Atualizado em 6 de dezembro de 2023.
Tempo de leitura: 4 minutos

Por uma questão de privacidade e segurança, a grande maioria de usuários de computadores opta pela adição de uma senha para iniciar a sessão. Contudo, saber como colocar senha no notebook pode não ser uma tarefa tão simples, já que o processo é diferente a partir de cada versão do sistema operacional. Se você está na dúvida de como realizar essa tarefa, nesse texto vamos te mostrar.

COLOCANDO SENHA NO NOTEBOOK NO WINDOWS 11

A última atualização do sistema Windows conta com ferramentas que lhe permitem otimizar o espaço de trabalho e maximizar a produtividade. Uma série de modificações realizadas entre as versões Windows 10 e do Windows 11 facilitam a navegação e personalização do design.

Para colocar senha nesta versão do sistema operacional, o processo se inicia ao clicar no ícone de “Iniciar”, que agora não fica mais no canto inferior esquerdo da tela, clássico das versões anteriores, e sim na parte central, junto aos outros ícones. Na sequência, clique na opção “Configurações” representado pelo ícone de engrenagens.

A janela de Configurações vai se abrir. Na sua lateral esquerda vai aparecer a opção “Contas” entre as seções, clique nela. Um ícone de chave vai aparecer, onde estará escrito “Opções de entrada”.

Agora, você tem disponível 4 opções diferentes para definir uma senha:

  1. Reconhecimento do rosto
  2. Reconhecimento de impressão digital
  3. PIN
  4. Chave de segurança
como colocar senha no notebook

A partir disso, defina qual o método que pretende utilizar e siga as instruções que virão a seguir.

INSERINDO SENHA NO NOTEBOOK NO WINDOWS 10

No caso do notebook com Windows 10, você deve clicar no menu “Iniciar” e depois em “Configurações”.

  • Uma tela será aberta e haverá a opção “Contas”. Clique nela.
  • Na barra localizada à esquerda, pressione Opções de entrada”.

Escolha o tipo de senha que desejar. Se for um PIN, que é um código numérico, basta pressionar o botão Adicionar” e digitar a numeração duas vezes. Clique em “OK”. Se optar por uma senha com imagem, que permite usar movimentos de uma foto, por exemplo, clique em Adicionar na opção adequada.

como colocar senha no notebook windows 10

Então, clique em “Escolher imagem no lado esquerdo da tela e selecione a foto em seu computador. Confirme clicando em “Abrir”. A foto escolhida aparecerá do lado direito da tela e você pode confirmar o uso selecionando “Usar essa imagem”.

A próxima etapa é fazer três movimentos sobre a imagem. Repita-os para confirmar. Caso sua tela não seja touch, utilize o mouse. Ao terminar, surgirá uma tela. Clique em “Finalizar” e o processo está concluído.

Leia também
Os tipos de malware existentes
Como fazer backup no notebook

COLOCANDO SENHA NO NOTEBOOK NO WINDOWS 8

O notebook com Windows 8 pode estar configurado para usar uma conta Microsoft. Nesse caso, a mesma senha que acessa o Skype, o Outlook e outros aplicativos nativos do sistema pode ser utilizada para entrar com seu login normalmente.

Se você criou uma específica para acessar somente o computador sem vinculação a outra online, pode adicionar uma senha. Nesse caso, pressione a tecla “WinKey (tecla com símbolo do Windows) + C”. A Charm Bar (barra lateral à esquerda da tela) será aberta. Em seguida:

  • Selecione “Configurações” e, em seguida, a opção “Mudar configurações do PC”.
  • Na barra lateral esquerda da tela de “Configurações”, escolha a guia “Contas”.
  • O próximo passo é selecionar “Opções de entrada”.
  • Aparecerá a opção “Senha” e, logo abaixo, o botão “Adicionar”.
  • Digite a senha duas vezes e a dica, se quiser. Então, pressione o botão “Avançar”.

Uma tela informará que você adicionou a senha e pedirá para digitá-la para acessar a conta. Então, é só clicar em “Concluir” e o processo de colocar senha no notebook será finalizado.

A IMPORTÂNCIA DE PROTEGER SEUS DADOS

É muito importante proteger seus dados das ameaças que existem na internet. Elas são diversas, e podem representar não só um risco a máquinas mas a você também. Por isso, além de manter uma senha ativa em seu computador, procure deixar um antivírus instalado.

Esses programas são feitos especialmente para mapear riscos e ameaças que podem aparecer em seu notebook, e são fundamentais para manter seus dados em segurança. Também é importante fazer backup regularmente. Afinal, esse método ajuda a manter seus arquivos seguros na hora de formatar e também é útil na hora de vender um aparelho ou mesmo desocupar espaço de armazenamento de sua máquina.

Aprendeu a como colocar senha no notebook? Gostou das nossas dicas? Para mais tutorias, informações e diversos outros conteúdos sobre notebooks e tecnologia, nos siga em nosso perfil no Instagram.