Atualizado em 1 de março de 2021.
Tempo de leitura: 4 minutos

Você possivelmente já se deparou com a seguinte situação: você bate em várias teclas sem querer e seu computador faz algo inesperado? E quando você tem crianças — sejam filhos, sobrinhos ou amigos —, e sempre encontra sua máquina com alguma configuração alterada, não conseguindo desvirar a tela?

É, de fato, uma situação indesejada ao usuário. Mas a boa notícia é que para reverter esse quadro, bastam apenas a aplicação de algumas medidas simples para fazer com que a tela de seu aparelho volte ao seu estado normal. Nesse texto, você irá aprender de modo fácil como desvirar a tela de seu notebook. Acompanhe!

COMO A TELA VIRA DE CABEÇA PARA BAIXO?

Para começar, é interessante entender os motivos que fazem a tela de seu notebook mude sua configuração habitual e assim, fique de cabeça para baixo. Os principais sistemas operacionais fazem uso de teclas de atalho, com o intuito de agilizar processos e facilitar funções. Esse recurso disponível acaba se tornando muito útil aos usuários, mas pode também representar, por algum descuido, a execução de comandos não desejados. 

Geralmente, a alteração na disposição da tela está diretamente ligada a esse aspecto. A tela pode ficar de lado ou até mesmo inverter completamente, permanecendo de cabeça para baixo. Mas, fique tranquilo: com medidas bastante simples, você conseguirá devolver sua tela de volta ao estado normal.

COMO DESVIRAR A TELA DO NOTEBOOK

É importante frisar que não importa a marca do seu computador! Seja ele Samsung, Lenovo, Acer ou Positivo, a solução é a mesma. Existem duas maneiras de resolver o problema. A primeira consiste em utilizar as teclas de atalho. A segunda alternativa é resolver o problema através de ajustes feitos no sistema. Vamos entender detalhadamente como cada um desses processos deve ser realizado.

UTILIZANDO AS TECLAS DE ATALHO

Através das teclas de atalho, é possível direcionar a tela do notebook para qualquer posição desejada.

Ctrl + Alt + Seta para direita: a tela fica na vertical, da direita para a esquerda;
Ctrl + Alt + Seta para baixo: a tela fica na horizontal, porém de cabeça para baixo;
Ctrl + Alt + Seta para esquerda: a tela fica também na vertical, mas no sentido oposto ao anterior — da esquerda para a direita;
Ctrl + Alt + Seta para cima: a tela fica na posição “correta” — aquela que costumamos usar.
Através desses comandos, fica fácil observar: se você quiser desvirar a tela de seu aparelho e voltar à posição original, basta apertar simultaneamente as teclas Ctrl, Alt e Seta para cima.

AJUSTANDO AS CONFIGURAÇÕES PELO SISTEMA


Como o nome já diz, as teclas de atalho são um caminho mais curto para uma função que existe no computador. Você também pode desvirar a tela do notebook pelo caminho tradicional.

Isso pode ser útil, por exemplo, se o seu teclado estiver com algum problema nas teclas. Se ele apresentar essa condição, siga os passos abaixo:

1) Vá até a área de trabalho e clique com o botão direito do seu touchpad ou mouse
2) Selecione a opção “Configurações de exibição.”
3) Em seguida, no menu lateral, na esquerda, clique em Vídeo.
4) Corra a barra de rolagem até a visualizar a opção “Orientação.”
5) Selecione o modelo “Paisagem.”
Pronto! Dessa maneira sua tela voltará ao formato padrão. As outras opções disponíveis nesse menu são as mesmas que as teclas de atalho realizam.

LEIA TAMBÉM
Mancha verde no notebook: o que é e como resolver
Como verificar a resolução da tela do notebook

CUIDADOS COM A TELA DO NOTEBOOK


Para preservar a tela de seu notebook, existem alguns cuidados básicos que devem ser seguidos. Em primeiro lugar, é fundamental manter o seu aparelho em local limpo e tomar cuidado para não derramar alimentos e bebidas sobre a tela. É importante fugir da tentação de comer “em cima” do aparelho, mesmo em dias corridos, pois sempre existe o risco de derramar algo, e isso pode danificar o componente.

Outra questão relevante é lembrar de utilizar uma case para notebook se você costuma transportar o dispositivo. Essa atitude fará com que a tela se mantenha mais limpa e pode interferir de maneira positiva na durabilidade do produto, já que esse tipo de prevenção costuma evitar batidas e contatos bruscos diretamente na tela, o que diminui consideravelmente o risco de danificar o produto externamente.

A HORA DE SUBSTITUIR A TELA

Em algum momento, sua tela dará sinais definitivos de que não funciona de forma plena e necessita, assim, de uma substituição. Entre esses sinais podemos destacar a tela escura, quando riscos começam a aparecer no monitor e também quando danifcamos o componente externamente. Pancadas, quedas e contatos mais bruscos podem significar um prejuízo irreversível a tela.

Em todos esses casos, a substituição é recomendada, para que o usuário possa utilizar a tela de seu notebook em sua total capacidade. É possível trocar o modelo por um semelhante ou, então, dar um upgrade nesse aspecto, substituindo o componente antigo por uma tela IPS, por exemplo (falamos mais dessa tecnologia aqui).

Se você tiver dúvida em qual modelo comprar, conte com a ajuda de especialistas.