Atualizado em 14 de novembro de 2022.
Tempo de leitura: 6 minutos

Os notebooks tornaram-se aparelhos indispensáveis no cotidiano de muitas pessoas e se consolidaram como itens importantíssimo na rotina. Eles são utilizados para a realização de tarefas do trabalho, bem como na busca de informações, entretenimento, entre tantas outras funções. O fato é que ficar sem ele pode ser motivo de grande desespero. Por isso, separamos algumas dicas relevantes sobre como cuidar do notebook e evitar, consequentemente, que o aparelho sofra não só algum dano físico, mas também de hardware. Afinal, você sabe como cuidar do notebook corretamente?

Nesse texto, você irá aprender a como cuidar do notebook, para que sua máquina possa apresentar o melhor rendimento. Acompanhe!

NÃO COMA E OU BEBA ENQUANTO UTILIZA O NOTEBOOK

A primeira dica em relação a cuidados com o notebook pode parecer simples, mas, mesmo assim, muitos usuários cometem o erro de comer ou ingerir líquidos próximo do aparelho enquanto utilizam o notebook. Essa ação pode representar uma série de riscos, já que a ingestão de bebidas e alimentos podem acabar atingindo o seu teclado e interferindo no funcionamento dele ou até mesmo de algum outro componente, como a bateria.

Os restos de alimentos também pode ser um prato cheio para insetos como as formigas, por exemplo. Se você acabou de se alimentar, não coloque os dedos na tela do seu aparelho, já que esse ato pode deixar o componente manchado e gorduroso. Além disso, ao perceber que a tela concentra gordura ou está manchada, muitos usuários que tentam limpar a tela de forma brusca acabam danificando o componente de forma irreversível. Tenha atenção a esse detalhe.

REALIZE A CALIBRAGEM DA BATERIA

Podemos definir o processo de calibragem da bateria de notebook basicamente no ato de descarregar e carregar completamente a bateria entre três e seis vezes seguidas. O procedimento é bastante simples e prático, e pode ser feito por qualquer pessoa, sem a necessidade de um conhecimento técnico específico. Ele é particularmente importante para equalizar o nível de energia de cada uma das células que compõem a estrutura da bateria. Assim, você irá tornar sua bateria mais saudável e estará otimizando o desempenho do componente a médio prazo.

Para tornar a calibragem mais rápida, você pode colocar em prática alguns comandos simples, como aumentar o brilho da tela ao máximo e executar vários programas ao mesmo tempo, por exemplo. Vale lembrar que essas ações devem ser realizadas apenas no momento de calibragem, devendo ser evitadas em outros momentos. Outra informação importante é que você deve realizar o procedimento de calibragem da bateria do notebook sempre que adquirir um modelo novo para o aparelho.

LIMPE SEU NOTEBOOK PERIODICAMENTE

Limpar o notebook é tarefa indispensável e contribui decisivamente para o bom funcionamento do computador portátil. Procure higienizar o teclado e o mouse com frequência. Para isso, basta apenas ter em mãos um pincel de cerdas macias e panos macios, que serão suficientes para evitar o acúmulo de poeira.

Quanto à limpeza da tela, existem produtos apropriados para a higienização, os chamados limpa telas. É importante atentar-se também ao tipo de pano que será utilizado, a fim de evitar arranhões, entre outros danos ao componente. Temos um texto que fala detalhadamente sobre esse processo.

CARREGUE SEU NOTEBOOK CORRETAMENTE  

Carregar o notebook corretamente também entra como uma categoria importante no que diz respeito ao cuidado do aparelho. Sempre procure manter alguma carga de bateria, utilizando como aliada a fonte de seu aparelho, para evitar o desligamento do circuito de proteção. As recargas parciais não causam danos e, inclusive, são consideradas até melhores do que as recargas completas. Além disso, o sistema dos notebooks já vem equipado com mecanismos capazes de identificar o momento limite das cargas no aparelho, evitando assim qualquer tipo de sobrecarga.

Podemos afirmar que utilizar o computador portátil conectado na tomada, ao contrário do que muitos acreditam, é benéfico ao seu notebook, já que é capaz de evitar que você gaste com frequência os ciclos de energia, que, como você já sabe, são os grandes responsáveis pela vida útil da bateria. Caso você use a máquina sem o carregador, o ideal é que a recarga seja iniciada quando a bateria apresenta níveis medianos, como 20%, por exemplo. 

Carregar o notebook corretamente é fundamental para garantir o pleno funcionamento do aparelho.

EVITE O SUPERAQUECIMENTO

Esse tópico é especialmente para você que utiliza o notebook por horas seguidas com jogos pesados ou ainda executa muitos programas ao mesmo tempo: saiba que tal comportamento pode contribuir para que o notebook acaba superaquecendo, problema que pode atingir componentes importantes e prejudicar consideravelmente a funcionalidade da máquina.

Por isso, é fundamental manter o aparelho em condições adequadas de temperatura e em superfícies que não aumentam a temperatura do aparelho. O uso da máquina sob essas superfícies podem tornar mais difícil a entrada de ar, além de também facilitar a entrada de impurezas. Dessa maneira, procure não utilizar o notebook na cama ou em cima de almofadas, por exemplo. Assim, você estará projetando seu aparelho do superaquecimento.

O superaquecimento do notebook talvez seja o principal problema que pote atingir o aparelho e por isso, deve ser evitado.

Leia também
Como fazer a bateria de seu notebook durar mais
Quando devo carregar a bateria do notebook?

CUIDADO NO TRANSPORTE DO APARELHO

É bastante importante dar atenção a como é feito o transporte do notebook. Em hipótese alguma carregue o aparelho enquanto ele estiver ligado, pois qualquer batida, por menor que seja, pode danificar o HD da máquina. E, se isso acontecer, você corre o risco de perder todas todas as informações armazenadas, o que representará um enorme prejuízo ao usuário.

Para fazer o transporte correto do computador portátil, o ideal é colocá-lo maleta ou mochila adequada especificamente para a proteção do notebook. Dispense bolsas ou sacolas que não são indicadas para esse tipo de transporte, pois elas podem danificar a estrutura e ainda ocasionar a quebra de componentes internos, em caso de uma batida mais brusca.

A atenção também vale na hora de abrir o notebook. Sempre abra o aparelho segurando a moldura da tela, nunca a tela em si — qualquer força aplicada a mais pode danificar o aparelho, já que se trata de uma área extremamente sensível e deliciada.

DÊ ATENÇÃO AO SOFTWARE

Outro ponto que merece atenção do usuário e deve entrar na lista dos itens de como cuidar do notebook é a atenção que deve ser dada ao software. Em outras palavras, é fundamental ter cuidado nos programas que estão sendo utilizados e também com o sistema operacional da máquina em si, procurando manter as versões mais atualizadas sempre.

Além disso, mantenha sempre um antivírus instalado e atualizado na máquina. Ele irá oferecer segurança e manter você longe das diversas ameaças que estão presentes na internet.

CONTE SEMPRE COM A BB BATERIAS

Agora que você sabe como cuidar do notebook de maneira adequada, procure levar as dicas ao pé de letra para garantir que seu aparelho possa durar o máximo possível. No entanto, os componentes do computador portátil sempre estarão sujeitos a passar por falhas.

BB Baterias possui uma ampla linha de produtos para notebook, que incluem bateriasfontestecladostelas e outros itens. Estamos atuando há mais de uma década no segmento de peças para computadores portáteis, possuindo ampla credibilidade de mercado e entre os nossos clientes. Além disso, nossas baterias contam com garantia de 14 meses e nossos consultores realizam o melhor atendimento pós-venda.

Tudo isso para fornecer a você as melhores soluções para notebooks. Se você precisar de ajuda, nós da BB Baterias estaremos prontos para te auxiliar. Não hesite em nos procurar! Além disso, se inscreva em nosso canal do Youtube para receber dicas, tutorias e diversos conteúdos exclusivos.