Atualizado em 4 de março de 2024.
Tempo de leitura: 5 minutos

A Asus é uma das marcas mais conhecidas entre os usuários de notebook do Brasil. A empresa desenvolve uma extensa linha de aparelhos, entre mais sofisticados até máquinas mais simples e funcionais. Se você é dono de um notebook Asus, precisa saber, é claro, como escolher um carregador. Nesse texto, aprenda a como comprar fonte para notebook Asus.

QUANDO COMPRAR UMA FONTE PARA NOTEBOOK ASUS

A fonte do seu notebook, a exemplo de outros componentes, terá um tempo finito de vida. Ou seja, em algum momento você deverá comprar um carregador novo para sua máquina. Além do desgaste natural, má praticas de conservação podem abreviar seu funcionamento.

Além disso, existe alguns problemas que são típicos das fontes de notebook. Se, por exemplo, seu carregador apresentar cabos danificados ou estiver esquentando demais quando utilizado, todos os dias, considere a troca da fonte por um novo modelo.

Outros indícios para pensar em adquirir uma nova fonte para seu laptop: ruídos constantes na fonte, mensagem em seu aparelho com os dizeres “conectada, mas sem carregar” e, também, se seu carregador estiver queimado. Esse é considerado um caso mais grave e exigirá a reposição imediata do componente.

COMO ESCOLHER UMA FONTE PARA NOTEBOOK ASUS

Para escolher uma fonte para notebook Asus, é preciso primeiro conferir qual modelo é compatível com sua máquina. Para realizar a devida identificação, as especificidades técnicas de cada carregador são fundamentais.

Para garantir a compatibilidade de sua fonte Asus, você deve se atentar a basicamente três pontos: voltagem, amperagem e pinos de conexão. Possuir o conhecimento dessas funções irá ser útil na escolha de um novo carregador e em medidas de conservação do seu componente.

Por isso, procure adquirir produtos que tenha medidas compatíveis quando falamos em voltagem e amperagem, e também tenha o formato ideal quando nos referimos ao pino de conexão, para que ele posso encaixar perfeitamente na entrada destinada ao item.

VOLTAGEM E AMPERAGEM

A voltagem, também chamada de tensão, é basicamente a quantidade volts que atua em um sistema elétrico. No caso das fontes de notebook, as informações sobre essa medida do equipamento podem ser encontradas no próprio componente, através da indicação da letra “V”.

Uma outra informação que você precisa saber sobre a vantagem é (V) que ela apresenta duas forças em um laptop. A voltagem de entrada, chamada de Input, no inglês, e a de saída, Output. A primeira contempla valores mais genéricos, amplamente conhecidos. Nesse caso, os valores de 110v/220v (bivolt). A segunda voltagem é um pouco mais específica, já que é ela que irá garantir a compatibilidade da sua nova fonte, pois deve ter o valor igual voltagem compatível com a antiga. Esses números podem ser encontrados no próprio aparelho, na parte inferior do notebook.

Já quando estamos falando em amperagem (A), estamos nos referindo a corrente de energia que circula pelo carregador do notebook. Esses dados de correspondência da amperagem, a exemplo da voltagem, também podem ser conferidas própria base da da fonte, geralmente disponibilizada na etiqueta ou mesmo gravada diretamente no componente. A junção da unidade desses dois valores irá indicar quantos watts o componente possui. Colocando de outra forma: a potência da fonte é definida através dessa matemática.

OS PINOS DE CONEXÃO

O pino de conexão ou plug é responsável por estabelecer o contato entre a fonte e o notebook. É pelo pino que a a energia das tomadas que carrega o notebook chega até a máquina. Existem pinos de conexão extremamente parecidos, mas é possível diferenciá-los através algumas características específicas que eles possuem.

Para escolher a fonte ideal de notebook, é muito importante conseguir estabelecer qual a medida exata do plug do aparelho. Nesse texto, te ajudamos a fazer isso.

Leia também
Como cuidar da fonte
Como carregar o notebook com USB

MODELOS DE FONTE PARA NOTEBOOK ASUS

Os modelos de notebook Asus são vários, assim como as fontes desses aparelhos. Abaixo, vamos elencar alguns modelos de fontes de notebook para notebook Asus.

Asus X543u

como comprar fonte para notebook asus

Asus X515

como comprar fonte para notebook asus

Asus VivoBook X510u

como comprar fonte para notebook asus

Asus Z450l

como comprar carregador

Asus S400C-AR5B125

como comprar carregador para notebook asus

ONDE COMPRAR FONTE PARA NOTEBOOK ASUS

Para adquirir um carregador de qualidade para seu aparelho Asus é extremamente recomendável a procura por lojas especializadas e locais de confiança. Assim, você garante uma fonte de ótimo desempenho e não irá se preocupar com uma dor de cabeça futura. Na BB Baterias você encontra fontes para notebook Asus com 3 anos de garantia, que contam com circuitos de segurança e certificação Inmetro.

Além disso, nossa equipe oferece um atendimento pré e pós compra diferenciado, para que você tenha toda a segurança ao adquirir um carregador para seu aparelho.