Atualizado em 16 de novembro de 2023.
Tempo de leitura: 4 minutos

Não é incomum que nosso notebook fique lento e comece a travar com mais frequência após um determinado tempo de uso. Isso, é claro, prejudica bastante o trabalho do usuário com o aparelho. Porém, antes de considerar a compra de um novo modelo, é possível tomar algumas medidas para entregar mais velocidade ao aparelho. Por isso, se seu notebook está lento, conte com nossas dicas para fazer a máquina apresentar um melhor desempenho.

DESINSTALE PROGRAMAS DESNECESSÁRIOS

notebook lento

É muito comum ter no notebook programas instalados que você nem sabe. Alguns deles já vêm instalados de fábrica e outros são instalados durante o dia a dia para serem usados somente uma vez, ficando esquecidos por você mas limitando a velocidade do seu computador portátil. Para remover aplicativos desnecessários, clique em Iniciar > Painel de Controle > Programas e explore a lista de programas para ver quais podem ser desinstalados.

REDUZA A QUANTIDADE DE PROGRAMAS QUE INICIAM AUTOMATICAMENTE

Players de vídeo e música são alguns dos programas que podem ser executados automaticamente ao iniciar o computador. Eles fazem a memória trabalhar mais e podem causar uma lentidão maior na máquina, deixando o notebook lento. Para solucionar a questão, clique em Iniciar, pesquise por Executar e, em seguida, pesquise por msconfig. Uma nova caixa irá aparecer.

Selecione a aba Startup e você poderá ter acesso a todos os arquivos que são iniciados automaticamente ao ligar seu aparelho. Assim, procure desmarcar manualmente o que não for de seu interesse.

ATUALIZE OS DRIVERS

Driver atualizados são sempre aliados quando estamos falando de velocidade de um notebook. Da mesma forma, drivers desatualizados podem causar lentidão. Busque junto ao seu sistema operacional sempre a versão mais recente desses softwares. Além disso, é possível contar com programas para atualizar drivers automaticamente como Driver Easy, DriverIdentifier ou SlimDrivers.

ADICIONE MAIS MEMÓRIA RAM

A memória RAM é usada pelo notebook na execução de ações, tarefas e na abertura de programas e ferramentas. Você deve notar que ao abrir diversas abas, aplicativos e programas de uma só vez, o seu computador fica cada vez mais lento, não é mesmo? Se você não tem escolha e precisa trabalhar com muitas coisas ao mesmo tempo, adicionar mais memória RAM pode ser uma solução para aumentar a velocidade de um notebook lento.

DESFRAGMENTE O DISCO

Desfragmentar o disco vai otimizar o desempenho desse componente, ou seja, deixando um notebook lento consideravelmente mais rápido. Para fazer essa desfragmentação, vá no campo de pesquisa do menu e digite desfragmentação. Em seguida, clique em Desfragmentar e Otimizar Unidades. Ali, é possível ter acesso a todas as unidades que podem ser desframentadas e otimizadas.

AUMENTE O ESPAÇO DO HD

Outra solução que envolve o disco rígido diz respeito ao espaço do componente. A depender das tarefas executadas em seu notebook no dia a dia, é possível que você precise de mais espaço para obter o melhor rendimento em sua máquina. Atividades envolvendo gravações de mídia e vídeo pedem espaço de armazenamento a partir de 1TB para conseguir desempenhar de forma mais natural.

Leia também
Como formatar o notebook
Como descobrir a memória ideal para o notebook

USE UM SOFTWARE DE LIMPEZA

Esses programas são fundamentais para manter o notebook rápido e limpo. Muitos deles são gratuitos, e entre os que recomendamos podemos citar o AVG TuneUp e o CCleaner. Essas ferramentas são capazes de manter seu notebook seguro de ameaças e de arquivos suspeitos que comprometem a velocidade da sua máquina.

MANTENHA O ANTIVÍRUS INSTALADO E ATUALIZADO

notebook lento

É fundamental contar com ferramentas de defesa, que conhecemos popularmente como antivírus. As melhores ferramentas para remoção dos mais variados tipos de malware estão contidas nos antivírus mais avançados. Existem diversas opções de programas que procuram combater as ameaças mais comuns para seu aparelho.

Opções não faltam: entre alguns dos programas mais conhecidos, podemos destacar Norton, Total AV, Panda Security e Bull Guard. É claro que existem muitos outros. Procure conhecer os diferencias e vantagens de cada um antes de adquirir o seu.

GARANTA A CONSERVAÇÃO DO APARELHO

O computador tem um ventilador que pode acumular poeira que entope o fluxo de ar e causa o aquecimento da máquina. E isso resulta em um computador lento. Portanto, a limpeza manual desta poeira pode ajudar a deixar seu PC de volta ao ritmo!

ONDE COMPRAR MEMÓRIA PARA SEU NOTEBOOK

Viu como deixar seu notebook lento mais rápido? A memória RAM e o SSD são dois componentes que contribuem nessa tarefa. Na hora de escolher um desses itens para seu aparelho, é preciso recorrer a lojas sérias e confiáveis. Esse é o caso da BB Baterias. Estamos há mais de uma década provendo soluções para os mais variados modelos de notebook.

Nossos SSDs são de diversas capacidades e modelos, garantindo a você a qualidade característica de nossos produtos.

No caso das memórias, disponibilizamos garantia lifetime, além do suporte especial de nossos consultores especializados, que estão capacitados para tirar qualquer tipo de dúvida do cliente em relação a esses componentes. Dessa forma, conseguimos oferecer a você o melhor atendimento pré e pós venda. Estamos ansiosos para te atender!