma década do lançamento do SATA, e o intuito dos criadores dessa vertente foi justamente promover uma otimização da capacidade do SSD, visando o aproveitamento de todo o seu potencial. Atualmente, os dois modelos estão consolidados e são utilizados no intuito de otimizar o desempenho do computador portátil.

Mas quais são suas principais diferenças entre si? Podemos destacar o formato físico dos dois componente. O SSD SATA é bastante semelhante fisicamente ao HD convencional, com a diferença de ser menor e mais fino, com 2,5 polegadas de largura e 7 milímetros de espessura, em média. Já os componentes com a tecnologia NVMe lembram mais um pente de memória RAM, os quais são encaixados em um slot da placa-mãe. Dessa maneira, é fundamental verificar a compatibilidade antes de adquirir o modelo.

Além disso, a velocidade de transferência maior e maior velocidade nas filas de comando do NVMe também configuram uma característica marcante dos dois componentes.

Tipo de SSD NVME.

OUTROS TIPOS DE SSD

Como a maioria dos componentes eletrônicos, existe uma ampla variedade de modelos de SSD, com suas características próprias, vantagens e desvantagens. A escolha por um determinado tipo específico irá ao encontro das necessidade do usuário. Gamers e programadores, por exemplo, podem optar pelo SSD PCI Express, devida a sua alta velocidade. Eles possuem a maior rapidez na leitura de dados, se comparados a qualquer outro modelo de SSD. No entanto, o alto preço e a difícil compatibilidade fazem com que esse SSD ainda não tenha conquistado o mercado, e opera, em sua maioria, para um público restrito.

Outro modelo existente é o SATA Express, que pode alcançar a velocidade de de até 800 MB/s. Podemos definir esse tipo de SSD como um meio-termo entre os dispositivos mais simplórios e o PCI Express. No entanto, saiba que para investir nesse tipo de tecnologia você precisará desembolsar algo em torno de R$2000, preço médio desses componentes. Além disso, é importante atentar para o fato de que esse modelo exigirá um considerável espaço físico em seu aparelho.

ONDE COMPRAR SSD PARA SEU NOTEBOOK

Agora que você tem um panorama melhor sobre os SSDs e resolveu investir nesse dispositivo para otimizar a leitura de dados e armazenamento de memória de sua máquina, chegou o momento de escolher a melhor opção para adquirir o produto ideal para seu computador portátil. O caminho mais seguro é optar por empresas especializadas no comércio de itens para notebook, desde baterias, fontes, telas, teclados até, é claro, aos SSDs.

A BB Baterias é esse tipo de empresa, possuindo amplo reconhecimento no mercado e apresentando as melhores condições de garantia. Os modelos de SSD que possuímos tem garantia lifetime, que possibilita ao usuário a troca do componente durante todo o seu tempo de vida útil. Além disso, nossa linha de produtos é bastante variada e estamos há mais de 10 anos em atuação, sempre com qualidade no atendimento de nossos clientes.

Por isso, se você está buscando um SSD ou qualquer outro componente para seu aparelho, você encontrará o lugar certo na BB Baterias. Não hesite em nos procurar! Estaremos ansiosos e preparados para solucionar os seus problemas e te proporcionar a melhor experiência na compra de produtos para notebook.