Atualizado em 6 de fevereiro de 2024.
Tempo de leitura: 4 minutos

Na nossa linguagem escrita, a interrogação é usada para denotar uma pergunta, ou demonstrar um pedido de resposta. Por isso, ela é tão importante para sentenças, textos e a não utilização dela pode não configurar o texto da forma que desejamos. Então, como colocar o ponto de interrogação no notebook? Essa é uma dúvida comum, principalmente para quem não está acostumado a usar notebooks e dispositivos portáteis. Por isso, nesse artigo, vamos te mostrar a como colocar ponto de interrogação no notebook. Acompanhe! 

TRÊS FORMAS SIMPLES DE COLOCAR O PONTO DE INTERROGAÇÃO

Vamos, inicialmente, te mostrar as três formas mais simples de como colocar o ponto de interrogação no notebook.

ALTERNATIVA 1

A forma mais simples de inserir o símbolo de interrogação no aparelho é utilizando a própria tecla dedicada para essa pontuação. Localizado acima das setas e ao lado direito do teclado, você perceberá a tecla com o sinal “/” é com ela que você irá inserir a interrogação, pois, segurando a tecla da contra barra junto com o shift, apareça o acento.

ALTERNATIVA 2

como colocar ponto de interrogação no notebook
Utilizar as teclas Alt + W

Quando é desejado usar atalhado no teclado é possível utilizar as teclas Alt + W e ao utilizar elas, o acento da interrogação também aparecerá. Essa também é uma das formas mais simples e práticas de acionar o símbolo, já que se utiliza de um atalho bastante conhecido entre os usuários de notebook.

ALTERNATIVA 3

A última forma de utilizar a interrogação é através do método de copiar e colar. Geralmente, quem precisa utilizar esse recurso tem algum problema na tecla ou com o uso do atalho anterior. A boa notícia é que esse processo também é extremamente simples de ser realizado. Para fazer esse passo, basta copiar a interrogação, pressionar Ctrl + C, e no local desejado, pressionar Ctrl + V para colar a interrogação.

Leia também
Os 50 melhores atalhos de teclado
Como desativar o teclado de notebook

OUTROS MÉTODOS

Além dessas três primeira medidas iniciais, é possível colocar o ponto de interrogação através de outras formas, que vão desde a atalhos que para muitos são desconhecidos até a uma configuração necessária no sistema para que o caractere possa ser incluído no texto. Acompanhe, abaixo, esses outros métodos.

CONFIGURANDO O TECLADO NO WINDOWS

Se você consegue identificar a localização do ponto de interrogação do notebook, mas ao pressionar essa tecla algo diferente apareça na tela, é possível que seu teclado esteja com uma configuração diferente da padrão vigente em nosso país. A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) definiu um layout de teclado específico para nós, chamado “Português-BR”.

Esse layout tem teclas que não existem em outros idiomas, como a cedilha (“ç”) e alguns símbolos de acentuação. Embora ainda seja possível encontrar notebooks com teclado ABNT, atualmente o ABNT2 é o padrão dos teclados no Brasil. Para verificar qual o padrão em seu notebook e realizar a alteração, caso necessário, você deve:

  • Clique em “Iniciar”, depois em “Configurações”;
  • Na lista de itens que aparece, clique em “Hora e Idioma”;
  • No menu da esquerda, clique em “Idioma”. Deve aparecer o idioma como “Português”; se estiver outro idioma aí, você já achou onde está o problema;
  • Clique em “Opções”;
  • Em “Teclados”, clique no botão “Adicionar um teclado”;
  • Finalmente, localize a opção ABNT ou ABNT2 e clique para selecionar. Pronto, sua configuração já estará normalizada e o acionamento da tecla do ponto de interrogação poderá ser feita normalmente.

CÓDIGO ASCII

Outro segredo dos caracteres: As letras e símbolos que usamos no teclado possuem um código, chamado ASCII. Através dele, que podemos usar o ponto de interrogação no notebook através de seu código ASCII.

Na tabela ASCII, o ponto de interrogação é o 0063. Veja o passo a passo de como usar esse código. Importante: Para usar essa dica, o seu notebook deve ter um teclado numérico separado.

  • Primeiro, ative o teclado numérico (tecla “Num” ou “NumLock”).
  • Depois, pressione e segure uma das teclas “Alt” (ficam ao lado da barra de espaço).
  • Digite 0063 no teclado numérico (é o código da interrogação).
  • Pronto! Se deu certo, você conseguiu usar o ponto de interrogação.

Aprendeu a como colocar ponto de interrogação no notebook? Gosto do texto? Então, se inscreva em nosso canal no YouTube. Lá, você irá encontrar uma série de dicas, tutoriais e curiosidades para te ajudar no dia a dia, como o vídeo abaixo.